7 formas naturais de criar defesas para evitar doenças respiratórias e gripe

Para evitar um resfriado ou uma gripe, é preciso criar defesas no organismo. A seguir mostramos algumas opções naturais que irão ajudá-lo a prevenir doenças respiratórias.

O resfriado e as doenças respiratórias estão entre as principais razões pelas quais nosso desempenho acadêmico ou profissional fica reduzido, porque os sintomas dessas doenças são, em alguns casos, muito fortes e podem nos fazer passar alguns dias na cama. Para evitá-los, precisamos criar defesas no organismo.

Um dos motivos pelos quais os vírus atacam nosso sistema imunológico é a fraca defesa que temos contra eles. Por que isso acontece em nosso corpo? A resposta é muito simples. Nosso ritmo de vida nos torna propensos a todos os vírus espalhados no ambiente. Maus hábitos alimentares, sono de má qualidade, estresse, estilo de vida sedentário, tabagismo, entre outros, são alguns dos motivos para contrair um vírus.

Embora existam muitos suplementos farmacêuticos para combatê-los, às vezes eles se tornam imunes, por isso devemos encontrar formas de prevenir os vírus sem medicamentos.

Eu sei que você está se perguntando como pode prevenir os vírus que causam a gripe ou as doenças respiratórias se eles estão presentes em nossa vida diária, desde o ônibus até o escritório. A resposta é muito simples. Basta manter nossas defesas elevadas ao máximo. Embora existam complementos vitamínicos para isso, neste artigo discutiremos como criar defesas para evitar doenças de forma natural e econômica.

7 alimentos para criar defesas e fortalecer o sistema imunológico

Cabeça de alho

Nossa alimentação é um pilar fundamental para manter nosso sistema imunológico funcionando bem. Nesta lista, você encontrará 7 alimentos que irão ajudá-lo a criar defesas para evitar doenças.

  • Caldo de frango: sem dúvida, este é um dos alimentos que mais favorecem nosso corpo quando temos resfriados. Ele tem vitaminas e proteínas que ajudam o sistema imunológico a combater os agentes patogênicos que atacam o organismo.
  • Alho: Provém da família das amaryllidaceae e tem um alto teor de vitamina C e vitaminas do complexo B. Além disso, o alho possui um alto potencial antibiótico, ajudando a combater vírus e fungos no corpo. Você pode consumir mel de alho ou adicioná-lo às suas refeições diárias.
  • Couve-de-bruxelas, brócolis e couve-flor: estes três vegetais pertencem à família das crucíferas e, como os anteriores, possuem grandes quantidades de vitamina C, além de serem antioxidantes naturais.
  • Espinafre e acelga: estes dois vegetais têm um alto teor de vitamina A, o que ajuda nosso corpo a evitar infecções. Além disso, frutas como banana, pêssego e cerejas são alimentos ricos em vitamina A.
  • Cereais: Aveia, trigo e arroz ajudam a fortalecer o sistema imunológico porque seu conteúdo de vitamina B é alto.
  • Geleia real: Esta substância é um complemento ideal para o nosso sistema imunológico, uma vez que em sua composição existem lipídios, proteínas, uma grande quantidade de vitaminas B (B1, B2, B5, B6 e B8), antibióticos, aminoácidos, ácido fólico e minerais como cálcio, ferro, sódio, potássio e zinco. Sem dúvida, a geleia real é um alimento que aumenta nossas defesas rapidamente e de forma natural.
  • Iogurte: o iogurte tem Lactobacillus, uma bactéria probiótica (ajuda a gerar antibióticos em nosso corpo), de modo que o consumo de iogurte ajuda a produzir anticorpos naturalmente.

Podemos ver que quanto mais saudáveis ​​forem nossos hábitos alimentares, melhor será o nosso sistema imunológico e poderemos evitar resfriados, gripe e doenças respiratórias. Além disso, temos uma desculpa para usar a criatividade e experimentar novos pratos.

Plantas medicinais para combater doenças respiratórias e sintomas de gripe

Mulher resfriada

Outra maneira de criar defesas e combater os sintomas da gripe e das doenças respiratórias é o uso de plantas medicinais. Aqui está uma pequena lista de plantas que podem nos ajudar.

  • Eucalipto: é uma das plantas mais utilizadas para reduzir a congestão nasal. Você pode usá-la fazendo vapores três vezes ao dia.
  • Sambucus (sabugueiro): a infusão de flores e folhas de sabugueiro pode ser usada para aliviar os sintomas da gripe. A melhor maneira de preparar a infusão é adicionar 30 gramas, aproximadamente, de flores e folhas secas em um litro de água fervente, deixe repousar por 20 minutos e beber.
  • Equinácea (Echinacea): É uma planta que ajuda a fortalecer o sistema imunológico, além de aliviar e prevenir os sintomas de doenças respiratórias. A melhor maneira de usar a equinácea é em infusões, mas você também pode encontrá-la em cápsulas na farmácia.
Recomendados para você