5 hábitos de limpeza para manter a casa arrumada

· 15 de maio de 2018
Esqueça as tardes inteiras gastas limpando a casa. Se você adotar pequenos hábitos diários para manter a ordem e a limpeza, verá que tudo se torna mais fácil e mais suportável.

Os hábitos de limpeza para manter a casa organizada são muito simples. Tudo é questão de bom senso e de manter uma constância após começar a aplicar essas medidas.

Parece que você nunca consegue ter a casa em total harmonia? Ou até que, mesmo depois de uma limpeza, aparecem sujeiras e objetos fora do lugar em pouco tempo? Pode ser que, caso você more sozinho, isso não seja tão frequente, mas se você for uma mãe ou pai de família, certamente estas sensações são mais comuns.

Manter a casa limpa e organizada é um desafio para muitas famílias. E no ir e vir do dia a dia, o pó e os objetos largados nos diferentes ambientes são quase impossíveis de evitar. Entretanto, há certas medidas que podemos tomar.

Muitos acabam se resignando e se acostumam a viver com a bagunça em sua casa. Outros, no entanto, buscam alternativas para romper com essa realidade. Para ajudá-lo, a seguir vamos apresentar os cinco melhores hábitos de limpeza para manter a casa arrumada.

Benefícios de conviver com a organização

Mulher descansando depois de limpar a casa

Em primeiro lugar, é correto afirmar que é melhor viver em uma casa limpa e organizada. Ainda que pareça mentira, isso é parte muito importante do humor dos residentes. Estas são as três principais vantagens:

  • Menor risco de doenças. O acúmulo de pó e bactérias é uma causa muito comum de alergias ou outras doenças.
  • Melhor humor. Todas as pessoas gostam de ver uma casa arrumada e de sentir um aroma agradável no ambiente. Isso repercute amplamente, pelo menos inconscientemente, em nosso estado de espírito e nas atividades da casa.
  • É um exercício. Limpar gera um gasto energético moderado que faz bem ao organismo. Além disso, ao terminar, você vai sentir alívio e satisfação por tirar essa carga excedente de si mesmo.

5 hábitos de limpeza para manter a casa arrumada

Agora sim, chegou a hora de falarmos do mais importante. Como podemos nos acostumar a conservar a organização da casa? Com esses hábitos de limpeza muito simples para manter a casa organizada, você vai ver que há pequenos esforços diários que facilitarão sua vida.

1. Mantenha o chão limpo

Mulher limpando o chão

Se você reservar cinco minutos de cada dia para deixar o chão limpo, vai ver que sua manutenção será muito mais simples. Em vez de deixar acumular pó e restos de alimentos, pratique uma higiene diária com um pano úmido. Se não achar necessário, apenas varra um pouco para remover a sujeira. Você pode fazer isso todos os dias após o almoço.

2. Arrume as camas

Sim, sabemos que é algo que muita gente detesta. Entretanto, ter as camas arrumadas lhe dará a sensação constante de que sua casa está sempre em ordem. O recomendável é fazer isso pela manhã, logo depois de se levantar. Se puder, além disso, deixe as janelas abertas para ventilar. Os lençóis devem ser lavados uma vez por semana com água quente.

3. Deixar as roupas dobradas ou penduradas no cabide

Roupas passadas e dobradas

Se há uma imagem que contribui negativamente para manter a casa desorganizada é a da roupa bagunçada. Para evitar isso, seria muito bom se você desenvolvesse o hábito de não deixar nada fora de seu devido lugar.

Quando chegar em casa, pendure o casaco. Depois de tomar banho, coloque as roupas sujas no cesto. Se você se trocou para sair ou para dormir, deixe a roupa do dia seguinte em uma cadeira ou em algum lugar do armário. São ações mínimas, mas que causam um grande impacto visual.

4. Limpe o banheiro e revise todos os dias

Ainda que pareça algo extremamente elaborado limpar o banheiro depois de tomar banho, é um método muito eficaz. Você pode passar um pano com desinfetante nas paredes para evitar que se acumulem restos de sabonete ou até limo. Além disso, separe dois minutos antes do banho para limpar o vaso sanitário e a pia. Você vai ver que, com pouco tempo, será possível mudar radicalmente a aparência do seu banheiro.

5. Defina um momento de limpeza coletiva todos os dias

Família limpando a casa junta

Pode ser, por exemplo, depois do almoço. Designe uma tarefa para cada membro da família: lavar a louça, tirar o lixo, dar comida aos animais de estimação ou varrer o chão. Se você mora sozinho, trate de fazer o mesmo, ainda que seja necessário mais tempo.

São pequenas responsabilidades que, juntas, causam a sensação de culpa e pesar por deixar as coisas incompletas. Além disso, elas contribuem para a formação de responsabilidade dos filhos e a melhora na convivência de todos na casa.

Por último, mas não menos importante, vale a pena lembrar que de maneira nenhuma tudo o que foi dito antes quer dizer “viver para limpar”. Nós não precisamos ir ao extremo se quisermos encontrar um equilíbrio que nos proporcione bem-estar.

Trata-se de encontrar uma rotina e de proporcionar um ambiente sadio e agradável. Não é necessário ficar obcecado, apenas ser constante.