Sementes de linhaça: benefícios do consumo regular

14 Janeiro, 2020
Por serem ricas em fibras, as sementes de linhaça podem ajudar a evitar a prisão de ventre e limpar o intestino. Devemos evitar consumi-las em caso de diverticulite, já que pode causar incômodos.
 

Você sabia que as sementes de linho são uma das escolhas mais saudáveis e mais nutritivas que temos disponíveis atualmente?

Você pode encontrá-las em supermercados e lojas naturais, elas também são conhecidas como linhaça.

Elas são ricas em fibras alimentares e ômega 3, além de fácil de consumir diariamente.

Explicaremos algumas das coisas que estas sementes podem fazer por você e como deve utilizá-las. Certamente você irá se interessar!

A importância de incluir sementes na dieta

sementes-cereais

Quais tipo de sementes costuma consumir ao longo do dia? Muita gente ainda não está acostumada a consumi-las.  E por que é tão importante adicioná-las na dieta?

Bom, aqui vão alguns fatores:

  • Oferecem energia;
  • Contêm carboidratos complexos, de forma que liberam esses carboidratos pouco a pouco no organismo; evitando o ganho de peso, bem como oferecendo uma sensação de saciedade;
  • Eliminam toxinas e resíduos;
  • Oferecem proteínas de origem vegetal;
  • São uma fonte muito benéfica e natural de fibras;
  • Regulam a prisão de ventre;
  • São antioxidantes;
  • Melhoram a saúde da pele;

Que tipo de semente é mais adequado para consumir de forma regular?

 
  • Sementes de linhaça;
  • Sementes de amaranto;
  • Sementes de chia;
  • Sementes de girassol;
  • Sementes de gergelim;
  • Sementes de abóbora;
  • Sementes de cânhamo;
  • Sementes de romã;
  • Sementes de cominho;
  • Sementes de uva;

Conheça 8 benefícios curativos das sementes de uva

Benefícios das sementes de linhaça

Linhaça

1. Têm propriedades nutricionais

  • São ricas em ácidos graxos poli-insaturados ômega 3 (75%) e ômega 6 (25%);
  • Dispõem de enzimas digestivas;
  • Além disso, contém vitamina E e vitaminas do complexo B;
  • Seus minerais mais importantes são o iodo, o ferro, o zinco, o magnésio, o cálcio, o fósforo, o potássio, o silício e o cobre;

2. Melhoram a digestão e ajudam a controlar o peso

Sementes de linho para o cólon

  • Graças as duas enzimas digestivas é possível digerir melhor os alimentos, assim como melhorar o trânsito intestinal;
 
  • Graças a sua quantidade de fibra solúvel, oferece saciedade e evita-se tanto a retenção de líquido quanto a prisão de ventre;
  • Tudo isso, somado a sua ação desintoxicante, faz das sementes de linhaça um complemento adequado para as dietas de emagrecimento;

3. Sementes muito interessantes para a saúde da mulher

  • As sementes de linhaça têm grande quantidade de fibras dietéticas e, além disso, são a fonte vegetal mais rica que se conhece de ácidos graxos ômega 3.
  • Além disso, essas sementes contêm estrogênios frágeis, excelentes para prolongar o período menstrual por mais tempo, já que aumentam o número de transportadores de estrogênios.
  • As sementes de linhaça são ricas em um tipo de fitoquímico chamado ligano, que atua como potente anticancerígeno para prevenir tumores de mama, cólon ou de pulmão.

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4. Adequadas para a saúde dos intestinos e para evitar a prisão de ventre

  • A composição das sementes de linhaça tem, como já sabemos, um alto nível de fibras dietéticas muito efetivas para prevenir a prisão de ventre.
  • A saber, no caso de pessoas que sofrem de diverticulite não será adequado consumir sementes de linhaça. A razão? As pequenas sementes podem ficar alojadas nas pequenas bolsas inflamadas do intestino e causar muitos incômodos.
 

5. Cuida da pele e do cabelo

  • Pessoas que sofrem de problemas dermatológicos como a psoríase ou os eczemas se beneficiarão muito ao usar o óleo de linhaça. Basta aplicá-lo todas as noites e deixar que atue enquanto dorme.
  • Costuma passar por dias em que a caspa atrapalha tudo? Não se preocupe. Nesse caso, o óleo de sementes de linhaça também pode ajudar a eliminar a caspa do cabelo. Basta colocar duas gotas na cabeça e massagear.

Como consumir as sementes de linhaça?

  • Trituradas: basta colocar as sementes de linhaça em um moedor de café para que fiquem bem finas e trituradas. Dessa forma, o ideal é tomar 1 colher de sopa (25 g) misturada a pães, sanduíches, saladas, sucos naturais, iogurtes, sopas. É recomendável triturá-las porque, dessa forma, quebramos sua casca exterior e nos beneficiamos melhor de suas enzimas naturais.
  • Além disso, pode-se consumir sementes de linhaça fervidas em um copo de água. Nesse sentido, basta colocar uma colher de sopa de sementes de linhaça para ferver em uma xícara de água. Assim que a água ficar um pouco pastosa, estará pronta. Ademais, se tomá-la pela manhã, ajudará a evitar a prisão de ventre.
 
  • Miriam Al Adib Mendiri [Internet]. 2017. Autocuidados para prevenir las consecuencias del exceso de estrógenos y la inflamación. [Consultado el 15/12/2018]. Disponible en: https://miriamginecologia.com/blog/autocuidados-para-prevenir-las-consecuencias-del-exceso-de-estrogenos-y-la-inflamacion/
  • Ostojich Cuevas Zoitza, Sangronis Elba. Caracterización de semillas de linaza (Linum usitatissimum L.) cultivadas en Venezuela. ALAN  [Internet]. 2012  Jun [citado  2018  Dic  15] ;  62( 2 ): 192-200. Disponible en: http://www.scielo.org.ve/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-06222012000200014&lng=es