Meu parceiro não me ajuda em casa

O fato de seu parceiro não te ajudar em casa pode se dever a vários fatores, incluindo a forma como ele foi criado. Neste artigo, falamos tudo o que você precisa saber para que o comportamento dele mude.
Meu parceiro não me ajuda em casa

Última atualização: 07 Março, 2021

A falta de colaboração é um problema de convivência muito comum entre casais. Por esse motivo, a frase “meu parceiro não me ajuda em casa” pode não ser estranha para muitas pessoas. O cansaço e a frustração são as principais características dessa situação.

Antigamente, esta situação era justificada pela crença de que o homem devia ser o responsável pela renda da família, enquanto a mulher devia cuidar da casa. No entanto, hoje a maioria das mulheres ingressou no mercado de trabalho, não ficando relegada a cuidar do marido, dos filhos e da casa.

Embora hoje se fale muito sobre igualdade de gênero, a verdade é que ainda há barreiras a serem quebradas. E, infelizmente, ainda há homens que consideram que não devem mexer um dedo no trabalho doméstico e que sua parceira é responsável por essa função.

Por que meu parceiro não me ajuda em casa?

Por que meu parceiro não me ajuda em casa?

Nossa diferença de percepção sobre as responsabilidades é distorcida pela nossa história pessoal, as desigualdades entre homens e mulheres e as expectativas com as quais chegamos ao casamento. Existem muitas razões pelas quais você diz: “Meu parceiro não me ajuda em casa”:

  • Seu parceiro cresceu muito dependente: um homem cuja mãe realizava todas as tarefas domésticas não assimila que deve colaborar em qualquer coisa. Ele não entende que tem responsabilidade, porque suas perspectivas a respeito do casamento eram de que sua esposa faria o mesmo que sua mãe.
  • “Superesposa”: às vezes, o homem não participa das tarefas domésticas por culpa da própria mulher, que se nega a receber ajuda de seu parceiro. Isso também pode ser devido à causa anterior, mas ao contrário, pois é ela quem reproduz o comportamento que viu na própria mãe.
  • Ele não sabe o que fazer: isso pode parecer uma desculpa e, na maioria das vezes, provavelmente o é. No entanto, em muitos casos o homem não ajuda porque não sabe como fazê-lo. E quando seu parceiro ajuda, ele acaba atrapalhando.
  • Machismo: embora a sociedade tenha avançado em termos de papéis de gênero, alguns homens ainda estão muito atrasados. Existem aqueles que ainda pensam que lavar um prato tira sua masculinidade. Outros acreditam serem uma espécie de rei que deve ser servido quando em casa.

O que fazer?

Se você está cansada mental e fisicamente devido à falta de colaboração do seu parceiro, é hora de agir. A seguir, damos algumas dicas para ajudar a resolver essa situação.

  • Enfrente-o: pergunte ao seu parceiro por que ele não a ajuda em um aspecto tão importante quanto manter a casa arrumada.
  • Procurem os pontos fortes um do outro: como vocês são duas pessoas diferentes, vocês terão que sentar e descobrir o que funciona melhor para cada um. Por exemplo, algumas pessoas não são muito boas em cozinhar, enquanto outras não são boas em organizar. Você tem que descobrir quem realiza melhor cada tarefa.

Ensine seu parceiro a te ajudar

Meu parceiro não me ajuda em casa. O que fazer?

Como explicamos, a causa nem sempre é a falta de interesse. A maneira como seu parceiro foi criado e seu comportamento dependente podem ser os motivos pelos quais ele não ajuda em casa. Por isso, você deve ensiná-lo.

Atribua a ele tarefas básicas como varrer, lavar a louça, remover teias de aranha das partes mais altas da casa ou levar o lixo para fora diariamente. É importante que você não o critique. Além disso, você não deve observá-lo o tempo todo para ver se algo está errado. Em vez disso, ensine-o a melhorar nas coisas que ele ainda não faz tão bem.

Se você quiser uma mudança, você terá que dar o primeiro passo. Se ainda assim ele não mudar, dê-lhe um ultimato: você não é sua empregada nem sua escrava. Não deixe que ele a trate como tal ou que atropele sua dignidade e autoestima.

Pode interessar a você...
4 temas que estão afetando o seu relacionamento e afastando vocês
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
4 temas que estão afetando o seu relacionamento e afastando vocês

Você diria que seu relacionamento é saudável e realmente bem sucedido? Antes de responder afirmativamente, revise temas que afetam seu relacionamento.