Remédios caseiros que podem baixar a febre

· 8 de junho de 2015
A febre é um indício de que o nosso corpo está enfrentando problemas, por isso é importante prestar atenção aos sintomas correlacionados.

A febre tende a ser um motivo de alarme para as pessoas, especialmente quando ocorre nas crianças que estão passando por algum problema de saúde. Por isso é importante saber como baixar a febre de forma natural.

A febre é mais frequente nas crianças do que nos adultos, pois seu sistema imunológico está em pleno desenvolvimento e não responde com tanta força como na idade adulta.

Uma criança ou um adulto apresenta febre quando sua temperatura é maior do que 37,5 ºc. Assim, este sintoma é uma resposta do corpo quando este não possui anticorpos suficientes e está sendo atacado por vírus, bactérias ou outros micro-organismos.

Através da febre, o organismo mata os invasores em um ambiente cálido nocivo e, em seguida, os expulsa através do suor.

Por isso, a febre somente deve ser considerada como um indício de algum problema de saúde que requer cuidados, especialmente se vier acompanhada de outros sintomas, como a diarreia, convulsões ou dificuldade para respirar.

Muitas pessoas recorrem aos analgésicos e antitérmicos para reduzir a temperatura. No entanto, o consumo excessivo deste tipo de medicamentos pode ter graves efeitos secundários na saúde e, na verdade, em algumas pessoas, esses efeitos podem ser imediatos.

Como agir ante um caso de febre?

Em primeiro lugar, caso haja suspeita de febre, é preciso detectá-la com um termômetro e fazer um monitoramento constante.

Se a febre se mantiver abaixo dos 40ºc, o ideal é repousar e tomar muito líquido.

Vai chegar um momento em que a febre “brotará” em suor e, assim, as toxinas serão eliminadas. Quando isso ocorrer, o ideal é trocar as roupas para não ter contato com as toxinas liberadas.

Se a febre for superior aos 40ºc, é muito importante buscar uma forma de reduzi-la rapidamente e, além disso, é preciso ir ao médico imediatamente. Entretanto, no caso dos bebês com menos de 3 meses é preciso ainda mais atenção, pois a temperatura crítica é de 39,5 ºc.

Tratamentos que ajudam a baixar a febre

Termômetro demonstrando febre alta, por isso é importante saber baixar a febre

Existem vários remédios naturais que reduzem a febre. São soluções fáceis e seguras.

Milefólio (Achillea millefolium)

O Milefólio é uma planta conhecida desde a antiguidade como uma solução para baixar a febre, pois reduz a temperatura corporal e, além disso, possui propriedades digestivas que ajudam a combater parasitas e bactérias.

Sendo assim, recomenda-se preparar uma combinação de Milefólio com menta e sabugueiro.

Cebola

A cebola pode ajudar a baixar a febre

Este remédio de cebola consiste em cortar uma cebola em rodelas e colocá-la no chão. Em seguida, a pessoa com febre pisa na cebola com os pés descalços e permanece assim por meia hora.

Mas, atenção! No caso de utilizar este remédio em crianças, coloque as rodelas nas plantas dos pés e cubra com meias.

Sálvia

Outro bom remédio para regular a temperatura corporal é a sálvia. Assim, ferva uma xícara de água (250ml) e adicione 25g de sálvia fresca, 5g de mel e 3 colheres de suco de limão.

Leia também: 6 propriedades curativas da sálvia

Batata

A batata possui propriedades anti-inflamatórias e enzimas que podem ajudar no tratamento para reduzir a febre. Dessa forma, macere uma batata fria, coloque sobre a testa e deixe agir entre 10 e 15 minutos.

Beber muito líquido

O consumo de líquido pode baixar a febre

Independentemente do método escolhido para baixar a febre, é importante tomar muito líquido, já que o corpo irá se desidratar.

Se possível, beba muita água ou soro, assim como sucos naturais, infusões e caldos.

Leia também: 7 sinais de que você bebe pouca água

Casca de limão e cevada

Este remédio é muito útil para repor líquidos após o “suor” da febre. Dessa forma, verta em um litro de água fervendo a casca de um limão e 2 colheres de cevada. Deixe repousar por 12 horas e consuma durante o dia.