8 sinais de que o sistema digestivo está causando problemas de saúde

· 27 de novembro de 2016
Ainda que não relacionemos, quando nosso sistema digestivo tem algum tipo de problema, ele nos manda diferentes sinais para que o solucionemos e possamos recuperar o equilíbrio.

Seu estômago é como um segundo cérebro. Pode parecer uma ideia um pouco descabida, mas é assim. É um órgão muito inteligente e encarrega-se de cuidar da saúde integral e de todas as suas funções internas. Tudo é uma questão de equilíbrio e de saber quais nutrientes escolher quando se trata da saúde do sistema digestivo.

Quando seu sistema digestivo funciona mal, é provável que esteja começando a se contaminar e o reflita, algumas vezes, de uma maneira muito sutil.

Por isso você deve prestar atenção a estes sintomas que indicam que seu sistema digestivo está sofrendo e que podem afetar a sua saúde em geral.

1. Sinais de que o sistema digestivo não está bem: sensação constante de cansaço

A constante sensação de cansaço é um sinal visível de que algo não está funciona corretamente em seu organismo. Se o seu sistema digestivo estiver debilitado por uma alimentação pobre, a atividade dos agentes imunológicos diminui.

Seu corpo é composto por bactérias, porém, se o seu intestino estiver cheio de micro-organismos daninhos e não estiver equilibrado com bactérias boas, seu sistema imunológico pode ficar deficiente por estar debilitado.

Por isso, se notar que sua saúde está piorando, é melhor verificar se o seu sistema digestivo está funcionando mal.

Veja também: 9 alimentos que evitam o cansaço e a dor de cabeça

2. Seus problemas na pele nunca desaparecem

Mulher com problemas na pele por causa de um sistema digestivo debilitado

Você já ouviu falar sobre a cartografia da face? Este é um método que determina qual parte do seu sistema digestivo funciona mal através das manchas que se formam em certas áreas do seu rosto.

A pele é o maior órgão que temos. Se dentro de nós algo estiver funcionando mal, tenha certeza de que seu rosto refletirá isso.

Suas bochechas são um grande indicador de que o seu sistema digestivo precisa de ajuda. Preste atenção a vermelhidões, cravos, irritação e qualquer outro sintoma.

3. Você tem sensação de ansiedade ou irritabilidade

Mulher preocupada com seu sistema digestivo

O cérebro está relacionado diretamente com a sua saúde digestiva. Assim, se você se sente ansioso, deprimido ou se irrita com facilidade, poderia ser um sinal claro de que está doente.

Há milhões de neurônios em sua parte intestinal que compõem seu sistema nervoso entérico.

As bactérias boas do intestino são as que têm efeitos positivos sobre a sua mente. Se estas bactérias tiverem pouca presença, as ruins farão o que quiserem com o seu cérebro.

4. Apresenta infecções com muita frequência

Isso é algo similar à sensação de cansaço constante. As infecções frequentes são um claro indicador de que o seu sistema digestivo está funcionando mal.

Quando seu sistema imunológico está debilitado e se ocupa de bactérias prejudiciais, não tem tempo para combater as infecções estomacais.

Quando você tem um bom estado de saúde geral, suas defesas têm força o suficiente para nivelar as bactérias e te proteger para que lute contra os problemas.

5. Está sofrendo de mau hálito

Mulher com halitose por causa de um sistema digestivo debilitado

Quando o seu sistema digestivo funciona mal, você começa a ter acumulações de leveduras, infecções e bactérias ruins nessa região. Isso pode causar mau hálito e sabores ácidos na boca.

Por isso, ainda que o mau hálito possa ser causado por muitas razões diferentes, também é um claro indicador de que há um crescimento excessivo de bactérias daninhas em seu intestino.

Elas poderiam deteriorar sua saúde rapidamente. Se o seu mau hálito for persistente, é melhor que comece a investigar o motivo.

6. Tem prisão de ventre

Caso seja habitual, a prisão de ventre pode ser muito prejudicial para a sua saúde. Lembre-se de que suas fezes são os resíduos que seu corpo elimina porque já não há nada de bom para extrair do que você come.

Se os resíduos permanecerem em seu corpo, eles começam a liberar toxinas dentro de você. Quando seu intestino está saudável, os movimentos intestinais são regulares e livres de dor.

De fato, a prisão de ventre é uma das formas mais óbvias que seu corpo usa para dizer que seu sistema digestivo está funcionando mal.

Recomendamos a seguinte leitura: 10 laxantes suaves para combater a prisão de ventre de forma natural

7. Tem níveis baixos de concentração

Isso pode se tratar de algo similar a se sentir cansado com frequência.

Quando você tem sensação de irritabilidade e constante mal-estar estomacal, é pouco provável que possa deixar passar por alto e consiga se concentrar 100% nas atividades que realiza ao longo do dia.

Isso acontece porque seu corpo é muito inteligente e, se notar que a sua saúde está se deteriorando, enviará sinais para que você comece a solucionar o que está errado.

Tudo o que você deve fazer é começar a prestar mais atenção no seu corpo.

8. Tem problemas para dormir

Mulher com problemas para dormir por causa de um sistema digestivo debilitado

Os padrões de sono também são um indicador-chave sobre a boa ou a má saúde do seu intestino. Se você consegue dormir profundamente a noite toda, é muito provável que tenha um intestino saudável.

Caso tenha problemas frequentes para dormir na mesma hora, isso pode ser um indicativo de que o seu sistema digestivo anda funcionando mal.

A boa notícia é que recuperar a saúde e o bom funcionamento do seu intestino não é algo muito complicado.

Basta começar a levar mais a sério o cuidado com o sistema digestivo, consumir probióticos e manter uma dieta que se adapte às necessidades do seu corpo para manter um equilíbrio interno.