6 propriedades curativas da sálvia

· 20 de fevereiro de 2018
É muito bom ter plantas com propriedades curativas em casa, e a sálvia é uma das melhores escolhas, pois pode nos ajudar em diferentes situações. Descubra a seguir quais são seus principais benefícios.

As propriedades curativas da sálvia são conhecidas desde a antiguidade. Esta planta mediterrânea é útil para muitas situações não apenas devido a sua versatilidade culinária, mas também pelo seu uso na aromaterapia e em tratamentos medicinais.

Você quer descobrir tudo que ela pode oferecer à sua saúde?

Propriedades curativas da sálvia para a sua saúde

1. Aliviar as cólicas menstruais

Mulher com cólicas menstruais

Se você é uma das mulheres que sofre todos os meses com as dores decorrentes da menstruação, as cólicas que se apoderam de seu ventre e as fortes dores de cabeça que acompanham este período, o melhor é optar por utilizar as propriedades curativas da sálvia.

Em forma de infusão ou em cápsulas, você deve ingeri-la nos dias anteriores à menstruação. Você notará que a sálvia exercerá seus efeitos ajudando a fazer com que os sintomas sejam muito mais leves, graças a suas propriedades anti-inflamatórias.

2. Diminui a dor de doenças reumáticas

Por seus grandes efeitos anti-inflamatórios, a sálvia é uma excelente alternativa para tratar doenças reumáticas como a artrite, dado que melhora os sintomas em tempo recorde.

Quando as articulações se inflamam, ter uma planta com propriedades curativas como a sálvia é uma maneira apropriada de afastar a dor decorrente de fazer qualquer atividade, como escrever ou trabalhar no computador, pois seus efeitos anti-inflamatórios se aderem às articulações afetadas de maneira duradoura, e permitem fazer algumas ações sem as limitações que caracterizam esta condição.

3. Melhora a digestão e a acidez

Homem com indigestão

Outra das propriedades curativas da sálvia está no fato de que é uma planta que diminui as flatulências depois de refeições exageradas ou pesadas. Também tem efeitos restauradores para a digestão, fazendo com que o processo ocorra com mais facilidade e reduzindo a chance de indigestão.

Se você sofre de acidez estomacal com frequência, depois de todas as refeições, a sálvia pode ser sua aliada. Consuma-a em forma de infusão para aliviar este sintoma.

4. É antisséptica

Com efeitos antissépticos, a sálvia é a primeira escolha quando se trata de curar alguma ferida, pois suas propriedades ajudam a higienizar lesões abertas e a melhorar a cicatrização, combatendo o acúmulo de bactérias ou parasitas.

Seja uma ferida pequena ou uma relativamente grande, as propriedades curativas da sálvia, com sua ação antisséptica, permitem que a melhoria ocorra rapidamente e sem deixar marcas.

Além disso, conta com efeitos higiênicos e antissépticos em doenças como faringite, gengivite, entre outras da cavidade oral, onde o acúmulo de bactérias é comum.

5. Reduz a glicemia

Reduzir o nível de açúcar no sangue

Diminuir os níveis de glicose no sangue pode ser um desafio complicado de superar com remédios naturais, mas com as propriedades da sálvia isso será mais fácil do que você imaginava, principalmente se esta planta fizer parte dos seus hábitos diários para consumir em jejum.

Para quem sofre de diabetes, esta é uma planta fenomenal para ter em casa, já que, em forma de infusão, ajuda a reduzir os níveis de glicose diariamente sem nenhum tipo de efeito colateral, diferentemente do que acontece com os tratamentos farmacológicos.

6. Melhora a memória

Com o passar dos anos, a memória pode ter seus altos e baixos, e nestes momentos a sálvia pode ser o melhor remédio graças a seus efeitos neuroprotetores e regeneradores da memória.

Além disso, esta planta colabora estimulando o processamento de informação naquelas pessoas que sofrem de Alzheimer, de forma que o esquecimento vai ocorrendo muito mais lentamente do que em condições normais.

Sem dúvida, a sálvia é uma planta com propriedades curativas que vale a pena aproveitar para melhorar a qualidade da sua saúde em todos os sentidos, quando precisar combater diversos tipos de doenças. Experimente!