8 alimentos com propriedades anti-inflamatórias

· 22 de outubro de 2017
Além de incluir em nossa alimentação alimentos com propriedades anti-inflamatórias, também é fundamental evitar todos aqueles que possam favorecer a inflamação, como gorduras ou açúcares.

Quais alimentos com propriedades anti-inflamatórias já fazem parte da sua dieta regular? Você conhece todos os seus benefícios para a nossa saúde?

Os processos inflamatórios do organismo fazem parte do processo de cura que o sistema imunológico ativa quando rejeita algum agente interno ou externo.

Estes processos são caracterizados pelo aumento de volume da região afetada, além de sintomas como a vermelhidão, dor e sensação de calor.

Sua aparição está relacionada ao ataque de patógenos ou substâncias irritantes, mas também pode aparecer por causa de um traumatismo ou de doenças progressivas.

Seu nível de gravidade varia em função da causa que desencadeia o processo inflamatório, mas quase sempre representa um problema para o bem-estar de todo o corpo.

Felizmente, independentemente da origem, esta inflamação pode ser controlada de forma natural graças as propriedades anti-inflamatórias de alguns alimentos.

Neste artigo queremos compartilhar os oito melhores alimentos para que você comece a adicioná-los em sua alimentação regular.

Alimentos com propriedades anti-inflamatórias

1. Mirtilos

O mirtilo é um dos alimentos com propriedades anti-inflamatórias

Os mirtilos se tornaram bastante populares por serem uma importante fonte de fibras e compostos antioxidantes que, em conjunto, ajudam a proteger a atividade celular do organismo.

Estas propriedades, somadas as suas vitaminas e minerais, ajudam a manter em equilíbrio os processos inflamatórios do corpo, inclusive em casos crônicos como a artrite e os problemas cardíacos.

2. Cebola

O consumo regular de cebola é um dos hábitos que ajudam a reduzir o risco de doenças inflamatórias e infecciosas.

Esta hortaliça conta com substâncias anti-inflamatórias como a alicina e quercetina, ambas recomendadas para proteger os tecidos diante dos efeitos dos radicais livres.

Também lhe são atribuídas propriedades antibióticas e antifúngicas, que são determinantes para fortalecer o sistema imunológico.

3. Alho

O alho é um dos alimentos com propriedades anti-inflamatórias

Com propriedades nutricionais similares às da cebola, o alho é um alimento anti-inflamatório que pode prevenir e tratar vários tipos de doenças.

Seu principal componente, a alicina, age como analgésico e calmante, ideal para reduzir a dor, por exemplo, em casos de artrite ou pancadas.

4. Tomate

Este delicioso vegetal, que pode ser incluído com muita facilidade na alimentação diária, é uma fonte de nutrientes essenciais que ajudam a minimizar o inchaço e a dor.

Contém substâncias como o licopeno, um antioxidante que inibe os efeitos negativos dos radicais livres e evita as respostas inflamatórias nos tecidos.

Oferece vitaminas e minerais essenciais que, depois de serem absorvidos, protegem as células e melhoram os processos que eliminam as toxinas e os patógenos.

5. Óleo de coco

O óleo de coco tem benefícios para a saúde

O óleo de coco ganhou um lugar muito importante como produto cosmético e medicinal, já que seus nutrientes essenciais proporcionam maravilhosos benefícios.

Concentra uma quantidade significativa de calorias e gordura, mas é um produto de fácil digestão que, por seus antioxidantes, ajuda a proteger o organismo.

É recomendado para controlar a inflamação dos músculos e articulações, dado que melhora a circulação e provoca um efeito de calor que ajuda a relaxar.

6. Sementes de linhaça

As sementes de linhaça ocupam um lugar muito importante dentro do grupo de alimentos com propriedades anti-inflamatórias, já que são uma fonte vegetal de ômega 3 e fitonutrientes.

Estas substâncias ajudam a regular os processos inflamatórios dos tecidos e, também, são efetivas na luta contra o envelhecimento celular.

Suas propriedades previnem os desequilíbrios hormonaisajudam a eliminar as toxinas e bactérias para prevenir doenças.

Além disso, dado que contam com fibras dietéticas, são ideais para promover a digestão e prevenir problemas intestinais.

7. Abacaxi

 

O abacaxi é um dos alimentos com propriedades anti-inflamatórias

Esta deliciosa fruta tropical conta com vários benefícios para a saúde.

Seus principais agentes anti-inflamatórios derivam da bromelina, uma enzima natural que, entre outras coisas, é antioxidante e anticancerígena.

Tem propriedades diuréticas e depurativas que ajudam a remover as toxinas e líquidos retidos no organismo, impedindo que piorem a inflamação.

Seu consumo regular ajuda a manter a saúde das articulações e reduz o risco de sofrer transtornos digestivos e cardiovasculares.

8. Peixes de água fria

Os peixes de água fria são aqueles cujo teor de ácidos graxos ômega 3 é significativo.

Estes alimentos, que também oferecem aminoácidos e antioxidantes, reduzem o risco de desenvolver problemas cardíacos e transtornos nas articulações.

Seu consumo, pelo menos duas vezes por semana, ajuda a remover os lipídios acumulados nas artérias e, por sua vez, estimula a desinflamação.

Entre as variedades recomendadas se destacam:

  • Atum
  • Salmão
  • Cavala
  • Sardinha
  • Bacalhau
  • Arenque
  • Truta

Com que regularidade você consome estes alimentos com propriedades anti-inflamatórias? Agora que já sabe quão bons são para o organismo, procure adicioná-los em sua alimentação.

Sua ingestão fortalece a saúde imunológica e ajuda a reduzir a severidade de vários tipos de doenças.

Complemente seu consumo com uma dieta controlada em gorduras e açúcares, dado que estes podem afetar seus benefícios.