Coisas que devemos conversar com o parceiro

· 22 de janeiro de 2019
Entre os membros do casal não deve haver tabus e deve ser possível conversar sobre qualquer assunto. É fundamental ter metas em comum pelas quais ambos podem lutar juntos todos os dias.

Conversar diariamente com o parceiro deve ser um costume sempre presente.

Algumas pessoas acreditam que o companheiro só serve para conversar sobre as coisas boas e as ideias românticas.

Isso não poderia estar mais longe da realidade. Há temas sobre os quais devemos conversar com a pessoa amada sempre que for possível. Uma boa relação depende da honestidade.

Se o que busca é fomentar a confiança e criar um vínculo duradouro, deve se abrir para falar sobre certos aspectos de suas vidas.

A seguir diremos quais são as coisas que deveria conversar diariamente com seu parceiro.

1. Conversar sobre o futuro

Mulher conversando com seu parceiro

Esta é uma das primeiras coisas, é bom para saber se a relação realmente pode ser algo duradouro. Assim como serve para conhecer as expectativas de cada um em relação ao futuro.

Fale sobre:

  • A sua vida
  • As coisas que quer fazer
  • Suas metas para o futuro
  • Suas aspirações

É muito bom quando o casal vê seu futuro juntos e trabalha para alcançá-lo. Podem ser espontâneos em certos momentos, sempre e quando tenham uma vida centrada.

Falar sobre o futuro, tanto sobre seus planos individuais quanto sobre os planos conjuntos do casal, é algo muito benéfico.

Pergunte ao seu parceiro onde ele se vê em 10 anos ou se vocês estarão juntos quando tiverem 80 anos. Isso ajudará a ter uma visão melhor compartilhada do futuro e irá uni-los ainda mais.

Leia mais: Dicas para economizar dinheiro todos os meses

2. Assuntos familiares

Os assuntos familiares devem ser discutidos diariamente com o parceiro. Tanto sobre a sua família quanto da dele.

No começo não será fácil contar que se tem um problema com algum membro da família, por exemplo.

No entanto, mantê-lo atualizado em relação às questões que o atormentam pode ser uma forma de encontrar uma solução; ao ter outra mente pensando no mesmo problema.

Certamente, um bom parceiro estará feliz em poder ajudar. Por isso, não hesite em se abrir: verá que, ao fazê-lo, nada parecerá mais tão grave.

Pergunte ao seu companheiro sobre seus amigos, sua família e sua vida. Mantenha longas conversas sobre suas paixões e as coisas que ele gosta de fazer em seu tempo livre.

Falar dos interesses de seu parceiro ajudará a ver que você está realmente interessado em tudo que está relacionado a ele.

Leia também: A importância de uma refeição em família

3. Saúde

Casal rindo e conversando

Caso tenha problemas de saúde, se está preocupado por causa de algo ou tenha que tomar uma decisão importante relacionada a este tema, é fundamental compartilhar estes problemas, preocupações e dilemas com seu parceiro.

Uma das chaves para o sucesso de uma relação é que os dois possam dar um ao outro o apoio necessário nos bons e nos maus momentos. Para que isso aconteça, é necessário se deixar ajudar.

Além disso, seu parceiro vai gostar de ser levado em conta em suas decisões.

4. Dinheiro

Certamente, toda decisão que for tomar e que envolva dinheiro do casal deve ser tratado previamente com a outra pessoa.

Não importa se o item no qual você pensa em investir é para os dois: é necessário que o parceiro saiba sobre o gasto que planeja fazer antes de realizá-lo.

Pense desse modo: você não gostaria que ninguém decidisse aspectos importantes como estes sem consultá-lo antes.

Além disso, tomar decisões em conjunto, seja sobre o dinheiro ou sobre outras questões da vida em casal, faz com que os dois sintam que fazem parte de uma mesma equipe; e isso fortalece qualquer vínculo.

5. Sexualidade

Casal conversando na cama

É necessário se acostumar a conversar diariamente com seu parceiro sobre tudo que acontece no campo da sexualidade. Em suma, o sexo não deve ser um tabu para o casal.

É importante que ambos tenham a confiança de falar sobre o que gostam de fazer na cama e o que não gostam.

Certamente tocar em temas relacionados ao sexo não é algo que pode ser feito em qualquer momento e nem em qualquer lugar.

No entanto, se vocês têm confiança suficiente um no outro, não será difícil encontrar o momento certo para falar sobre a sua vida sexual com o propósito de melhorá-la a cada dia.

6. Metas

O último tema sobre o qual deve conversar com seu parceiro diariamente são as coisas cotidianas pelas quais os dois se interessam; seja cozinhar, seja fazer jardinagem, escrever, praticar ioga, ou qualquer outra atividade.

Além disso, seu parceiro ficará encantado ao ver que está realmente interessado em falar sobre os temas apaixonantes para os dois.

Lembre-se de mostrar interesse no que ele disser. Escute ao outro para não ferir seus sentimentos.

Assim, dê ao seu parceiro a oportunidade de falar sobre seus sonhos, objetivos, metas... o que espera e como pensa em alcançar estes sonhos.

Por fim, o importante é que possam compartilhar. Com estes temas não terá mais que enfrentar aqueles momentos de silêncio incômodo e irão fortalecer o vínculo do casal.

  • Bereza, E., Martins, J., Moresco, L., & Zanoni, S. (2008). A influência da comunicação no relacionamento conjugal. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR9(1).
  • Silva, L. P., & Vandenberghe, L. (2009). Comunicação versus resolução de problemas numa sessão única de terapia comportamental de casal. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva11(1).