6 alimentos para o café da manhã que ajudam a melhorar a artrite reumatoide

7 de fevereiro de 2019
Graças às propriedades anti-inflamatórias de alguns alimentos é possível favorecer o controle da inflamação provocada pela artrite e ao mesmo tempo proteger as articulações do desgaste.

A artrite reumatoide é uma patologia crônica e dolorosa. Se caracteriza pelo enfraquecimento das articulações e dos tecidos conjuntivos. Além disso, é uma das doenças inflamatórias autoimunes que tendem a afetar a qualidade de vida dos que sofrem delas.

Seu sintoma principal é uma sensação de rigidez e dor articular que, conforme se agrava, causa limitações na habilidade de movimento e deformações notórias.

Embora em cada pessoa se desenvolva de forma diferente, e em diferentes partes do corpo, a maioria tem que lidar com dores recorrentes devido à inflamação.

Por sorte, graças às propriedades de alguns alimentos, muitas dessas reações podem ser minimizadas, melhorando os efeitos do tratamento para amenizar o problema.

Além disso, é bom saber que pode-se adicionar à alimentação algumas fontes importantes de nutrientes que ajudam a combater essa condição.

Considerando que muitos estão interessados ​​em saber quais são, a seguir revelamos os 6 melhores.

Não deixe de experimentá-los!

Alimentos que você pode incluir no seu café da manhã para melhorar a artrite reumatoide

1. Bagas

As bagas podem ajudar a melhorar a artrite reumatoide

A maioria das frutas são saudáveis para os pacientes com artrite reumatoide. No entanto, entre as mais recomendadas, vale a pena mencionar de forma especial as bagas ou frutas vermelhas.

Essa categoria é uma das principais fontes de antioxidantes e componentes anti-inflamatórios. Após serem absorvidos pelo organismo, facilitam o alívio dos sintomas dessa doença.

Graças ao seu alto teor de vitamina C, um nutriente antioxidante, ajuda a melhorar a produção do colágeno para o fortalecimento dos ligamentos e tendões.

Além disso, contém antocianinas e carotenoides, duas poderosas substâncias medicinais que controlam o nível de inflamação desencadeado pelos radicais livres.

Portanto, é benéfico consumir no café da manhã:

  • Morangos
  • Cerejas
  • Amoras
  • Mirtilos
  • Uvas
  • Ameixas

Pode te interessar: 7 benefícios que a amora pode oferecer

2. Cereais integrais

Os cereais integrais são um tipo de alimento muito recomendado para as pessoas que estão lutando contra os sintomas da artrite reumatoide.

São fontes naturais de carboidratos complexos e fibras. Além disso, são grandes aliados para combater a inflamação, acalmar a dor, e a sensação de rigidez.

Também contam com propriedades digestivas e desintoxicantes. Estas, ao fazerem efeito, facilitam o alívio das toxinas que se retém no cólon.

Além disso, seu fornecimento significativo de selênio controlam os desequilíbrios inflamatórios e, ao mesmo tempo, ajuda a regular os líquidos do organismo.

3. Sementes de linhaça

As sementes de linhaça podem ajudar a melhorar a artrite reumatoide

As sementes de linhaça se popularizaram em todo o mundo por serem um complemento saudável para perder peso, pois prolongam a sensação de saciedade e por melhorarem as funções cardíacas.

Além de benefícios tão importantes, é bom saber que também é um alimento muito bom para as pessoas com transtornos inflamatórios como a artrite.

Isso se deve ao seu alto teor de vitamina E e ácidos graxos ômega 3, cuja assimilação exerce um efeito anti-inflamatório nas articulações.

Portanto, não hesite me consumi-las em bebidas, biscoitos e outras receitas saudáveis para o café da manhã.

4. Suco de kiwi

O suco natural de kiwi proporciona ao organismo quantidades significativas de vitamina C. Este é um poderoso antioxidante cuja síntese é determinante para proteger o colágeno que mantém as cartilagens em bom estado.

Este nutriente, além disso, facilita o processo de limpeza do sangue e também favorece a remoção do excesso de substâncias nocivas como as toxinas e o ácido úrico.

Cabe destacar que também tem quantidades elevadas de fibra dietética, um nutriente importante para ter uma boa saúde metabólica e digestiva.

5. Azeite de oliva extra virgem

O azeite de oliva extra virgem pode ajudar a melhorar a artrite reumatoide

Embora muitos prefiram consumir o azeite de oliva em outros momentos do dia, é bom saber que suas gorduras saudáveis são muito benéficas quando ingeridas na primeira refeição da manhã.

Ingeri-lo no café da manhã, seja por si só ou com pães, proporciona ao corpo uma quantidade significativa de ácidos graxos ômega 3 e antioxidantes que, ao serem absorvidos, favorecem o controle do nível de inflamação.

Além disso, é uma grande fonte de energia para o organismo. Após ingeri-lo, fortalece as funções do metabolismo.

Leia também: Pão com azeite de oliva, uma combinação perfeita

6. Banana

A banana é uma fruta que sacia e proporciona energia. Ao ser ingerida no café da manhã, contribui para manter o organismo satisfeito e ativo ao longo do dia.

Além disso, devido à sua alta concentração de potássio, magnésio, e outros minerais essenciais torna-se benéfica para os que sofrem de artrite. Isso se deve ao fato de que ajuda a regular a inflamação e a retenção de líquidos nos tecidos.

Embora o tratamento da artrite reumatoide deva incluir outros hábitos saudáveis, é bom levar em consideração estes alimentos como complemento para manter os sintomas sob controle. Portanto, inclua-os no café da manhã e descubra quão bons eles são para manter o seu bem-estar.

  • Secretaría de Salud. (2010). Diagnóstico y Tratamiento de Artritis reumatoide del Adulto. Instituto Mexicano De Seguro Social.
  • Sánchez-Ramón, S., López-Longo, F. J., & Carreño, L. (2010). Interleucinas en la fisiopatología de la artritis reumatoide: más allá de las citocinas proinflamatorias. Reumatologia Clinica. https://doi.org/10.1016/j.reuma.2010.11.010
  • Smolen, J. S., Aletaha, D., Koeller, M., Weisman, M. H., & Emery, P. (2007). New therapies for treatment of rheumatoid arthritis. Lancet. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(07)60784-3