3 infusões para aliviar os sintomas da gripe

27 de maio de 2019
No caso de optar pela infusão de gengibre é importante consultar o especialista, pois pode ser contraproducente se você estiver fazendo outros tratamentos.  

Há muitas pessoas que procuram complementar os tratamentos médicos para aliviar os sintomas da gripe com alternativas naturais. No caso de gripes ou resfriados o tratamento é sintomático, e o médico escolherá a alternativa mais adequada, buscando aliviar o muco e o desconforto.

Nesse sentido, podemos usar infusões que nos ajudam a aliviar os sintomas junto com o tratamento usual. Nós lhe contamos!

O que é a gripe?

A gripe provoca congestão

A gripe é uma doença causada por um grupo de vírus conhecido como vírus da gripe ou influenza. Existem três tipos de vírus influenza: A, B e C. A maioria das epidemias de gripe são devidas ao vírus da gripe tipo A, enquanto o tipo B causa epidemias menos extensas e uma doença mais leve. Quanto ao tipo C, é menos frequente e transitório.

O vírus da gripe é transmitido de pessoa para pessoa, geralmente através de secreções respiratórias pela tosse e pelo espirro. É, portanto, uma doença infecciosa aguda que afeta o sistema respiratório, e também produz uma série de sintomas gerais característicos, como:

  • Dor de cabeça
  • Febre
  • Sintomas respiratórios como tosse, dor de garganta e congestão nasal.
  • Sintomas digestivos
  • Mal-estar generalizado.

Embora geralmente seja uma doença autolimitada e leve, pode se tornar mais grave. Em pacientes idosos ou com doenças crônicas, respiratórias ou outras, esta doença pode se tornar perigosa. Como sua origem é viral, o uso de antibióticos é totalmente contraindicado, aumentando o risco de complicações como a resistência.

Como podemos prevenir a gripe?

Existem várias dicas que podemos oferecer para evitar essa doença tão comum nos dias de inverno. Assim então, consumir vitamina C periodicamente é bom para fortalecer nosso sistema imunológico. Desta forma, nosso corpo está preparado para enfrentar diferentes microrganismos infecciosos.

Além disso, existe uma vacina contra o vírus da gripe. Essa vacina tem a particularidade de ser sintetizada anualmente com vírus inativados, dependendo do tipo ou tipos de vírus responsáveis ​​pela epidemia do último inverno. É recomendado para pessoas de alto risco, como pessoas com mais de 65 anos de idade, doenças respiratórias, ou pessoal da área de saúde.

Com esta vacina obtém-se proteção entre 50 e 80% da infecção contra o vírus. Os protocolos de vacinação geralmente começam entre setembro e novembro, dependendo do aparecimento dos primeiros casos e da evolução do vírus.

Às vezes, também é proposto prevenir a gripe com a administração de um medicamento antiviral. Este tipo de medicamento funciona melhor se começar a ser administrado imediatamente após a pessoa adoecer, ou seja, dois dias após o início da doença.

Leia ademais: 7 formas naturais de criar defesas para evitar doenças respiratórias e gripe

Como podemos aliviar os sintomas da gripe?

Gripe dá febre

Além do tratamento convencional, abaixo explicamos 3 infusões que podem ajudar a aliviar alguns sintomas da gripe, para se conviver melhor com ela nos dias em que é mais aguda.

1. Infusão com sabugueiro

Por causa de seu conteúdo de vitamina C, essa infusão é um bom aliado para aliviar os sintomas da gripe, como os vistos acima. Por outro lado, a vitamina C fortalece o sistema imunológico e tem propriedades antioxidantes.

Além disso, o sabugueiro possui sambunigrina, um princípio ativo que tem um grande poder anti-inflamatório, por isso é útil para tratar os sintomas de gripe comuns e o resfriado comum. Além disso, contém também uma outra substância ativa conhecida como sambucina. Este princípio ativo favorece a eliminação de líquidos.

No entanto, deve ser evitada durante a gravidez e lactação. As flores e os frutos dos mais velhos não são tóxicos, mas as outras partes da planta são, como o caule, a casca, as raízes, as folhas, e os frutos imaturos.

Você também pode estar interessado em ler: 5 óleos medicinais que você pode usar contra a congestão nasal

2. Chá com limão

Chá com limão para aliviar os sintomas da gripe

Como no caso do sabugueiro, o limão contém uma grande quantidade de vitamina C, muito útil tanto na prevenção quanto no tratamento dos processos gripais. Além de aumentar as defesas, possui propriedades antissépticas. Seu efeito diurético ajuda a eliminar toxinas durante o processo de gripe.

Para prepará-lo você precisa de:

    • Uma xícara de água fervente
    • 1 saquinho de chá de limão
    • 1 limão espremido
    • Mel a gosto para adoçar.

3. Infusão com raiz de gengibre

Essa raiz é bem conhecida por suas propriedades benéficas para a saúde. Tem propriedades antivirais, expectorantes, e anti-inflamatórias. Portanto, ajuda a eliminar o congestionamento típico da gripe e da dor de garganta.

No entanto, é importante consultar o médico ou farmacêutico antes de tomar esta infusão, pois isso pode interferir no efeito do tratamento farmacológico.

Em conclusão, durante uma gripe ou um resfriado é essencial mantermos um estilo de vida saudável, consumindo uma dieta leve e equilibrada, que fornece vitaminas e minerais para fortalecer nossas defesas. O descanso também será essencial para o nosso corpo lidar com esta infecção.

Se tiver alguma dúvida, consulte o seu médico ou farmacêutico, eles lhe darão possíveis soluções para a sua situação.