7 erros em um relacionamento que devem ser eliminados o quanto antes

· 21 de janeiro de 2019
Por mais sólida que seja uma relação, há determinados comportamentos e erros cometidos pelo casal que podem fazer com que o relacionamento se desgaste e a chama que os une acabe se apagando

Algumas estatísticas indicam que um em cada dois casamentos terminam em divórcio. No entanto, o que nem sempre tais estatísticas dizem são os fatores relacionados aos problemas que um relacionamento pode possuir.

Por isso, devemos evitar cometer alguns erros que, geralmente, são muito comuns e afetam gravemente a estabilidade do relacionamento.

As relações de amor nem sempre são fáceis. Entretanto, se tomarmos a decisão de estar em um relacionamento, devemos assumir o compromisso de nos esforçar para evitar que ele se deteriore e termine.

1. Não valorizar seu companheiro

Um dos principais erros de casal é que, à medida que o tempo passa, esquecemos de lembrar nosso companheiro do quanto ele é importante para nós.

Perdemos os gestos carinhosos e os pequenos detalhes que, sem dúvida, no começo do relacionamento, eram imprescindíveis. Dessa forma, as relações dever ser cuidadas e cultivadas.

Por isso, devemos perceber isso a tempo e dar a devida importância ao nosso parceiro. Uma maneira simples de fazer isso é se perguntando como seria sua vida sem essa pessoa ao seu lado.

Sendo assim, não permita que a rotina acabe com o relacionamento devido à falta de atenção.

Veja também: Como evitar as brigas sem sentido no relacionamento

2. Mentir no relacionamento

Relacionamento de casal com telefones

Antes de mais nada, os relacionamentos se baseiam em confiança. Ainda que dizem que existem as mentirinhas piedosas, para que a confiança seja forte, não deveria haver nenhum tipo de mentira.

Pense que, cedo ou tarde, a verdade chega à tona. Além disso, as mentiras pequenas também influenciam e são um dos erros mais graves em um relacionamento.

Seu companheiro pode pensar que se você mentiu sobre algo pequeno, por que não poderia mentir sobre algo maior?

Ocultar coisas acaba sendo uma mentira. É normal não querer se falar por um tempo quando acontece alguma discussão. Contudo, se esse tempo for prudente, pode ser algo positivo.
Pode-se evitar dizer algo ruim ou algo de que possa se arrepender depois.

Não obstante, se esse tempo se prolongar muito, vocês podem magoar um ao outro, e acabar fazendo o outro achar que não é importante para você e vice-versa.

3. Faltar o respeito

Você pode expressar as coisas que lhe incomodam sem faltar o respeito. Evite usar palavras prejudiciais e tente conversar em momentos em que ambos estejam calmos, assim não haverá maus entendidos.

Lembre-se de que, ainda que você peça desculpas, o dano já foi causado. O acúmulo dessas faltas de respeito pode fazer com que o amor se deteriore.

Tomar o controle das decisões importantes sem considerar a opinião da outra pessoa é outra maneira de faltar o respeito. Esse é um dos erros mais comuns em uma relação, no entanto, com um pouco de atenção, podem ser evitados.

É importante lembrar que sua opinião conta assim como a dos outros. Seu parceiro estará feliz se ambos participem das coisas.

4. Fazer suposições

Mulher preocupada com problemas de relacionamento no casal

Um ponto fundamental para evitar erros no relacionamento é a comunicação eficiente. Sendo assim, você deve expressar o que quer, o que sente, pensa e deseja com clareza.

É importante que, assim como seu companheiro deve prestar atenção em você e te compreender, você também deve entendê-lo e não dar as coisas por encerrado sem antes perguntar se está tudo bem.

5. Afastá-lo do que ele gosta

Como você se sentiria se seu companheiro te afastasse do que você gosta? Um casal é formado por duas pessoas diferentes que tomaram a decisão de compartilhar suas vidas e estarem juntas apesar de suas diferenças.

É importante que, ainda que sejam um casal, cada um conserve sua individualidade, realizando atividades próprias. Se você pedir ou insinuar a seu parceiro que deixe de lado coisas que ele ama fazer, é como se você estivesse proibindo-o de expressar uma parte de sua personalidade.

O equilíbrio do relacionamento é, sem dúvida, indispensável. Se isso se perder, pode ser que um dos dois termine se asfixiando.

6. Preocupar-se unicamente com a sua satisfação

Casal se abraçando para manter o relacionamento vivo

Não é nada novo dizer que o sexo está na natureza do ser humano. Em um relacionamento, é importante que exista o compromisso com a sexualidade.

Inclusive, você poderia usá-lo como um método eficiente para avaliar sua relação de maneira geral.

Se no sexo você for egoísta e se preocupar unicamente com sua satisfação, então estará cometendo um dos maiores erros em uma relação: você fará com que seu parceiro se sinta como um simples objeto sexual.

Te recomendamos ler: 8 sinais que o corpo envia quando precisa de sexo

7. Questionar constantemente a relação

Quando você passa muito tempo questionando a relação, a única coisa que demonstra é que tem dúvidas quanto o compromisso ou a união que existe entre vocês.

É como se você estivesse dizendo ao seu companheiro que o relacionamento de vocês não vai a lugar algum.

Esta atitude pode estar sendo provocada por medo, falta de autoestima ou desconfiança, por exemplo. É importante que você identifique esses motivos para que eles sejam solucionados o quanto antes.

Isso provoca insegurança e pode fazer com que a evolução do relacionamento diminua de maneira drástica.

É muito importante ser consciente quanto ao momento.

É muito importante estar ciente do momento em que acreditamos ter cometidos erros no relacionamento. Quanto mais alerta você estiver ao seu comportamento, maior é a probabilidade de que você se sinta bem no seu relacionamento.

Sendo assim, o importante é não perder as esperanças e se empenhar para recuperar a harmonia em sua relação de casal.