Melhor Com Saúde
 

5 possíveis benefícios de tomar suco de aloe vera diariamente

O consumo diário de aloe vera não é recomendado para todas as pessoas. Se você quiser beber, deve manter a moderação (e de preferência consultar o médico antes) para maior segurança.

5 possíveis benefícios de tomar suco de aloe vera diariamente

Última atualização: 16 Novembro, 2020

Tomar suco de aloe vera diariamente se tornou uma tendência nos últimos anos. Há quem beba ocasionalmente, enquanto outros tentam incluí-lo com mais regularidade na rotina. Contudo, seja qual for o caso, seu consumo traz benefícios?

Você já provou? Sabe quais são seus benefícios atribuídos a esse suco? Caso você ainda não os conheça, vamos apresentar alguns abaixo, assim como outras informações interessantes. Vamos lá?

Aloe vera deve ser consumido com cautela

O aloe vera é uma planta que tem sido amplamente utilizada na indústria cosmética e farmacêutica, devido às suas propriedades. Porém, há algum tempo, essa planta também foi incorporada à indústria de alimentos, principalmente como ingrediente para bebidas.

Embora já existam várias bebidas de aloe no mercado, muitas pessoas consideram que é melhor fazer um preparo caseiro e natural, tanto para evitar a adição de açúcares, como para apreciá-lo o mais fresco possível.

Vários artistas de Hollywood afirmam que beber um copo de suco de aloe vera por dia fornece vários antioxidantes e nutrientes ao corpo. Também dizem que com isso mantêm um bom trânsito intestinal (o que, por sua vez, ajuda a exibir uma figura mais esbelta e uma pele radiante e bonita).

Contudo, os artistas comentam apenas seus benefícios, sem considerar a cautela necessária para o consumo de aloe vera, visto que essa planta tem um efeito laxante que pode causar problemas de saúde (alergias, irritações, etc.).

Portanto, os médicos não recomendam consumir grandes quantidades de aloe, nem mesmo em casos de prisão de ventre.

Por outro lado, deve-se ter em mente que cada organismo é diferente e que as necessidades de um nunca serão iguais às do outro. Portanto, mesmo que um artista tome esse suco e acredite obter certos benefícios, isso não significa que o resto das pessoas deva fazer o mesmo.

O que dizem os pesquisadores?

Dada a versatilidade do aloe vera e sua composição, diferentes estudos foram realizados para determinar seus possíveis benefícios à saúde. Especialmente, quando consumido como uma bebida.

Costuma-se afirmar que o suco de aloe vera pode contribuir para os processos digestivos e combater a prisão de ventre, principalmente.

Em um estudo publicado em 2013, pesquisadores chegaram à conclusão de que o consumo de aloe vera (para tratar lesões da cavidade oral) deve continuar a ser analisado, pois ainda há muitos pontos que precisam ser esclarecidos.

Possíveis benefícios de tomar suco de aloe vera

Vamos ver quais são os possíveis benefícios que podem ter o consumo (ocasional) de aloe vera, dentro de um estilo de vida saudável.

1. Pode melhorar a digestão

Homem com boa digestão

O suco de aloe vera pode fortalecer a função do sistema digestivo. Além disso, ajudaria regular o trânsito intestinal em caso de prisão de ventre. No entanto, deve ser consumido em quantidades moderadas, nunca em excesso.

2. Pode hidratar

Dado o seu alto teor de água, o suco de aloe pode ajudar você a ficar bem hidratado durante o dia. Mas lembre-se: você deve sempre dar prioridade à água.

3. Pode combater a prisão de ventre

No âmbito do conhecimento popular, afirma-se que beber suco de aloe vera ajuda a estimular o intestino a funcionar corretamente. Por isso, seria considerado um bom remédio contra a prisão de ventre

Além de consumir essa bebida, lembre-se de que é uma boa ideia evitar alimentos ultraprocessados e gorduras. O mais saudável seria mudar sua dieta, incluindo alimentos ricos em fibras, frutas e vegetais. Para isso, você pode consultar seu médico ou um nutricionista.

Veja também: Dieta para acabar com a prisão de ventre

4. Ajudaria a ter uma pele saudável

Ao ajudar a hidratar o corpo e manter um bom trânsito intestinal, essa bebida também ajudaria a manter a pele saudável e bonita.

De acordo com crenças populares, o aloe vera também forneceria antioxidantes e vitaminas que protegeriam a pele e a deixariam radiante e sem imperfeições.

5. Melhoraria a saúde do seu coração

Saúde do coração

Além de tudo isso, acredita-se que beber suco de aloe vera, com moderação, poderia melhorar significativamente a circulação sanguínea e, portanto, a saúde cardiovascular.

O preparo do suco de aloe vera

Para preparar suco de aloe, é necessário:

  • Escolha um talo de aloe vera, descasque e lave com bastante água para retirar a camada amarela que o reveste.
  • Coloque o gel no liquidificador e processe.
  • Sirva e beba na hora.
  • Se você quiser armazená-lo, deve guardar em um pote de vidro e mantê-lo refrigerado.

Você deve beber suco de aloe vera para ser saudável?

Como mencionamos antes, ainda não há evidências que indiquem que é necessário integrar o suco de aloe vera na dieta regularmente para manter a saúde.

No momento, o que se sabe é que o aloe vera pode ser benéfico em casos específicos e em doses precisas, e que é necessário continuar pesquisando para esclarecer as recomendações.

Você gostaria de tomar suco de aloe vera algum dia para experimentar? Nesse caso, lembre-se de consultar primeiro o seu médico (para evitar alergias e inconvenientes) e mantenha a moderação, para evitar diarreia e outras reações adversas.

9 benefícios medicinais que você pode obter graças ao gel da aloe vera

9 benefícios medicinais que você pode obter graças ao gel da aloe vera

Você sabia que o gel da aloé vera é ideal para limpar o organismo e ajuda a controlar o colesterol? Também tem propriedades anti-inflamatórias que melhoram a circulação