Batida de aveia, abacaxi e canela para fortalecer os ligamentos e tendões do joelho

14 Setembro, 2020
O abacaxi, a canela e a aveia têm propriedades digestivas e anti-inflamatórias que são úteis para aliviar certos incômodos. Por isso, vamos combinar estes três ingredientes em uma mesma bebida refrescante.

Essa batida de aveia, abacaxi e canela não apenas é uma bebida deliciosa, que você pode saborear no café da manhã ou no lanche da tarde, pois também é uma receita para favorecer a saúde dos ligamentos, tendões e articulações.

Os ingredientes dessa batida têm propriedades anti-inflamatórias que são muito favoráveis para aliviar certos incômodos, principalmente quando são frequentes.

Batida de aveia, abacaxi e canela para fortalecer os joelhos

Os joelhos são uma das regiões mais complexas das articulações, desempenham um papel muito importante e, embora ninguém esteja isento de sofrer acidentes, deterioração ou doenças, uma dieta saudável e a prática de exercícios são dois pilares que ajudam a mantê-los saudáveis.

A batida de aveia, abacaxi e canela é uma bebida rica em vitaminas, minerais e outros nutrientes essenciais que contribuem para fortalecer as articulações e evitar o seu desgaste. Além disso, é uma fonte de carboidratos e fibras.

Seus principais benefícios para a saúde dos joelhos se devem ao seu alto teor de fósforo, magnésio e cálcio, três minerais que fortalecem a saúde óssea e articular.

Também se destaca a bromelina presente no abacaxi, uma enzima que participa da digestão das proteínas, reduzindo o mal-estar abdominal e a inflamação. Pode ser eficaz como um anti-inflamatório analgésico para reduzir a dor ou a artrite.

Por outro lado, a canela oferece um composto orgânico chamado cinamaldeído, ao qual são atribuídas qualidades anti-inflamatórias e que ajudam a reduzir a pressão arterial.

Batida de aveia, abacaxi e canela

Essa batida de aveia, abacaxi e canela é uma bebida que ajuda a saciar o apetite, por isso pode ser muito útil para mitigar a ansiedade por comida entre as refeições. Isso pode ajudar você a evitar o consumo de snacks não saudáveis, doces e outros alimentos prejudiciais e manter um peso saudável.

Além dos ingredientes que já mencionamos anteriormente, também iremos utilizar um pouco de mel, laranja e amêndoas para tornar o sabor dessa bebida ainda mais único.

Ingredientes

  • 1 abacaxi
  • Mel (a gosto)
  • 1 xícara de água (250 ml).
  • 1 xícara de aveia instantânea (50g)
  • 1/2 colher de sopa de canela em pó (5g)
  • 1 copo de suco natural de laranja (250 ml)
  • 4 colheres de sopa de amêndoas trituradas (40g)

Modo de preparo

  • Para começar, descasque o abacaxi, corte-o em cubos e leve-o ao liquidificador.
  • Em seguida, coloque a água com mel para ferver e cozinhe a aveia a fogo lento por alguns minutos.
  • Quando estiver pronta, leve-a ao liquidificador.
  • Bata tudo por alguns instantes e incorpore o suco natural de laranja, as amêndoas trituradas e a canela.

Nota importante: como você vai usar alimentos cítricos, lembre-se de não misturar laticínios porque eles “cortam” o preparo. Em vez disso, você sempre pode usar bebidas à base de plantas, como leite de amêndoa ou aveia.

A batida de aveia é um complemento saudável

Manter uma dieta saudável, que inclua alimentos nutritivos e com propriedades anti-inflamatórias, pode ser benéfico para a saúde geral do corpo, e também é conveniente caso sofra com incômodos como dores articulares, retenção de líquidos e afins.

No entanto, nenhuma receita, por si só, pode ser capaz de curar o incômodo ou proporcionar um alívio absoluto. Em todo caso, até podem contribuir para o alívio, mas apenas se forem incluídas como parte de um estilo de vida saudável.

Consulte seu médico para saber o que é mais recomendável para o seu caso e siga as instruções. Por outro lado, lembre-se de que você deve manter um estilo de vida ativo, já que o sedentarismo é uma das causas mais comuns de vários tipos de doenças.

  • Elena Piñeiro. (2015). La bromelina de la piña, nuevo complemento dietético. Fundación Erosky. Retrieved from http://www.consumer.es/web/es/alimentacion/tendencias/2009/07/16/186554.php
  • Tomassi, G. (2002). Fosforo: un nutriente esencial en la dieta humana. Informaciones Agronomicas, (47), 1–3. https://doi.org/10.1109/TBME.2008.2011561
  • Health Link BC. (2014). Food Sources of Calcium and Vitamin D. British Columbia68e(68), 1–2. Retrieved from http://www.healthlinkbc.ca/healthfiles/bilingua/spanish/hfile68e-S.pdf