Discussões sobre quem limpa a casa

6 de setembro de 2019
Para evitar problemas ao decidir quem limpa a casa, é melhor dividir as tarefas entre ambos. Se não gostamos de algumas delas, podemos alternar entre as diferentes tarefas.

Às vezes, chegar a um acordo sobre quem limpa a casa pode ser difícil. Na verdade, esta é uma das razões mais frequentes pela qual casais modernos discutem.

Embora seja verdade que a limpeza é um trabalho que qualquer um pode fazer, seja homem ou mulher, muitas vezes são as mulheres que assumem a responsabilidade. Agora, isso não acontece sempre em todos os casos.

muitos homens que colaboram com as tarefas domésticas sem que ninguém peça, e há outros que dificilmente tomam a iniciativa. Certamente isso tem a ver com a educação que receberam e com as tradições familiares. No entanto, é algo viável de modificar para que todos acabem bem na convivência.

Dicas para acabar com as discussões sobre quem limpa a casa e viver em harmonia

Conversar sobre quem limpa a casa ajuda na melhor organização. O importante é que ambos entendam que as atividades, quando compartilhadas, se toram mais simples. Desta forma, é possível montar um plano de ação para realizá-las.

1. Faça uma lista de tarefas a desempenhar dentro de casa

Podemos escrever no papel o trabalho que deve ser feito durante a semana para manter a limpeza da casa. Uma boa ideia é esclarecer quais são diários e obrigatórios.

Os mais comuns são:

  • Fazer compras.
  • Limpar os vidros.
  • Limpar o banheiro.
  • Varrer e passar pano no chão.
  • Organizar os cômodos da casa.
  • Cozinhar e lavar os pratos depois de comer.
  • Cuidar dos animais de estimação (com tudo o que isso implica).

Leia este artigo: 5 hábitos de limpeza para manter a casa arrumada

2. Para determinar quem limpa a casa, definam responsabilidades juntos

Antes de começar a redistribuir tarefas, é importante enfatizar o valor da colaboração. A ideia não é impor, mas compartilhar, para que ambos tenham mais tempo livre.

Talvez eles possam começar escolhendo o que têm mais prática ou afinidade. É provável que alguns gostem de fazer uma tarefa mais do que outros. No entanto, embora isso facilite a divisão de tarefas, nem sempre se chega a um acordo.

3. Valorizem os esforços um do outro

Mulher ordenando roupa de banho

Na hora de definir quem limpa a casa, devemos respeitar os esforços que cada um está fazendo. Ou seja, se alguém assumiu a responsabilidade de lavar o chão e não consegue deixá-lo brilhando como antes, isso não importa. Fazer críticas negativas pode gerar outra discussão.

Aquele que nunca fez isso deve aprender, pois é uma experiência positiva. Vocês deve viver essa nova ação de uma maneira feliz e divertida.

4. Alternar e se complementar

É provável que algumas tarefas sejam mais desagradáveis ​​do que outras. É uma boa opção que cada um escolha suas tarefas e assim cada um ficará mais feliz com a opção que fez.

Também é recomendável que as tarefas menos escolhidas possam ser alternadas diariamente ou semanalmente. Assim, nunca se sentirão prisioneiros de ações que lhes causem desgosto.

Outra opção é fazer algumas coisas juntos enquanto conversam ou ouvem música como um casal. Uma hora de limpeza compartilhada rende mais do que você imagina.

As discussões mais comuns ao organizar quem limpa a casa

1. As roupas

Lavar, passar e manter as roupas no lugar é um tema recorrente nos relacionamentos. Em particular, o maior problema surge na organização do guarda-roupa, se ele for compartilhado.

Se alguém mantém cada calça perfeitamente dobrada e o outro desarruma tudo para encontrar o que está procurando, isso é grave. Porém, você pode falar sobre as sensações que isso causa e começar a gerar um bom hábito.

2. As compras relevantes para manter limpa a casa

Entre as discussões sobre quem limpa a casa, o fato de fazer compras também tem seu lugar importante. Por um lado, quem não é responsável por ir ao supermercado responsabiliza ao outro pelo que está faltando. Por outro lado, as queixas começam por desperdiçar tempo para procurar os melhores preços.

Agora é possível fazer pedidos on-line e aguardar a entrega em domicílio. No entanto, o mais prático e econômico é que ambos andem juntos e, assim, garantam trazer o que é necessário. Também é um bom momento para passear e conversar como um casal.

3. A cozinha

Manter limpa a cozinha

Aqui estão dois fatores mais recorrentes: quem prepara a refeição e a aceitação de suas receitas pelo outro. Agora, nem tudo termina com a preparação do cardápio, pois depois disso é preciso limpar todos os pratos que ficaram sujos.

Há quem diga que os homens cozinham mais saborosos, embora sujem três vezes mais louças para isso. Mas a realidade é que ambos devem tirar a mesa e arrumar o ambiente juntos após cada refeição.

4. O banheiro, o mais rejeitado da casa

Este cômodo é geralmente o que todos evitam limpar. No entanto, ele está na lista de prioridades e alguém precisa limpá-lo. Casais que já conseguiram organizar quem limpa o banheiro optam por alternar essa responsabilidade.

O aconselhável é que cada um tente deixar o mesmo em condições após o uso. Assim, a manutenção será mais fácil e rápida.

Descubra ademais: 13 truques infalíveis para manter seu banheiro limpo e organizado

5. A organização geral da casa

Manter a casa em ordem não é uma tarefa muito simples quando há crianças, animais de estimação e até menos, se um adulto é, na sua essência, desleixado. Há aquelas pessoas que quando entram em casa já começam deixando roupas e acessórios espalhados por onde passam.

  • Para evitar discussões, uma série de regras devem ser estabelecidas desde o início ou as brigas serão inevitáveis na convivência.

Conclusão

Por fim, as discussões sobre quem limpa a casa podem ser evitadas com o planejamento e o respeito mútuo entre o casal. Organizar o tempo disponível e as tarefas que podem fazer juntos ajudará na melhor coexistência.