6 lugares do corpo excelentes para fazer massagem

· 19 de fevereiro de 2017
Mesmo que sejam áreas pouco escolhidas pelos especialistas, a verdade é que as massagens nestas áreas do corpo podem nos trazer vários benefícios.

Quando pensamos em uma massagem, automaticamente nos vem à mente retirar os nós e contraturas da coluna e dos ombros.

No entanto, podemos desfrutar de todos os benefícios de uma massagem se a praticarmos nas áreas adequadas.

Quer saber quais são? Então continue lendo este artigo!

Massagem integral para melhorar a qualidade de vida

massagem integral

Eliminar o tão conhecido estresse, reduzir as dores posturais, retirar a ansiedade ou mesmo diminuir o acúmulo de líquidos… estas são somente algumas das vantagens das massagens.

Mesmo que seja verdade que é preciso estudo e prática para massagear outra pessoa, pelo menos podemos melhorar nossa qualidade de vida com certos movimentos. 

Para fazer uma massagem integral, como primeira medida, precisaremos de comodidade. Isso quer dizer que tanto o quarto como a cama ou cadeira terão que ser agradáveis. Se possível, com pouca luz e nada de ruídos externos.

Além disso, é necessário que a temperatura seja adequada para quem receberá a massagem.

  • Você pode ambientar o lugar com algumas velas ou incensos (se a pessoa não for alérgica nem se incomodar com os cheiros fortes).
  • Muitos optam pela música ambiente. Escolha canções sem letra, somente instrumental e do tipo para relaxar ou meditar. Também podem ser usados temas que imitem a natureza (chuva, ondas do mar, cascatas, pássaros, etc.).

Além disso, você precisará de óleos para massagens. São muito fáceis de serem obtidos, porque são vendidos em lojas especializadas.

Consulte se a pele de quem receberá a massagem é sensível ou se necessita de algum tipo especial de óleo. Os mais suaves são o de amêndoas e o de jojoba (ou você pode tentar o óleo de bebê).

As toalhas são essenciais, principalmente se estiverem quentes. Para isso use o forno ou um aquecedor especial.

O importante é que sejam usadas para cobrir a pessoa que irá receber a massagem e também para aumentar a temperatura caso tenha os pés ou as mãos frias. Ao finalizar, também precisará de toalhas limpas para retirar o excesso de óleo.

Não se esqueça de ler: 5 coisas surpreendentes que geram ansiedade 

Onde deveríamos massagear?

Muito além de que possamos precisar de massagens por motivos médicos, o ideal seria uma sessão de 30 ou 45 minutos. Podemos nos livrar das dores que nos afetam no dia a dia, deitados na cama de um centro de estética ou spa. 

Mas, você sabia que existem zonas do corpo que os especialistas não costumam massagear? Nem nós mesmos damos importância a certas áreas quando tentamos eliminar os incômodos.

Uma vez que você as conheça e trabalhe com elas, nada será como antes. Você se sentirá muito mais aliviado, relaxado e feliz!

Preste muita atenção a estes 6 pontos que são excelentes para fazer e receber massagens.

1. Coroa da cabeça

Mais da metade das pessoas no Ocidente afirma estar muito cansada quando termina a jornada de trabalho.

Uma massagem na cabeça (mais precisamente na coroa) produz uma sensação mais do que agradável porque relaxa os músculos do crânio e ao mesmo tempo ativa a circulação sanguínea.

2. Rosto

Massagem no rosto

Não só serve para parecermos mais jovens, pois tensiona a pele, mas também nos ajuda a relaxar. Caso você tenha muito estresse ou esteja muito ansioso, recomendamos este tipo de massagem.

Também pode ser útil para acabar com o cansaço diário e para um momento de preocupação ou tensão. 

3. Crânio

Já comentamos que massagear a coroa é mais do que benéfico para a saúde. No entanto, não é única parte da cabeça que podemos trabalhar para nos sentirmos bem.

Além disso, se pensarmos que o estresse acumulado gera problemas de saúde e provoca depressão, vale a pena fazer algo para reduzi-lo.

  • Uma massagem na parte alta da cabeça (entre a glabela e a coroa) é ideal para aqueles que têm que pensar muito em seus trabalhos.
  • Também é perfeita antes de fazer uma prova ou em empregos que requerem muita concentração e horas em frente a uma tela de computador.
  • Serve para liberar as tensões, aliviar o mau humor e melhorar o sono. Realmente espetacular!

4. Orelha

Massagem na orelha

Trata-se de uma técnica como poucas para conseguir o tão ansiado relaxamento. Você sabia que uma das causas de estresse é o ruído que escutamos diariamente quando vivemos em uma grande cidade?

As buzinas, os gritos e inclusive a música alta ouvida com fones de ouvido nos provocam cansaço e ansiedade adicionais aos problemas.

Em lugar disso, o silêncio tranquiliza a mente, evita os pensamentos negativos e reduz o gasto energético cerebral. Assim, é mais fácil dormir à noite ou pensar em coisas boas.

A massagem terá que ser realizada por detrás das orelhas, com movimentos circulares, e depois movendo o lóbulo no sentido horário.

Quer conhecer mais? Leia: Você conhece a massagem facial feita com uma colher? Descubra seus efeitos incríveis!

5. Ponta dos dedos

Não costumamos fazer massagens nos dedos a menos que estes doam. E esse é um grande erro! As pontas dos dedos são um dos lugares mais resistentes que temos no corpo, mas são sensíveis e precisam de atenção e cuidado.

Estão tão repletas de terminações nervosas que devem ser relaxadas mediante uma técnica de pressão. Ideal para aqueles que trabalham todo o dia com o teclado.

6. Glúteos

É uma das áreas mais esquecidas, já que as massagens “chegam” até as coxas ou até o cóccix. Não somente é prazeroso, como também ajuda a aliviar certos incômodos por passarmos muitas horas sentados.

E lembre que, no caso de áreas lesionadas, é sempre aconselhável que a massagem seja realizada por um especialista.

As dicas foram úteis pra você? Sendo assim, não deixe de ler nossos próximos artigos.

Field, T. (2002). Massage therapy. Medical Clinics of North America. https://doi.org/10.1016/S0025-7125(03)00078-6