Como conseguir um bom relacionamento entre mãe e filho?

21 de maio de 2018
Toda mãe sonha em ter um bom relacionamento entre mãe e filho. Isso é possível, mas como qualquer relação, deve ser cultivada diariamente a partir das bases da comunicação, confiança e apoio. Aprenda mais aqui.

Um bom relacionamento entre mãe e filho é o sonho de qualquer mãe. O amor entre mãe e filho é verdadeiro e incondicional, disso não há dúvida; no entanto, a relação nem sempre é fácil de levar. Por isso, vamos compartilhar uma série de dicas para que você possa se entender melhor com o seu filho e ter maior sucesso na relação.

Conselhos para construir um bom relacionamento entre mãe e filho

1. Reserve tempo para ficarem juntos

Mãe e filha sorrindo

Tire um tempo da sua agenda e passe momentos de qualidade com o seu filho. Faça alguma atividade que você goste. Sente-se com ele e pergunte como estão as coisas em sua vida pessoal, como ele está na escola, e assistam um filme juntos. As férias escolares são excelentes aliadas para passar bons momentos com seu filho.

Mesmo se você estiver trabalhando nessa época, reserve seus finais de semana e faça coisas divertidas com ele. Mas respeite os momentos em que seu filho está ocupado, e faça com que ele também respeite os seusAmbos devem entender que há um momento para tudo, e que se hoje não foi possível, amanhã será outro dia.

2. Conheça os gostos do seu filho

Descubra quais atividades seu filho gosta de fazer. Desta forma, você saberá facilmente o que podem fazer juntos. Observe seu filho com frequência, mas não exagere. Veja o que faz regularmente, qual é o seu hobby favorito, quais cores  gosta, os tipos de programas que assiste na televisão, e preste atenção quando estiver falando com você.

Observe se seu filho não tem amizades que incitem a práticas negativas. Se você o vir lendo, pergunte o que ele lê, e por que ele gosta do que lê. Se estiver assistindo a vídeos, veja algum com ele. Se você vê-lo jogando, pergunte a ele o que está jogando, e porque aquele jogo lhe agrada tanto.

Desta forma você obterá pistas sobre seus gostos, e ele ficará feliz em notar que você está interessada nas coisas que ele gosta. Da mesma forma, você se sentirá feliz porque o acompanha em suas atividades favoritas.

3. Ajude-o com suas tarefas

Mãe lendo com sua filha

Ajudar com as tarefas é essencial para ter uma boa relação entre mãe e filho. Apoiá-lo em seus deveres é um gesto que ele vai lembrar para toda a sua vida. Sente-se com ele e faça o dever de casa juntos. Como mãe, você deve participar de sua educação e dar todo o seu apoio a ele. Não lhe dê as respostas, ajude-o a encontrá-las.

Parabenize-o quando tirar boas notas na escola, e faça-o sentir que você está orgulhosa dele. E se ele não está tendo dias tão bons, deixe-o saber que ele pode vir até você em caso de qualquer problema. Torne o aprendizado não tedioso. Ajude-o a estudar para as provas através de jogos de perguntas, ou peça que lhe explique a lição.

4. Converse e ouça seu filho

A comunicação é a base de qualquer relacionamento, e esta não é uma exceção. Você deve ouvir seu filho e deixá-lo saber que ele pode se aproximar quando precisar. Faça-o entender que você estará lá para ouvi-lo, entendê-lo, e aconselhá-lo.

Quando conversar com ele, faça isso de forma amável e discuta o ponto principal da conversa. Desta forma, o seu filho não ficará entediado ou pensará que é um sermão. Olhe-o nos olhos e faça-o fazer o mesmo.

Demonstre interesse pelas coisas que chamam a sua atenção. Por exemplo, se ele quiser ir ao cinema com alguns amigos, não lhe negue aquele momento agradável que deseja passar com eles. Informe-se sobre os filmes em cartaz e com quem está indo.

5. Apoie-o

Mãe apoiando a filha

O apoio é essencial para alcançar um bom relacionamento entre mãe e filho. Depois de descobrir seus talentos, incentive-o a se inscrever em alguma atividade: natação, dança, música etc… Estas devem estar de acordo com suas preferências, e você deve apoiá-lo em cada passo que dá.

Faça todo o possível para participar de seus eventos ou atividades importantes e dê algumas palavras de incentivo. Deixe-o saber que não importa como as coisas vão terminar, ele sempre será seu orgulho; que você sempre estará lá para apoiá-lo e aplaudi-lo.  

Caso você não possa participar de um evento importante para ele, deixe claro que é uma situação que escapa de suas mãos. No entanto, diga a ele que pode contar com você para o que precisar, e que você confia que ele dará o melhor de si mesmo.

6. Confie no seu filho

As crianças costumam mentir às vezes. No entanto, se isso acontecer, é porque talvez você também faça o mesmo, e elas podem considerar esse comportamento como algo normal. Seja honesto consigo mesmo e com aqueles que o rodeiam. Cumpra suas promessas e ensine seu filho a fazer valer sua palavra. Se eles disserem que vão fazer alguma coisa, que a façam e não deixem as palavras sem cumprir.

Quando você o vir cumprindo suas obrigações com responsabilidade, aumente sua confiança nele. De tempos em tempos, faça concessões e recompense-o por suas boas atitudes.

Recomendados para você