3 maneiras de usar o tomilho para combater a bronquite

02 Setembro, 2020
Os remédios naturais podem ser boas opções para aliviar desconfortos respiratórios. Hoje, você vai descobrir três maneiras de usar o tomilho para combater a bronquite.

A bronquite é uma doença respiratória que surge quando os tubos bronquiais ficam inflamados, acumulando muco. Pode ser aguda ou crônica; no entanto, em ambos os casos é essencial fornecer tratamento. A seguir, vamos explicar como podemos usar o tomilho para combater a bronquite.

A doença é caracterizada pelo aparecimento de sintomas como tosse seca, falta de ar, congestão nasal e desconforto geral. Na verdade, também pode ser acompanhada por dor de garganta, febre moderada e sensação constante de frio.

Embora as formas de combatê-la variem dependendo da sua gravidade, o uso do tomilho pode ajudar a aumentar a sensação de alívio. Esta planta é repleta de compostos antioxidantes e anti-inflamatórios que, até certo ponto, melhoram a saúde respiratória.

O que é o tomilho e para que serve?

O tomilho é uma planta medicinal e uma erva aromática. É nativa do Mediterrâneo e pertence à família botânica das Labiadas, como a hortelã, o alecrim e o manjericão. Seus usos mais populares têm a ver com a gastronomia; no entanto, estas plantas também têm várias aplicações na medicina natural.

Em geral, o tomilho se destaca por possuir propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias, expectorantes e analgésicas. Também é levemente carminativo, diurético e antifúngico.

Entre seus benefícios, pode-se mencionar o alívio da dor de garganta. Também podemos usar o tomilho para combater a bronquite devido à sua contribuição de flavonoides.

Um estudo sugere que a combinação da essência extraída de suas folhas com a hera pode combater a tosse e a bronquite a curto prazo. Os flavonoides relaxam os músculos envolvidos com os sintomas dessas condições, minimizando a inflamação.

Não deixe de ler: Controle os sintomas da bronquite com esses 6 remédios caseiros

Como usar o tomilho para combater a bronquite
O tomilho tem sido usado há centenas de anos como um complemento para fortalecer o sistema imunológico e reduzir as infecções respiratórias.

Como preparar o tomilho para combater a bronquite?

Antes de usar o tomilho para combater a bronquite, é muito importante consultar um médico para avaliar seus possíveis efeitos colaterais. Embora seja uma planta benéfica para a saúde pulmonar, não podemos ignorar que, em certos casos, é contraindicada, e pode ter alguma interação com os medicamentos.

Se não houver problemas em utilizá-lo, há três maneiras simples de tirar proveito das suas propriedades. Obviamente, não são curas milagrosas para a doença e também não substituem os tratamentos convencionais

Infusão de tomilho

Chá de tomilho
A infusão de tomilho é uma das melhores maneiras de tirar proveito das propriedades desta erva.

Ao tomar uma xícara de chá de tomilho três vezes ao dia você notará a diferença em sua saúde. Dessa forma, se sentirá relaxado e acalmará a sua garganta. Certifique-se de bebê-lo quente para obter o efeito desejado.

Ingredientes

  • 1 xícara de água (250 ml)
  • 1 colher de sopa de tomilho (15 g)

Preparação

  • Primeiro, deixe a água ferver.
  • Quando tiver fervido, desligue o fogo e adicione a colher de tomilho.
  • Deixe descansar por até cinco minutos e sirva em um copo.
  • Tome a infusão duas vezes por dia, até sentir uma melhora.

Você pode se interessar: Sensação de falta de ar: principais causas e o que fazer

Óleo de massagem

O óleo de massagem à base de tomilho é ideal para massagear o peito e reduzir a congestão. Dessa forma, os componentes do tomilho podem minimizar o desconforto causado pela bronquite e os resfriados. Ao aplicá-lo, lembre-se de fazer movimentos suaves e circulares com a mão.

Ingredientes

  • 10 gotas de óleo de tomilho
  • Óleo de amêndoas (25 ml)

Preparação

  • Primeiro, despeje os 25 mililitros de óleo de amêndoas em uma jarra.
  • Em seguida, adicione as 10 gotas de óleo de tomilho e misture até ficar homogêneo.
  • Coloque um pouco na palma da mão e massageie o peito com movimentos suaves e circulares.
  • Repita o procedimento três vezes ao dia, até sentir uma melhora.

Xarope de tomilho para combater a bronquite

Xarope de tomilho
O xarope de tomilho é ideal para o tratamento da bronquite em crianças, já que seu sabor facilita o consumo.

Finalmente, apresentamos o tomilho em forma de xarope. É uma alternativa ideal para a bronquite em crianças, pois seu consumo é facilitado por conter mel. Além disso, pode ser ingerido até 4 vezes por dia para manter os sintomas sob controle.

Ingredientes

  • Mel (450 g)
  • Infusão de tomilho (600 ml)

Preparação

  • Primeiro, adicione 450 gramas de mel ao chá de tomilho.
  • Em seguida, misture até ficar homogêneo.
  • Sirva em um frasco de xarope.
  • Tome uma dose de 5 mililitros (equivalente a uma colher de chá) até 4 vezes por dia.
  • Coloque na geladeira e continue o tratamento até sentir uma melhora.

Em resumo…

O tomilho é um bom complemento para aliviar alguns dos sintomas da bronquite. Devido ao seu teor nutricional, age como anti-inflamatório, antiviral e antimicrobiano. Tudo isso ajuda a minimizar a tosse, a congestão e outros desconfortos.

No entanto, como todos os produtos à base de plantas, deve ser tomado sob supervisão médica, especialmente se houver outras doenças subjacentes ou se o paciente estiver fazendo uso de medicamentos farmacológicos.

  • Singletary, K. (2016). Thyme history, applications, and overview of potential health benefits. Nutrition Today. https://doi.org/10.1097/NT.0000000000000139
  • Ceyhan, N., & Ugur, A. (2001). Investigation of in vitro antimicrobial activity of honey. Rivista Di Biologia.
  • Stahl-Biskup, E., & Venskutonis, R. P. (2012). Thyme. In Handbook of Herbs and Spices: Second Edition. https://doi.org/10.1533/9780857095671.499
  • Stahl-Biskup, E., & Sáez, F. (2002). Thyme – The genus Thyme L. The history, botany and taxonomy of the genus Thymus.
  • Kemmerich, B., Eberhardt, R., & Stammer, H. (2012). Efficacy and Tolerability of a Fluid Extract Combination of Thyme Herb and Ivy Leaves and Matched Placebo in Adults Suffering from Acute Bronchitis with Productive Cough. Arzneimittelforschung. https://doi.org/10.1055/s-0031-1296767