Como conseguir um bom relacionamento entre mãe e filho?

Toda mãe sonha em ter um bom relacionamento entre mãe e filho. Isso é possível, mas como qualquer relação, deve ser cultivada diariamente a partir das bases da comunicação, confiança e apoio. 
Como conseguir um bom relacionamento entre mãe e filho?

Última atualização: 10 Janeiro, 2021

Um bom relacionamento entre mãe e filho é o sonho de qualquer mãe. O amor entre mãe e filho é verdadeiro e incondicional, disso não há dúvida; no entanto, a relação nem sempre é fácil de levar. Por isso, vamos compartilhar uma série de dicas para que você possa se entender melhor com o seu filho e ter maior sucesso na relação.

Você quer construir um bom relacionamento entre mãe e filho?

Um bom relacionamento entre mãe e filho

1. Reserve um tempo para ficarem juntos

Tire um tempo da sua agenda e passe momentos de qualidade com o seu filho porque, como aponta este artigo publicado na revista Pedagogia Social: revista interuniversitária, traz alguns benefícios para as relações familiares.

Nesse sentido, faça alguma atividade que ambos gostem. Sente-se com ele e pergunte como estão as coisas em sua vida pessoal, como ele está na escola ou assistam um filme juntos. As férias escolares são excelentes aliadas para passar bons momentos com seu filho.

Mesmo se você estiver trabalhando nessa época, reserve os seus finais de semana e faça coisas divertidas com ele. No entanto, respeite os momentos em que seu filho está ocupado, e faça com que ele também respeite os seusAmbos devem entender que há um momento para tudo, e que se hoje não foi possível, amanhã será outro dia.

Veja também: Ser mãe depois dos 35

2. Conheça os gostos do seu filho para ter um bom relacionamento entre mãe e filho

um bom relacionamento entre mãe e filho

Descubra quais atividades seu filho gosta de fazer. Desta forma, você saberá facilmente o que podem fazer juntos. Observe seu filho com frequência, mas não exagere. Veja o que faz regularmente, qual é o seu hobby favorito, quais cores gosta, os tipos de programas que assiste na televisão, e preste atenção quando ele estiver falando com você.

Observe se o seu filho não tem amizades que incitem a práticas negativas. Se você o vir lendo, pergunte o que ele lê, e por que ele gosta do que lê. Se estiver assistindo a vídeos, veja algum com ele. Se ele estiver jogando, pergunte o que está jogando, e porque aquele jogo lhe agrada tanto.

Desta forma você obterá pistas sobre os seus gostos, e ele ficará feliz em notar que você está interessada nas coisas que ele gosta. Da mesma forma, você se sentirá feliz porque o acompanhará em suas atividades favoritas. Cada momento junto fortalece o relacionamento.

3. Ajude-o com as suas tarefas

Ajudar com as tarefas é essencial para ter uma boa relação entre mãe e filho. Apoiá-lo em seus deveres é um gesto que ele vai lembrar para toda a sua vida. Sente-se com ele e faça o dever de casa juntos. Como mãe, você deve participar de sua educação e lhe dar todo o seu apoio. Não lhe dê as respostas, ajude-o a encontrá-las.

Parabenize-o quando tirar boas notas na escola, e o faça sentir que você está orgulhosa dele. E se ele não está tendo dias tão bons, deixe-o saber que ele pode vir até você em caso de qualquer problema.

Torne o aprendizado não tedioso. Ajude-o a estudar para as provas através de jogos de perguntas, ou peça que lhe explique a lição.

4. Converse e ouça seu filho para um bom relacionamento mãe e filho

A comunicação é a base de qualquer relacionamento, e esta não é uma exceção, como aponta este estudo publicado en la Revista de Investigación en EducaciónVocê deve ouvir seu filho e deixá-lo saber que ele pode se aproximar quando precisar. Faça-o entender que você estará lá para ouvi-lo, entendê-lo e aconselhá-lo.

Quando conversar com ele, faça isso de forma amável e discuta o ponto principal da conversa. Desta forma, o seu filho não ficará entediado ou pensará que é um sermão. Olhe-o nos olhos e lhe peça para agir da mesma forma.

Demonstre interesse pelas coisas que chamam a sua atenção. Por exemplo, se ele quiser ir ao cinema com alguns amigos, não lhe negue esse momento agradável que deseja passar com eles. Informe-se sobre os filmes em cartaz e com quem está indo.

5. Apoie-o

O apoio é essencial para alcançar um bom relacionamento entre mãe e filho. Depois de descobrir os seus talentos, incentive-o a se inscrever em alguma atividade: natação, dança, música etc… Estas devem estar de acordo com as suas preferências, e você deve apoiá-lo em cada passo que der.

Faça todo o possível para participar de seus eventos ou atividades importantes e dê algumas palavras de incentivo. Deixe-o saber que não importa como as coisas vão terminar, ele sempre será seu orgulho; que você sempre estará lá para apoiá-lo e aplaudi-lo.  

Caso você não possa participar de um evento importante para ele, deixe claro que é uma situação que escapa de suas mãos. No entanto, diga a ele que pode contar com você para o que precisar, e que você confia que ele dará o melhor de si.

6. Confie no seu filho

um bom relacionamento entre mãe e filho

As crianças costumam mentir às vezes. No entanto, se isso acontecer, é porque talvez você também faça o mesmo, e elas podem considerar esse comportamento como algo normal. Seja honesta consigo mesma e com aqueles que a rodeiam. Cumpra as suas promessas e ensine o seu filho a fazer valer sua palavra. Se eles disserem que vão fazer alguma coisa, que façam e não deixem as palavras no ar.

Quando você o vir cumprindo as suas obrigações com responsabilidade, aumente a sua confiança nele. De tempos em tempos, faça concessões e o recompense por suas boas atitudes. De acordo com esta publicação do Anuário de Psicologia, a comunicação e o afeto, mais uma vez, são fundamentais para o bom relacionamento entre mãe e filho.

Pode interessar a você...

Ser mãe é ter o coração fora do corpo
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Ser mãe é ter o coração fora do corpo

É muito comum dizer que ser mãe é ter o coração fora do corpo. É verdade, no entanto, também é muito importante observar o papel dos pais.