Como tomar própolis ao sentir os primeiros sintomas de gripe e resfriado

31 de dezembro de 2019
Você conhece os benefícios do própolis para a saúde? Sabia que ele pode ser um adjuvante para melhorar os sintomas de gripe e resfriado? Hoje contaremos tudo sobre esse produto natural.

A própolis é um dos produtos de origem natural que podem contribuir para o alívio dos sintomas da gripe e resfriado. Embora não seja um tratamento de primeira linha para esses problemas de saúde, pode ser um coadjuvante com benefícios interessantes. Você se interessa em prová-lo?

Primeiros sintomas de gripe e resfriado

Muitas vezes, muitas pessoas não sabem distinguir entre gripe e resfriado, pois seus sintomas são bastante semelhantes. No entanto, conforme detalhado em uma publicação no Centers for Disease Control and Prevention, os resfriados são mais leves que a gripe e geralmente não causam complicações graves.

Pelo contrário, a gripe pode vir acompanhada de febre, calafrios, tosse, dor de garganta, coriza ou nariz entupido, dores musculares ou corporais, dores de cabeça e fadiga. Por isso, é importante saber como fazer um tratamento.

Nesse sentido, o mais conveniente é solicitar atendimento médico, pois o profissional possui todos as condições para dar um diagnóstico mais preciso e, dependendo desse, sugerir um tratamento. Além disso, o médico poderá determinar se é conveniente suplementar o tratamento com produtos coadjuvantes, como o própolis.

O que é o própolis?

De onde vem o própolis?

Como aponta um estudo publicado na Advances in Pharmacological Sciences, o própolis é uma resina que as abelhas extraem das plantas, brotos de árvores e outras fontes de origem vegetal. Elas o utilizam para revestir e proteger suas colmeias.

Entre seus componentes, se destacam as resinas e as ceras, bem como ingredientes preciosos, como os flavonóides, minerais, vitaminas e óleos essenciais. Da mesma forma, é um ingrediente que possui propriedades antioxidantes, antibacterianas, antifúngicas, imunomoduladoras e anti-inflamatórias.

Portanto, é frequentemente recomendado como remédio complementar contra vários tipos de infecções, lesões e doenças. Embora as evidências continuem sendo limitadas, existem descobertas que apoiam alguns de seus usos terapêuticos.

Benefícios do própolis contra os sintomas da gripe e resfriado

Benefícios do própolis.

Embora até o momento o própolis ainda não seja aceito como tratamento de primeira linha contra a gripe e o resfriado, o própolis é um produto recomendado como complemento para aliviar os sintomas desses problemas de saúde.

Coincidindo com uma pesquisa publicada na Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine, é um produto com propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antivirais e imunomoduladoras que, sem dúvida, contribuem para o tratamento desses problemas respiratórios.

Conforme detalhado neste estudo, é um bom complemento para fortalecer o sistema imunológico e melhorar a resposta do organismo contra patógenos que causam infecção. Além disso, seus efeitos antivirais podem até mesmo combater o vírus que causa a gripe.

Como tomar própolis?

Até o momento, não há uma dose medicamente recomendada para o consumo de própolis. Por isso, nos estudos feitos a respeito, são sugeridas mais pesquisas. No entanto, em geral, este produto não é considerado de alto risco e não há relatos de efeitos adversos, exceto naqueles alérgicos ao mel ou às abelhas.

Um estudo recomenda uma concentração diária de aproximadamente 70 miligramas por dia, mas essa não é uma recomendação do FDA. Muitas vezes, os fabricantes do produto sugerem uma dose nos rótulos. De qualquer forma, o ideal seria perguntar ao médico antes de tomar esses tipos de suplementos.

O própolis pode ser comprado em farmácias e lojas de alimentos naturais. Está disponível na forma de cremes, pomadas e loções. Além disso, pode ser tomado por via oral, já que também vem em comprimidos, extrato líquido e cápsulas. Você usaria o própolis contra os sintomas de gripe e resfriado?

  • Centers for Disease Control and Prevention (CDC). (2018). Key Facts About Influenza (Flu). Retrieved from https://www.cdc.gov/flu/about/keyfacts.htm?CDC_AA_refVal=https%3A%2F%2Fwww.cdc.gov%2Fflu%2Fkeyfacts.htm
  • Wagh VD. Propolis: a wonder bees product and its pharmacological potentials. Adv Pharmacol Sci. 2013;2013:308249. doi:10.1155/2013/308249
  • Silva-Carvalho R, Baltazar F, Almeida-Aguiar C. Propolis: A Complex Natural Product with a Plethora of Biological Activities That Can Be Explored for Drug Development. Evid Based Complement Alternat Med. 2015;2015:206439. doi:10.1155/2015/206439
  • Miguel MG, Antunes MD. Is propolis safe as an alternative medicine?. J Pharm Bioallied Sci. 2011;3(4):479–495. doi:10.4103/0975-7406.90101
  • Lotfy, M. (2006). Biological activity of bee propolis in health and disease. Asian Pacific Journal of Cancer Prevention. Asian Pacific Organization for Cancer Prevention.