5 maiores benefícios do aloe vera para a saúde

· 18 de novembro de 2018
O gel que há no interior da folha de aloe vera é rico em vitaminas e minerais. Podemos aproveitá-lo tanto de forma tópica como via oral para obter múltiplos benefícios.

A aloe vera é uma planta conhecida desde a antiguidade por suas propriedades terapêuticas. Atualmente, o gel extraído desta planta é usado pelos inúmeros benefícios que pode oferecer no corpo humano.

A riqueza das propriedades da planta de aloe vera concentra-se, em particular, nos compostos presentes em suas folhas.

São altas doses de vitaminas, sais minerais, aminoácidos, enzimas e outros ingredientes ativos, úteis para o bem-estar. Continue lendo para conhecer os seus benefícios mais notáveis!

5 maiores benefícios do aloe vera para a saúde

Em seguida, apresentamos os melhores benefícios da aloe vera para a saúde:

1. Saúde dental

Mulher sorrindo: saúde bucal

O primeiro dos benefícios que apresentamos é que o aloe vera ajuda a manter a boca saudável.

Entre outras coisas, elimina o acúmulo de placa bacteriana, reduz o sangramento e inflamação das gengivas. Além disso, é útil no tratamento de doenças como a gengivite e a periodontite.

A aloe vera também pode ajudar a diminuir sintomas das úlceras bucais, curando-as mais rápido e aliviando a dor.

O que torna a aloe vera tão eficiente para a saúde dental é a sua capacidade de matar as bactérias que causam problemas.

2. Perda de peso

A aloe vera melhora a digestão e a desintoxicação do corpo e, como consequência, tem um efeito secundário, ao promover a perda de peso.

O uso desta planta ajuda a diminuir a toxicidade do corpo, o que facilita a digestão. Por sua vez, também pode nos dar mais energia.

  • Para obter os melhores benefícios da aloe vera, recomenda-se não abusar e usá-la com moderação, naqueles momentos em que se considere que é realmente necessário.
  • Você deve saber que o suco de aloe vera tem um sabor muito forte. Se você não puder bebê-lo diretamente, sempre tem a opção de misturá-lo em uma batida ou suco saudável.

Descubra: 8 motivos para consumir suco de aloe vera e como prepará-lo

3. Hidratante natural dos fios e do couro cabeludo

Aloe vera

Sem nenhuma dúvida, esta planta oferece um excelente tratamento natural para diminuir a coceira e a inflamação associadas com a formação de caspa e o ressecamento do couro cabeludo.

Graças às suas propriedades antibacterianas e antifúngicas, ajuda a curar a caspa, psoríase e dermatites, que podem causar lesões dolorosas no couro cabeludo.

Graças a seu teor de vitaminas e minerais, a aplicação de aloe vera também ajuda a promover o crescimento do cabelo e nutrir os folículos. Suas enzimas naturais também:

  • Permitem eliminar as células mortas da pele, presentes no couro cabeludo.
  • Promovem a regeneração do tecido que circula os folículos capilares.

“A boa saúde não é algo que podemos comprar.
No entanto, pode ser uma conta poupança extremamente valiosa”
–Anne Wilson Schaef–

4. Pode reduzir a inflamação

Sabemos que a aloe vera tem inúmeras propriedades anti-inflamatórias, que podem aliviar os sintomas da síndrome do intestino irritável e até mesmo a inflamação relacionada com as articulações.

Esta planta também ajuda a reduzir a dor associada a esses problemas, o que permite ao indivíduo obter um maior bem-estar. Assim, é normal o fato de cada vez mais analgésicos tópicos incluírem aloe vera em suas fórmulas.

Não perca: 9 dicas para rejuvenescer o rosto de forma caseira e natural

5. Benefícios para a pele

Por causa dos conhecidos benefícios da aloe vera para a pele, trata-se de um ingrediente muito popular de vários produtos cosméticos.

Ao mesmo tempo, por é formada por mais de 99% de água, sendo uma forma maravilhosa de hidratar, nutrir e rejuvenescer a pele.

Esta planta pode aumentar a elasticidade da derme, tornando-a mais flexível através da reparação de colágeno e elastina. É um emoliente que ajuda a suavizar e acalmar a pele.

Também permite que o oxigênio penetre nas células, além de dar-lhe uma aparência mais jovem e melhor que qualquer outro produto sintético.

Além disso, para aquelas peles propensas à acne, a aloe vera pode ajudar a absorver o excesso de oleosidade e desobstruir os poros, evitando espinhas.

De fato, o gel de aloe vera é utilizado em vários produtos para o tratamento contra a acne.

  • Recomendamos aplicar o gel diretamente sobre a acne e aplicá-lo com movimentos suaves, para que o produto penetre bem.
  • Você pode repetir o processo várias vezes ao dia, até que as espinhas desapareçam.

Como você pôde observar, os benefícios do aloe vera para a saúde são inúmeros, já que é uma planta com muitas qualidades curativas.

Recomendamos ter um pouco de paciência, já que os resultados são garantidos, mas não são imediatos.