Meu parceiro não me ajuda em casa

· 23 de novembro de 2018
Se teu parceiro não te ajudar em casa, isso pode dever-se a múltiplos fatores que o levaram à essa direção. Felizmente, esse comportamento pode ser modificado.

A falta de ajuda em casa é uma fonte constante de problemas de coexistência

“Meu parceiro não me ajuda em casa” é uma frase que ouvimos com frequência em conversas diárias, e não é preciso fazer estudos aprofundados para saber que a fadiga extrema e a frustração são da mulher.

É conveniente analisar a situação, procurar as causas, e possíveis soluções.

Antigamente esta situação se justificava, porque o homem era quem se encarregava de fornecer o suprimento da família, enquanto a mulher permanecia em casa encarregada de seus cuidados.

Os tempos mudaram. A mulher assumiu outros papéis importantes. No entanto, a mentalidade persiste: ela é quem deve estar ao cuidado da casa.

A mulher trabalha e produz renda, cuida das crianças, e faz o trabalho doméstico, enquanto que o homem, de modo geral, espera ser atendido quando chega na casa.

Embora hoje se fale muito de igualdade de gênero, é evidente que ainda há grandes pontes suspensas para se cruzar. Lutas complexas que a mulher ainda está travando.

Por que meu parceiro não me ajuda em casa?

Por que meu parceiro não me ajuda em casa?

Nossa diferença de percepção sobre as responsabilidades é distorcida pela nossa história pessoal.

As desigualdades entre homens e mulheres, e as expectativas com as quais chegamos ao casamento. Existem muitas razões pelas quais você diz: “Meu parceiro não me ajuda em casa”:

  • Criação de dependência: um homem cuja mãe se encarregou de absolutamente todas as tarefas da casa, não assimila que deve colaborar em qualquer coisa.
  • Ele não entende, porque suas perspectivas a respeito do casamento eram de que sua esposa faria o mesmo e ponto final.
  • “Superesposa”: às vezes, o homem não ajuda por culpa da própria mulher, que não compartilha funções com seu parceiro, e este geralmente não faz nada. Nem mesmo para colaborar.
  • Ele não sabe o que fazer: isso pode parecer uma desculpa, e talvez na maior parte do tempo seja mesmo.
  • Em muitos momentos, o homem não ajuda, porque ele não sabe como fazê-lo. Quando quer fazer sua parte, acaba provocando um caos pior.
  • Machismo: embora a sociedade tenha avançado em termos dos papéis das mulheres, não o fez com a mesma velocidade nas mentes de alguns homens.
  • Algumas pessoas ainda continuam agarradas à ideia de que lavar um prato tira a masculinidade.

Outros acreditam que os homens são uma espécie de rei, que só deve ir à sua casa para ser atendido.

Descubra também: O medo do abandono: o que fazer se tememos que nosso parceiro nos deixe

O que fazer?

Se você está cansada mental e fisicamente devido à falta de colaboração de seu parceiro, é hora de tomar medidas a respeito disso.

Apresentamos algumas dicas para que essa situação de sofrimento termine de uma vez por todas.

  • Enfrente: pergunte ao seu parceiro por que não se esforça para apoiar sua família em um aspecto tão importante como o de manter a ordem em casa.
  • Faça aquilo que achar mais adequado: como se trata de um parceiro e de pessoas diferentes, os dois devem dividir as tarefas conforme as capacidades que ambos têm.
  • Deve-se descobrir quem é o melhor, em cada tarefa. Por exemplo, algumas mulheres geralmente não são muito boas na cozinha, e alguns homens não sabem manter a ordem.
  • Lista de tarefas: fazer uma lista de tarefas em casa, talvez dividida por dia, pode ser perfeita para cada um lembrar de suas responsabilidades.

Não deixe de ler este artigo: 7 erros em um relacionamento que devem ser eliminados o quanto antes

Ensine o seu parceiro a ajudar você

Ensine seu parceiro a ajudar em casa

Como explicamos, nem sempre é falta de interesse por parte do seu parceiro. A própria atitude de fazê-lo dependente, podem ser as razões pelas quais ele não tenha nem ideia de como fazer absolutamente nada.

Está na hora de ensinar o seu paceiro a fazer tarefas básicas, como limpar os vidros, lavar a louça, remover as teias de aranha, ou tirar o lixo todos os dias.

É importante que você não o critique. Não olhe para ele o tempo todo, para ver o que faz de errado, e repreendê-lo.  Em vez disso, ensine-lhe a melhorar nas coisas que ainda não dão certo.

Tudo parece ser sua única responsabilidade? A frase “meu parceiro não me ajuda em casa” faz parte de suas conversas diárias? Se você quiser uma mudança, os primeiros passos devem ser seus.

Siga as recomendações que explicamos acima, e melhore sua qualidade de vida. Crie acordos que beneficiem a ambos, e que cada um considere satisfatórios.