Como aumentar a produção natural de colágeno

· 23 de maio de 2018
O colágeno é um ingrediente que pode ser comprado nas lojas, mas aumentar a produção natural de colágeno é econômico, simples e fácil.

Você já começou a notar suas primeiras rugas? Se você estiver apenas descobrindo que você tem rugas ou se já as possui há algum tempo, talvez tenha pensado em maneiras de aumentar a produção natural de colágeno.

Você provavelmente já viu ou talvez comprou vários produtos que possuem esse ingrediente na sua composição. Mas há opções para obtê-lo naturalmente e aqui nós vamos lhe contar.

O que é colágeno?

O colágeno é a proteína mais abundante em nosso corpo, especialmente o tipo 1. É um elemento vital para a formação de:

  • Pele
  • Ossos
  • Músculos
  • Tendões
  • Vasos sanguíneos
  • Dentes
  • Intestinos

O colágeno é o que torna sua pele elástica e que as células mortas são substituídas por novas. À medida que crescemos, é comum que o colágeno diminua naturalmente e cause o aparecimento de rugas, pele escamosa e dor nas articulações.

Devido a isso, estabelecer uma rotina para aumentar a produção natural de colágeno desde que você é jovem é o ideal. Nossa recomendação é que você preste atenção a esses hábitos após 25 ou 30 anos. E mesmo que você deixe passar a idade, nunca é tarde demais.

Recomendamos que você leia: Alimentos que fornecem colágeno à pele

Por que é melhor aumentar a produção natural de colágeno?

Mulher com um belo rosto por causa do aumento do colágeno

Claro, quando temos 25 anos, não nos preocupamos muito com rugas, dieta e cuidados com a pele. Além disso, sabemos que existem opções menos naturais, como Botox ou cirurgia plástica. O problema é que a cirurgia plástica é cara e o Botox é um veneno que pode deixar efeitos indesejáveis ​​na pele.

Por outro lado, existem os cremes. Alguns deles, os mais econômicos, nem sempre funcionam. Os produtos são tão caro que nem sempre dá para comprar. Por outro lado, promover a produção natural de colágeno é econômico, simples e fácil. 

Claro que levará mais tempo se as rugas forem profundas e você nunca se preocupou com isso, mas não é impossível.

Alimentos que promovem a produção natural de colágeno

A melhor opção para aumentar a produção natural de colágeno é através do que comemos. A realidade é que, se adotarmos uma boa dieta, muitos dos problemas de beleza e saúde que enfrentamos diariamente podem ser evitados.

Entre os alimentos que você deve consumir para obter colágeno estão:

Mirtilos

Consumir mirtilos ajuda a aumentar a produção natural de colágeno

Os mirtilos contêm fitonutrientes que fortalecem as fibras de colágeno. Desta forma, a sua produção não é diminuída ao longo do tempo. Recomendamos que consuma pelo menos uma xícara de mirtilos por semana. Você pode comê-los como você preferir, embora o melhor seja cru em um batido ou sozinho.

Legumes de folhas verdes

Estes vegetais são ricos em vitamina C e A. Eles promovem a produção de colágeno, além de reduzir as chances de desenvolver câncer. Para obter realmente esse efeito, tente consumir legumes de folhas verdes frescos e naturais. Pelo menos deve consumir um copo desses vegetais duas vezes ao dia.

Alho

Consumir alho ajuda a aumentar a produção natural de colágeno

O enxofre contido no alho favorece a produção de colágeno natural. Na verdade, é muito comum verificar que o consumo de alho elimina a dor nas articulações. O alho também contém taurina que combate o dano às fibras de colágeno. Isso significa que o colágeno que você tem é reparado e aumenta sua vida útil em seu corpo.

Para obter esses benefícios, você pode:

  • Comer um pedaço de alho por dia. Mesmo que não goste do sabor, tente ¼ de alho por dia. Basta comê-lo como se fosse uma pílula e você não perceberá o gosto.
  • Prepare uma infusão com alho e tome-a todos os dias. Para sua infusão de canela ou hortelã, adicione um pedaço de alho e depois beba. Canela ou hortelã têm a função de esconder o sabor do alho.

Ovos

Os ovos são ricos em aminoácidos naturais, esses elementos são vitais para a formação de colágeno novo e você deve adicioná-los à sua dieta de forma permanente. O ideal seria consumir dois ovos, máximo três vezes por semana. Ao prepará-los, evite usar demasiada gordura e excesso de sal.

Veja também: 7 razões para comer ovos regularmente

Vitamina C

Vitamina C ajuda a aumentar a produção natural de colágeno

Vitamina C é o mais importante na produção de colágeno. Isso ocorre porque as fibras de colágeno requerem uma grande quantidade de vitamina C para se formar adequadamente.

O recomendável é que sua dieta tenha uma boa variedade de alimentos ricos em vitamina C ou que você tome um suplemento diariamente.

Se você escolher o suplemento, procure um feito de elementos naturais. Nas lojas de alimentos saudáveis ​​é possível encontrar várias opções, mas escolha apenas aqueles que estão livres de aditivos artificiais.

Terapia de luz infravermelha

Se deixarmos a comida à parte, a luz infravermelha é a melhor opção para aumentar a produção de colágeno. Esta terapia pode ser realizada a partir do conforto da sua casa.

A terapia de luz infravermelha combina raios infravermelhos (não raios UV) que estimulam a circulação sanguínea, aumentam a quantidade de colágeno e sua absorção na pele.

Você pode encontrar dispositivos para terapia de luz infravermelha em qualquer supermercado ou loja especializada em produtos de beleza. Não tem de se preocupar com o preço, eles são muito baratos e duram muito tempo. Tente usar o dispositivo duas vezes por semana.