
A sensibilidade nos dentes é um problema bastante comum. É causada pela diminuição ou desgaste do esmalte que protege os nervos dos dentes, causando dor intensa ao ingerir bebidas quentes ou frias. Mas o problema vai mais longe, porque também…
Os remédios naturais podem ser tão eficazes quanto os produtos químicos e têm muito menos efeitos colaterais do que estes. Nós podemos incluí-los na nossa dieta para prevenir infecções e doenças.
O sistema imunológico é responsável por combater a entrada de bactérias, vírus e qualquer organismo que queira alojar-se no corpo e nos adoecer. Para combate infecções naturalmente devemos comer bem e somente os alimentos adequados.
No artigo a seguir vamos responder a pergunta: Como combater infecções naturalmente. Não perca!
Como diz o ditado popular “é melhor prevenir do que remediar”. Portanto, devemos comer bem para que o sistema imunológico seja reforçado e reduza a entrada de vírus, fungos, bactérias ou parasitas em nosso corpo.
Se você ficou doente, muitas vezes ultimamente, ou quiser um complemento para a medicina tradicional, é necessário que na sua dieta diária não faltem os seguintes elementos:
Os sintomas de infecção (em qualquer parte do corpo) são os seguintes:
Já que o sistema imunológico precisa de um ambiente ideal para estar bem, uma dieta saudável e equilibrada, por si só, não é suficiente.
Por exemplo, é necessário reduzir a ansiedade e o estresse, descansar o suficiente, exercitar-se e beber muita água (também estão permitidos sucos, sopas e vitaminas).
Ainda que as medidas preventivas sejam essenciais, pode acontecer de ficarmos doentes e precisarmos de algum tratamento para reverter a situação.
É aí que complementaremos o tratamento com os antibióticos naturais. Isto é, os remédios não comprados em farmácias, mas encontrados em casa ou na natureza.
Além de ajudar a combater infecções são diferentes dos sintéticos porque:
Não se esqueça de ler: 10 Antibióticos naturais que não requerem prescrição
O alho é conhecido como o melhor antibiótico e antiviral que existe porque contém cerca de 20 componentes com esta propriedade; além de 40 elementos antibacterianos.
Ele pode ser usado para doenças respiratórias, bem como infecções por fungos.
Ela pertence à mesma família do alho, por isso a sua composição é similar. A cebola é um poderoso antibiótico natural.
Você pode comê-la crua em saladas ou colocá-la sob a cama para “espantar” os vírus (de acordo com a crença popular).
É um remédio ideal para a gripe, bronquite, faringite e, no uso externo, para desinfetar.
Esta raiz amplamente utilizada na alimentação oriental tem várias propriedades, por exemplo, antibacteriana.
O gengibre permite também aumentar a quantidade da flora intestinal e a eliminar micro-organismos prejudiciais à saúde. Por exemplo, a E. Coli (causadora da gastroenterite) ou H. Pylori (que causa úlceras no estômago).
É aconselhável consumir apenas uma pitada de gengibre, seja em pó ou ralado, porque aumenta a temperatura do corpo.
Esta erva contém uma grande quantidade de timol com propriedades antibacterianas. Por exemplo, é utilizada para tratar o vírus da herpes simplex (em extrato ou infusão) e a candidíase (o óleo essencial).
Se você quiser prevenir infecções virais, pode beber chá de erva-cidreira. Uma colher de sopa da planta por copo de água é suficiente. Adoçado com mel.
Em lojas de alimentos naturais você pode obter o extrato desta planta que contém um elemento chamado plumbago. O plumbago atua contra muitos tipos de bactérias e vírus.
A drósera é utilizada para tratar infecções respiratórias, tais como a gripe e resfriados e também a diarreia.
Outra planta com efeitos antibióticos. O extrato da ulmária serve para ajudar a remover as bactérias que causam infecções no trato urinário ou intoxicação alimentar.
Em algumas lojas de produtos naturais você também pode obter as folhas ou flores para consumir em forma de chá.
Tem ação antibacteriana, antifúngica e propriedades antivirais. Sem dúvida, é uma excelente opção. A equinácea estimula o sistema imunológico e ajuda a produzir mais glóbulos brancos.
Você pode consumir esta planta em chás.
Com certeza você usa esse tempero para dar sabor às suas refeições e nem sabe que tem excelentes propriedades antivirais.
O tomilho é um excelente antibacteriano, e ainda que não mate as bactérias, não permite que elas se multipliquem. Ele é usado para desinfetar e curar feridas.
É um poderoso antisséptico natural que pode matar as bactérias que causam o mau hálito (halitose); mas também é adequado para o tratamento de cáries e para aliviar dores e úlceras do estômago causadas pela bactéria H. Pylori.
Outra planta aromática que você usa em seus pratos. O alecrim contém mais de 20 princípios antivirais e 40 antibacterianos.
Se você o consumir em infusão combaterá germes e tratará doenças intestinais ou respiratórias, como também reduzirá a reprodução dos patógenos.
Quer saber mais? Leia: Como plantar em sua casa alecrim, salsa e hortelã
A sálvia é um antibiótico natural usado para tratar doenças respiratórias como a gripe ou a dor de garganta. Assim sendo, você deve preparar um chá:
Você também pode fazer gargarejo em casos de rouquidão, afonia, laringite, faringite ou amigdalite.
O chá de tília serve para acalmar nervos, no entanto, também é um potente antiviral e antibacteriano que pode ajudar a combater infecções.
Além disso, pode usá-la em sacos ou maços, bem como as folhas para fazer um maravilhoso chá e beber quando achar necessário.
NOTA: Estes alimentos e plantas medicinais são somente complementos. Não existem evidências científicas que comprovem a maioria de suas propriedades. Portanto, não deixe de seguir o tratamento médico.