Cure a artrite reumatoide naturalmente e recupere a sua saúde

· 10 de abril de 2018
Para aliviar os sintomas da artrite reumatoide é muito importante eliminar o excesso de toxinas do nosso corpo e, ao mesmo tempo, cuidar do nosso bem-estar emocional.

Descubra neste artigo qual é o tratamento proposto pela medicina natural para curar a artrite reumatoide naturalmente a partir de diferentes pontos de vista.

Segundo a medicina convencional, a artrite reumatoide é uma doença autoimune que causa inflamação generalizada e não tem cura.

No entanto, existem tratamentos preventivos e paliativos que podem melhorar muito a qualidade de vida dos pacientes afetados.

O que é a artrite reumatoide?

Artrite reumatoide

A artrite reumatoide é uma doença autoimune caracterizada por dor, inflamação, rigidez e perda da função das articulações do nosso corpo (dedos, cotovelos, joelhos, etc.).

  • Nas doenças autoimunes, é o nosso próprio organismo que se ataca como se fosse um agente patogênico.
  • Isso causa danos nas células e tecidos saudáveis ​​que, a longo prazo, afetam a saúde geral. Pode prejudicar, por exemplo, o sangue, o coração ou o sistema nervoso.

Como curar a artrite reumatoide naturalmente

Abaixo detalhamos os 5 princípios em que se baseia o tratamento natural da artrite reumatoide: a purificação de toxinas, a dieta, o sistema imunológico, o alívio da inflamação e o equilíbrio das emoções.

Eliminação de toxinas

Bactérias

A base para o tratamento natural parte do princípio que o paciente com artrite reumatoide tem um excesso de toxinas no corpo. Portanto, o primeiro passo deve ser realizar uma depuração que facilite a função de limpeza do fígado, dos rins, da pele e do intestino.

Existem diferentes tipos de depuração, entre as quais podemos escolher a que preferirmos:

  • Dieta baseada em alimentos desintoxicantes: alho, cebola, limão, toranja, etc.
  • Plantas medicinais depurativas: dente de leão, boldo, bardana, cardo de leite, etc.
  • Sucos, caldos e batidas desintoxicantes.

Intolerâncias alimentares

Há cada vez mais e mais intolerâncias alimentares devido à má qualidade dos alimentos, maus hábitos e muitos outros fatores.

No entanto, na pessoa que sofre de artrite reumatoide, devemos sempre descartar uma possível intolerância alimentar.

Não que em todos os casos seja uma alergia forte, mas pode ser uma sensibilidade que, a longo prazo, nos deixa doentes.

As intolerâncias alimentares mais comuns são ao glúten ou à lactose. A pessoa pode não sentir um efeito imediato ao consumir este tipo de alimento. No entanto, você pode ter diferentes distúrbios digestivos, como azia ou gases.

  • A solução passa por fazer os exames relevantes ou parar de consumir esses alimentos por um mês.
  • Se ao comermos novamente esses alimentos depois desse período sentirmos que nossa saúde piora, a intolerância será mais do que provável.

Remédios imunorregulatórios

Alimentação saudável

Como esta patologia tem um padrão de doença autoimune, devemos buscar remédios para equilibrar o sistema imunológico. Ao tomar estes suplementos, conseguiremos uma cura gradual, mas profunda:

  • Ácidos graxos ômega 3 e ômega 6
  • Antioxidantes (vitaminas C e E, betacarotenos, flavonoides, selênio e zinco)
  • Cartilagem de tubarão
  • Eucalipto
  • Raiz de astrágalo
  • Líquen da Islândia
  • Unha de gato
  • Shiitake
  • Maitake
  • Reishi

Banhos anti-inflamatórios

Para acalmar a inflamação geral que afeta tanto as articulações quanto os diferentes órgãos, podemos recorrer a banhos medicinais.

  • Se tivermos a oportunidade de ir a um spa, recomendamos as águas sulfurosas (fontes termais). Estas têm um efeito anti-inflamatório e depurativo muito benéfico para este tipo de artrite.
  • Nós também podemos preparar em casa nossos próprios banhos de cura com bicarbonato de sódio ou sulfato de magnésio. Quando ficamos na água por pelo menos meia hora, notamos uma grande sensação de alívio e bem-estar.

Questões emocionais

Mulher com problemas emocionais

Na medicina natural sempre leva-se em consideração os fatores emocionais que podem influenciar, desencadear ou agravar uma doença. Equilibrar nossos sentimentos pode nos ajudar a melhorar, em grande medida, uma patologia à qual temos uma predisposição.

No caso da artrite reumatoide, o perfil da pessoa afetada é geralmente o de alguém que passou por situações difíceis e dolorosas. Sua personalidade é bastante amável e pacífica.

origem do conflito, por sua vez, pode estar em um abuso psicológico que o paciente afetado sofreu por alguém ao seu redor.

A pessoa com esse tipo de artrite é incapaz de expressar o que sente e fica bloqueada por um ressentimento que está oculto nas profundezas de seu ser.

Ele prefere ajudar os outros do que enfrentar seu próprio episódio traumático.