5 ervas medicinais para aliviar a dor da artrite reumatoide

20 Dezembro, 2019
As plantas medicinais com efeito anti-inflamatório podem ajudar a aliviar a dor da artrite reumatoide. No entanto, é essencial avaliar seus possíveis efeitos colaterais e as doses corretas dos remédios.

As ervas medicinais têm sido usadas desde os tempos antigos como um complemento para aliviar a dor da artrite reumatoide. Embora o tratamento desta doença inclua vários medicamentos, existem algumas plantas anti-inflamatórias que ajudam a controlar seus sintomas.

De fato, cada vez mais pacientes estão interessados ​​nesse tipo de remédio, pois o consideram uma boa opção para evitar episódios graves de dor. No entanto, em muitos casos faltam evidências científicas para apoiar os benefícios que lhes são atribuídos.

Portanto, antes de iniciar o seu consumo, o ideal é consultar o médico para determinar se há possíveis interações com os medicamentos ou, se for o caso, produzam efeitos colaterais. Com isso em mente, analisamos a doença e os remédios fitoterápicos que ajudam.

O que é a artrite reumatoide?

Mão com artrite

A artrite reumatoide (AR) é uma doença autoimune que causa dor e deterioração das articulações. Geralmente afeta ambos lados do corpo e seu desenvolvimento ocorre gradualmente. Assim, se uma articulação for comprometida, a mesma articulação do lado oposto também será afetada.

Devido à evolução de seus sintomas, a doença é considerada crônica. Inclusive, muitos pacientes começam a ter incapacidade de realizar suas tarefas diárias normalmente. Além disso, a dor pode se manifestar de forma intermitente, com episódios alternados de alívio e dor intensa.

Sintomas da artrite reumatoide

Os sintomas da artrite reumatoide podem ser leves ou graves, dependendo do grau de progressão da doença. Geralmente as crises de dor podem ser evitadas quando há um diagnóstico oportuno. Portanto, mesmo que a dor desapareça inicialmente, é aconselhável consultar o médico.

Suas manifestações clínicas incluem:

  • Dor nas articulações em um ou ambos os lados do corpo
  • Inflamação articular
  • Rigidez
  • Perda da função articular
  • Fadiga prolongada

Leia também Cure a artrite reumatoide naturalmente e recupere a sua saúde

Plantas medicinais para aliviar a dor da artrite reumatoide

Remédios naturais à base de plantas são ainda válidos como um complemento para aliviar a dor da artrite reumatoide. Embora a evidência de sua ação seja baseada em dados factuais, muitos pacientes afirmam ter alguma melhora após o consumo.

Assim, se o médico considerar que não há inconvenientes, pode ser uma boa opção para melhorar o tratamento da doença. O mais importante é garantir que estes remédios naturais não tenham efeitos colaterais ou interações.

1. Aloe vera aliviar a dor da artrite

Aloe para artrite

A aloe vera é uma das plantas medicinais mais populares no tratamento de doenças. Conhecida desde a antiguidade por seus benefícios nutricionais, permanece em vigor como remédio alternativo para centenas de doenças. Entre estes, é importante notar que possui um efeito calmante.

Portanto, a aplicação externa do gel retirado do interior da planta pode ajudar a aliviar a dor da artrite reumatoide. Além disso, estimula a circulação e evita problemas de pele como psoríase e alergias.

Como usá-la?

  • Extraia uma quantidade generosa de gel de aloe vera e esfregue-o sobre as articulações com massagens suaves.
  • Repita o tratamento todas as noites antes de dormir.

2. Unha de gato

Unha de gato

Devido às suas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas a unha do gato pode ajudar a aliviar a dor da artrite reumatoide. De fato, de acordo com dados da Arthritis Foundation, um estudo mostrou que esta pode fornecer benefícios na redução da inflamação desta doença.

Como usá-la?

  • Existem várias maneiras de tirar proveito dos benefícios desta planta. Primeiro, pode-se obtê-los com a utilização de extratos ou pomadas para uso externo.
  • Por outro lado, você também pode preparar uma infusão com uma colher de chá da planta em um copo de água fervente. Que é tomada duas vezes por dia.
  • Finalmente, pode ser comprada em comprimidos ou cápsulas, que são tomadas conforme as instruções da embalagem.

3. Gengibre

Gengibre em pó

Um dos melhores tratamentos naturais para reduzir os sintomas da artrite é, sem dúvida, o gengibre. Devido à sua contribuição de gingerois, possui um efeito anti-inflamatório que reduz o inchaço, a rigidez e a dor. Inclusive, estudos sobre a sua ação em doentes com AR revelaram resultados promissores.

Como usá-lo?

  • A maneira tradicional de consumir essa especiaria é através de um chá. Sua elaboração é muito simples: uma colher de chá em um copo de água fervente. Que é tomado 2 ou 3 vezes ao dia.
  • Agora, também está disponível em suplementos e comprimidos. Além disso, seu óleo pode ser usado topicamente sobre a área afetada.

Descubra também: 6 alimentos para o café da manhã que ajudam a melhorar a artrite reumatoide

4. Chá verde para aliviar a dor da artrite

Azeite de oliva para artrite

Embora tenha se tornado popular por suas propriedades de emagrecimento, o chá verde acaba sendo um bom aliado para controlar a dor da artrite reumatoide. Isto se deve ao seu conteúdo de antioxidantes e compostos anti-inflamatórios que ajudam a proteger as articulações.

Como usá-lo?

  • Pode ser tomado como uma bebida, comprimidos ou tinturas. A dose deve ser supervisionada por um médico.

5. A casca de salgueiro

Pau de canela

Esta planta medicinal é uma das mais conhecidas no combate à inflamação. Seus extratos contêm agentes analgésicos e anti-inflamatórios que ajudam a aliviar a dor. Portanto, desde os tempos antigos, tem sido utilizada como aliada contra problemas articulares, dores de cabeça ou dores cervicais, entre outras.

Como usá-la?

  • Em primeiro lugar você pode preparar um chá com uma colher de chá da planta em um copo de água. O ideal é tomá-lo duas vezes por dia.
  • Logo, a segunda opção é comprá-la em comprimidos ou suplementos (que serão tomados de acordo com as indicações do produto).

Cuidado: Não deve ser tomado em excesso. Uma overdose pode causar erupções na pele e outras manifestações de inflamação. Além disso, não deve ser tomado em caso de alergia à aspirina ou se estiver seguindo um tratamento com anticoagulantes.

Para ter em conta!

Finalmente, a fitoterapia teve mais aceitação entre os médicos nos últimos anos. Por isso, alguns podem sugerir certas plantas como um complemento para controlar a dor da artrite. No entanto, estas não substituem os medicamentos prescritos. Além disso, seus possíveis efeitos indesejados devem ser avaliados previamente.

 

  • Choudhary, M., Kumar, V., Malhotra, H., & Singh, S. (2015). Medicinal plants with potential anti-arthritic activity: Journal of Intercultural Ethnopharmacology. https://doi.org/10.5455/jice.20150313021918
  • Sandoval, M., Okuhama, N. N., Zhang, X. J., Condezo, L. A., Lao, J., Angeles, F. M., … Miller, M. J. S. (2002). Anti-inflammatory and antioxidant activities of cat’s claw (Uncaria tomentosa and Uncaria guianensis) are independent of their alkaloid content. Phytomedicine. https://doi.org/10.1078/0944-7113-00117
  • Funk, J. L., Frye, J. B., Oyarzo, J. N., Chen, J., Zhang, H., & Timmermann, B. N. (2016). Anti-inflammatory effects of the essential oils of ginger (Zingiber officinale Roscoe) in experimental rheumatoid arthritis. PharmaNutrition. https://doi.org/10.1016/j.phanu.2016.02.004
  • Singh, R., Akhtar, N., & Haqqi, T. M. (2010). Green tea polyphenol epigallocatechi3-gallate: Inflammation and arthritis. Life Sciences. https://doi.org/10.1016/j.lfs.2010.04.013
  • Chrubasik, J. E., Roufogalis, B. D., & Chrabasik, S. (2007). Evidence of effectiveness of herbal antiinflammatory drugs in the treatment of painful osteoarthritis and chronic low back pain. Phytotherapy Research. https://doi.org/10.1002/ptr.2142
  • Shara, M., & Stohs, S. J. (2015). Efficacy and Safety of White Willow Bark (Salix alba) Extracts. Phytotherapy Research. https://doi.org/10.1002/ptr.5377