5 benefícios de tomar suco de aloe vera diariamente

28 de novembro de 2019
O consumo diário de aloe vera não é recomendado para todas as pessoas. Se você quiser beber, deve manter a moderação (e de preferência consultar o médico antes) para maior segurança.

Tomar suco de aloe vera diariamente se tornou uma tendência. Você já provou? Sabe quais são seus benefícios considerando um estilo de vida saudável? Caso você ainda não os conheça, vamos apresentar alguns abaixo.

O aloe vera é uma planta que tem sido amplamente utilizada na indústria cosmética e farmacêutica, devido às suas propriedades. Agora, há algum tempo, essa planta também foi incorporada à indústria de alimentos, principalmente na forma de bebidas.

Artistas de Hollywood afirmam que, bebendo um copo de suco de aloe vera por dia, fornecem vários nutrientes ao corpo e também mantêm um bom trânsito intestinal (o que, por sua vez, ajuda a exibir uma figura mais esbelta). Agora, embora isso não seja completamente falso, tem seus perigos.

O consumo de aloe vera tem um efeito laxante que pode causar problemas de saúde (alergias, irritações, etc.) se não for feito com responsabilidade. Portanto, os médicos não recomendam consumir grandes quantidades.

Por outro lado, deve-se ter em mente que cada organismo é diferente e que as necessidades de um nunca serão iguais às do outro. Portanto, mesmo que um artista tome esse suco, isso não significa que o resto das pessoas deva fazer o mesmo.

Sobre o suco de aloe vera

Dada a versatilidade do aloe vera e sua composição, diferentes estudos foram realizados para determinar seus possíveis benefícios à saúde. Especialmente, quando consumido como uma bebida.

Costuma-se afirmar que o suco de aloe vera pode contribuir para os processos digestivos e combater a constipação, principalmente.

Em um estudo publicado em 2013, pesquisadores afirmaram que o consumo de aloe vera (para tratar lesões da cavidade oral) deve continuar a ser analisado, pois ainda há muitos pontos que precisam ser esclarecidos.

Apesar dessa e de outras recomendações feitas por pesquisadores e profissionais de saúde, o suco de aloe vera continua sendo comercializado e preparado em casa.

Possíveis benefícios de tomar suco de aloe vera

Vamos ver quais são os possíveis benefícios que podem ter o consumo (moderado) de aloe vera, dentro de um estilo de vida saudável.

1. Pode melhorar sua digestão

Homem com boa digestão

O suco de aloe vera pode fortalecer a função do sistema digestivo. Além disso, ajudaria regular o trânsito intestinal.

2. Pode hidratar

Dado o seu alto teor de água, o suco de aloe pode ajudar você a ficar bem hidratado durante o dia. Mas lembre-se: você deve sempre dar prioridade à água.

3. Pode combater a constipação

No âmbito do conhecimento popular, afirma-se que beber suco de aloe vera ajuda a estimular o intestino a funcionar corretamente.

Além de consumir essa bebida, é uma boa ideia evitar alimentos muito processados e gorduras. O mais saudável seria mudar sua dieta para alimentos ricos em fibras, frutas e vegetais. Para isso, você pode consultar seu médico ou nutricionista.

4. Ajudaria a ter uma pele saudável

Ao ajudar a hidratar o corpo e manter um bom trânsito intestinal, essa bebida também ajudaria a manter a pele saudável e bonita.

  • Popularmente, considera-se que o aloe vera também forneceria antioxidantes e vitaminas que protegeriam a pele de agressões externas.

5. Melhoraria a saúde do seu coração

Saúde do coração

Além de tudo isso, acredita-se que beber suco de aloe vera, com moderação, poderia melhorar significativamente a circulação sanguínea e, portanto, a saúde cardiovascular.

O preparo do suco de aloe vera

Para preparar suco de aloe, siga estes passos:

  • Escolha um talo de aloe vera, descasque e lave com bastante água.
  • Coloque o gel no liquidificador e processe.
  • Sirva e beba instantaneamente.
  • Se você quiser armazená-lo, deve guardar em um pote de vidro e mantê-lo refrigerado.

Você tem vontade de beber suco de aloe vera para experimentar? Nesse caso, lembre-se de consultar o seu médico primeiro (para evitar alergias e inconvenientes) e manter a moderação, bem como os bons hábitos de vida.