4 dicas para economizar dinheiro todos os meses

Os pagamentos mensais, as dívidas e outros fatores dificultam que façamos economias, mas guardar dinheiro pode ser mais fácil se você realmente definir este objetivo.

Diz-se que “a economia é a base da riqueza”, e esta frase não pode ser mais certa. Ter um “colchão” guardado pode ser muito útil diante de uma situação difícil, para investir ou pensar no futuro. Por isso, no seguinte artigo oferecemos algumas dicas para economizar dinheiro todos os meses. Depois, você pode usá-lo como considerar mais adequado!

Por que é bom economizar dinheiro?

Sempre é necessário contar com um pouco de dinheiro guardado que sirva para emergências, para fazer um bom negócio ou para gastos extraordinários. Muitas pessoas vivem com tudo contado e estão a um mês da quebra se forem demitidas de seu trabalho (além da indenização que podem receber).

Nem todos têm o hábito de economizar e, pior ainda, não sabem quais são seus benefícios. Em qualquer momento pode surgir um imprevisto que requeira contar com dinheiro vivo. Como resolvemos se só temos dívidas e o cartão de crédito no vermelho?

Economizar dinheiro é sinônimo de pensar no futuro. Talvez você seja uma daquelas pessoas que vivem “o hoje”, mas deve ter em conta que se no presente está tudo bem, talvez as coisas mudem amanhã. Devemos estar preparados sempre.

Isso não quer dizer que deixemos de nos dar alguns mimos, mas sim que esses gastos adicionais e desnecessários devem ser uma exceção. Há muitos gastos que repercutem em nossas economias: as férias, os jantares em restaurantes, as escapadas de fim de semana ou as roupas novas.

Também gastamos muito quando é temporada de liquidação, quando há ofertas ou promoções em nossas lojas favoritas ou se estamos chateados. Para não chegar à situação de “cortar gastos” por um fator externo, como por exemplo um aumento nos preços dos serviços ou supermercado, seria bom seguir estas dicas para economizar dinheiro.

Dicas para economizar dinheiro

Por um lado trata-se de ser mais organizado ou inteligente, e por outro de renunciar a certos “prazeres” que só tentam preencher um vazio ou nos dar uma sensação de felicidade por pouco tempo. Por exemplo, os “caprichos” de roupas, sapatos ou saídas noturnas podem se reduzir ao máximo possível com o objetivo de economizar dinheiro. Confira algumas outras recomendações:

1. Anote os seus gastos

Anote os seus gastos

Uma das melhores maneiras de economizar dinheiro é conhecer seus hábitos de consumo. Isso quer dizer que durante um mês você deve ter o trabalho de anotar cada coisa que gastar. Ao voltar do supermercado ou depois de pagar contas, coloque estes valores em um caderno (ou planilha do Excel).

Seja detalhista em suas anotações para descobrir em que coisas está gastando demais… um café a caminho do trabalho, o almoço no escritório, um creme para as mãos ou uma viagem de táxi. Quando sabemos em que gastamos o dinheiro, podemos eliminar aqueles itens desnecessários. Por que você não prepara um café em casa e leva em uma garrafa especial para o trabalho? E se ao invés de comprar o almoço, levar uma marmita de casa?

2. Estabelecer um orçamento

Dicas para economizar dinheiro

Se você é o encarregado de fazer as compras e pagar as contas em casa, com certeza saberá o valor aproximado de que precisa mensalmente. Tenha em conta todos os gastos fixos e não passe do estipulado. Podem haver mudanças pontuais, como um aumento na conta de luz, mas você pode reduzir o gasto se acender menos luzes ou lavar a roupa só uma vez por semana.

O orçamento pode nos ajudar de muitas maneiras porque por um lado sabemos quanto gastamos e por outro temos um teto máximo. Faça a conta de quanto gasta em alimentação, transporte e serviços, ou seja, os três pilares fundamentais de uma casa.

3. Separe para a economia

Cofrinho para economizar

Um dos principais erros que as pessoas cometem ao tentar economizar dinheiro é pagar todas as contas e os gastos mensais e depois, se sobrar algo, colocar em um porquinho (cofre). Porém, isso muitas vezes nos deixa com muito pouco dinheiro disponível para guardar.

Recomenda-se que a economia de cada mês seja de cerca de 10% do salário… e para nos assegurarmos de que essa soma chegue ao lugar indicado (um cofre, debaixo do colchão ou uma pequena aplicação) devemos separá-la assim que recebermos o pagamento.

E algo mais: devemos estabelecer quais situações ou compras merecem a retirada do dinheiro que foi guardado. Por exemplo, uma emergência médica, um problema com o carro, um conserto urgente na casa, etc. Economizar dinheiro não é sinônimo de gastá-lo “em qualquer coisa”.

4. Reduza seus gastos e dívidas

Pessoa segurando moeda

Isto é fundamental para ter uma saúde financeira melhor e poder planejar o futuroComo primeira medida, recomendamos que pare de pagar o mínimo do cartão de crédito e que trate de adiantar parcelas de seus empréstimos pessoais. Desta forma, evitará incorrer em dívidas maiores por multas.

Em segundo lugar, é muito importante reduzir seus gastos mensais. Você costuma jantar fora todos os fins de semana? Faça-o uma vez por mês. Compra roupa sempre que quer? Só adquira roupas para ocasiões especiais tais como, por exemplo, seu aniversário. Viaja todos os feriados? Melhor ficar em casa mais vezes.

Siga estas dicas para economizar dinheiro e, desta maneira, suas finanças estarão um pouco mais “tranquilas”.

Recomendados para você