5 maiores benefícios do aloe vera para a saúde

O gel que há no interior da folha de aloe vera é rico em vitaminas e minerais. Podemos aproveitá-lo tanto de forma tópica como oral para obter múltiplos benefícios.
5 maiores benefícios do aloe vera para a saúde

Última atualização: 29 Janeiro, 2021

O aloe vera, também conhecido como babosa em alguns países, é uma planta que tem sido usada para diversos fins há milhares de anos. E ao longo de todo esse tempo, várias propriedades lhe foram atribuídas. Atualmente, é conhecido por ser um dos principais ingredientes em diversas fórmulas cosméticas.

No âmbito dos remédios caseiros, tanto o gel quanto o suco dessa planta têm sido usados. Nesse ponto, convém lembrar o esclarecimento feito pelos especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS):

“O suco de aloe vera tem coloração amarelada e é extraído das folhas da planta. Em contrapartida, o gel tem uma textura viscosa e transparente. E esclarecem que os medicamentos costumam ser o suco desidratado da planta”.

Da mesma forma, os especialistas da OMS indicam que o gel de aloe vera contém, acima de tudo, água e polissacarídeos (pectinas, entre outros), aminoácidos, lipídios, esteróis, taninos e enzimas.

5 maiores benefícios do aloe vera para a saúde

Como estávamos comentando, o aloe vera é uma planta que tem sido utilizada em múltiplas ocasiões no campo da medicina alternativa, não só pelo que a sabedoria popular indica sobre os seus benefícios, mas também porque em vários estudos demonstrou que em sua composição há potencial terapêutico para diferentes questões.

Tendo em vista o interesse despertado por esse tópico, apresentamos os melhores benefícios da aloe vera para a saúde.

1. Saúde dental

Mulher sorrindo: saúde bucal

Dizem que um dos principais benefícios do aloe vera é que ele cuida da saúde bucal. Entre outras coisas, ajuda a eliminar o acúmulo de placa bacteriana, reduz o sangramento e a inflamação das gengivas. Além disso, é considerado útil no tratamento de doenças como a gengivite e a periodontite.

O aloe vera não só aliviaria a dor, mas também contribuiria para a regeneração de áreas com úlceras.

2. Perda de peso

Por ter propriedades laxantes, o aloe vera ajuda a combater a prisão de ventre, expelir resíduos e desinchar do abdômen, o que pode contribuir de certa forma para a perda de peso, uma meta muito comum entre as pessoas.

Evite beber mais de um copo de bebidas com aloe vera por dia para evitar reações adversas, como a diarreia.

3. Hidratante natural dos fios e do couro cabeludo

Aloe vera

Devido ao seu conteúdo antioxidante e nutritivo, a aloe vera também é considerado um excelente alimento para a pele e os cabelos. Por isso, inúmeras fórmulas foram desenvolvidas com seus extratos e compostos.

Além disso, possui propriedades antifúngicas e antibacterianas, que podem ser úteis no tratamento de problemas como a caspa, por exemplo.

4. Pode reduzir a inflamação

Propriedades anti-inflamatórias também são atribuídas ao aloe vera. Por essa razão, considera-se que pode ser útil no alívio de pequenas contusões e outros desconfortos relacionados.

5. Benefícios para a pele

Por causa dos conhecidos benefícios do aloe vera para a pele, trata-se de um ingrediente muito popular de vários produtos cosméticos. Ao mesmo tempo, como tem uma alto teor de água, mais de 99% de água, é uma forma de hidratar, umectar e rejuvenescer a pele.

Essa planta pode aumentar a elasticidade da derme, além de suavizar e acalmar a pele.

No âmbito popular, é comum ouvir que o aloe vera é ideal para peles com tendência a acne, pois o aloe vera pode ajudar a hidratar a pele, sem promover a produção de oleosidade.

O aloe vera é uma planta benéfica

Os benefícios do aloe vera para a saúde são numerosos, pois é uma planta com grande potencial para diversos problemas. Porém, ao usar essa planta, é aconselhável consultar o médico a fim de evitar o uso indevido e reações adversas.

Caso você decida aplicar qualquer produto com aloe vera (para o cabelo ou a pele), considere que não haverá grandes resultados de imediato. Por isso, é necessário ter constância em sua aplicação para poder apreciá-los ao longo do tempo.

Felizmente, várias investigações ainda estão sendo realizadas para descobrir quais outros benefícios essa planta pode trazer à saúde e, além disso, para especificar melhor as contribuições que já são conhecidas.

Pode interessar a você...
6 remédios caseiros fabulosos à base de aloe vera (babosa)
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
6 remédios caseiros fabulosos à base de aloe vera (babosa)

Da planta aloe vera, conhecida também como babosa, pode-se tirar proveito de tudo, exceto dos espinhos e do gel amarelado. Veja remédios à base de aloe vera



  • 1. Vogler BK, Ernst E. Aloe vera: A systematic review of its clinical effectiveness. Br J Gen Pract. 1999;
    2. Hamman JH. Composition and applications of Aloe vera leaf gel. Molecules. 2008.
    3. Rodriguez-Fragoso L, Reyes-Esparza J, Burchiel SW, Herrera-Ruiz D, Torres E. Risks and benefits of commonly used herbal medicines in Mexico. Toxicol Appl Pharmacol. 2008;
    4. Manigandan T, Elumalai M, Cholan P, Kaur R, Mangaiyarkarasi S. Benefits of Aloe vera in dentistry. J Pharm Bioallied Sci. 2015;
    5. Christaki E V., Florou-Paneri PC. Aloe vera: A plant for many uses. Journal of Food, Agriculture and Environment. 2010.