Xarope de pimenta caiena para a tosse

7 de agosto de 2019
As propriedades medicinais da pimenta caiena já foram muito testadas cientificamente. Destaca-se por ter princípios ativos muito saudáveis e eficazes para o alívio da tosse nos resfriados e gripes.

Trata-se de um remédio caseiro e muito fácil de preparar. O hábito de fazer um xarope de pimenta caiena para tratar a tosse dissipará esse incômodo sintoma da gripe ou resfriado. É um truque caseiro e muito natural, ideal para tratar esse mal-estar e também para emagrecer.

A pimenta caiena é um pó que resulta da moenda de frutos como o chile e a pimenta picante chilena. Originou-se na cidade de Cayenne, na Guiana Francesa, e tem um sabor forte e picante.

Propriedades medicinais da pimenta caiena

Pimentas caiena

Há séculos conhece-se as propriedades medicinais da pimenta caiena. Seu principal composto, a capsaicina, alivia dores e gera sensação de bem-estar e satisfação. Este xarope com pimenta caiena para tratar a tosse é um remédio natural, ideal para crianças e adultos.

A pimenta vermelha ou pimenta caiena pode ser combinada com produtos naturais, como mel, limão ou xarope de bordo. Tem a capacidade de aliviar a curto prazo as dores de garganta e os incômodos estomacais. Somente está contraindicada nos casos de alergia à pimenta, ou para pessoas que tomam inibidores da enzima angiotensina.

Leia este artigo: Comida picante: vantagens e desvantagens

Mais endorfinas, menos pressão

O xarope de pimenta caiena ativa o sistema circulatório e se transforma em um protetor natural para o coração, já que regula a pressão sanguíneaProtege os músculos e as articulações, além disso age como analgésico para doenças como a artrite e o reumatismo.

A pimenta caiena também ajuda a neutralizar a substância P, presente no cérebro e nos intestinos. Combate os estados depressivos e transtornos de ansiedade; além disso, previne alguns tipos de câncer e estimula a produção de lágrimas.

A acidez do corpo é neutralizada pela pimenta caiena. Ainda mais, também combate o refluxo, as flatulências, as náuseas e combate o aparecimento de hemorroidas. Além disso, reduz a dor de estômago, as úlceras e a diarreia.

Proteção para o sistema respiratório

O xarope com pimenta caiena para tratar a tosse reduz o catarro e protege o sistema respiratório, devido a sua ação antibacteriana. Ademais, alivia a dor de garganta e solta o muco congestionado. Ainda, sua preparação no conforto de casa é fácil e econômica.

Xarope de pimenta caiena com mel e limão

Ingredientes

  • 1 xícara de água (250 ml)
  • 1 colher de mel (25 g)
  • 2 colheres de suco de limão (30 ml)
  • 1 pitada de pimenta caiena

Não deixe de ler: Conheça os benefícios do suco de limão

Modo de preparo

  1. Primeiramente, esquente uma xícara de água e adicione o mel e o suco de limão.
  2. Em seguida, adicione a pitada de pimenta caiena e mexa até que todos os ingredientes se misturem bem.
  3. Por fim, quando o xarope estiver morno, beba em goles. Assim a tosse será aliviada e a dor de garganta reduzida.

Xarope de bordo, pimenta caiena e limão

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Em primeiro lugar, misture o xarope de bordo com o limão, a pimenta caiena e a água (pode ser a temperatura ambiente ou fria).
  2. Em seguida, mexa até que todos os ingredientes estejam bem dissolvidos.
  3. Por fim, beba entre seis a nove copos diários.

Xarope de pimenta caiena para desintoxicar

Pimenta caiena para a tosse

Ingredientes

  • 1 1/2 copos de água (300 ml)
  • 1 colher de mel (25 g)
  • Uma pitada de pimenta caiena

Modo de preparo

  1. Simplesmente misture todos os ingredientes e tome a temperatura ambiente.

Esta bebida ajuda a limpar o sistema digestivo e a desintoxicar o organismo, se tomado em jejum. Ademais, pode-se ingerir um copo antes de cada refeição. Além de trazer uma sensação de saciedade, ajuda a controlar o colesterol e o acúmulo de gases.

Pimenta caiena: várias bebidas e refeições

A pimenta caiena pode ser adicionada seca nas refeições, nos sucos de frutas, no leite ou no chá. Além disso, seu consumo aumenta levemente a temperatura corporal, o que ajuda a queimar calorias. Ainda, a aceleração do metabolismo favorece também a queima de gordura excedente no corpo.

Em suma, recomenda-se consultar sempre o médico e ter sempre em casa este pó com múltiplos benefícios. Pois, além de tratar a tosse, cuida de outras partes do corpo, como o estômago, o coração, os intestinos e até o cérebro.

  • Pepper and Capsaicin (Capsicum and Piper Species). (2008). In Medical Toxicology of Natural Substances: Foods, Fungi, Medicinal Herbs, Plants, and Venomous Animals. https://doi.org/10.1002/9780470330319.ch10
  • Wahba, N. M., Ahmed, A. S., & Ebraheim, Z. Z. (2009). Antimicrobial Effects of Pepper, Parsley, and Dill and Their Roles in the Microbiological Quality Enhancement of Traditional Egyptian Kareish Cheese. Foodborne Pathogens and Disease. https://doi.org/10.1089/fpd.2009.0412
  • Sogut, O., Kaya, H., Gokdemir, M. T., & Sezen, Y. (2012). Acute myocardial infarction and coronary vasospasm associated with the ingestion of cayenne pepper pills in a 25-year-old male. International Journal of Emergency Medicine. https://doi.org/10.1186/1865-1380-5-5