Alimentos que estimulam a capacidade de atenção

· 7 de setembro de 2013
Conheça alguns alimentos capazes de estimular a nossa capacidade de atenção 

Hoje falaremos sobre os alimentos que estimulam a capacidade de atenção, visto que o cérebro humano ocupa aproximadamente 3% do peso corporal.

Por meio de certas substancias químicas são produzidas conexões entre os neurônios para desenvolver importantes tarefas que regulam funções fundamentais em nosso organismo, além de manter a mente e a consciência em constante atividade.

Você sabia que alguns alimentos têm a capacidade de estimular nossa energia mental e aumentar a capacidade de atenção?

Conhecimento-chave

Por seu amplo alcance na atividade celular, esse maravilhoso órgão, que cumpre um papel tão preponderante no funcionamento de nosso corpo, requer pelo menos 20% da energia presente no que consumimos (especificamente extraída da glicose).

Consequentemente, nosso rendimento cerebral depende da forma como nos alimentamos.

Leia também: 3 formas de equilibrar a química cerebral para enfrentar a depressão

Concentre-se!

Todo tipo de informação que contribua para um desempenho positivo de nossa mente, sem dúvidas, implica em uma oportunidade para nos concentrar.

A seguir, apresentaremos uma lista de alimentos que fornecem energia e, ao mesmo tempo, ajudam na concentração!

Ovos

Importante fonte de proteínas. Contêm vitaminas A, B, D e E, excelente para a saúde do cérebro. Também possui um nutriente chamado colina, essencial para a formação celular.

Consumir até um ovo por dia é aceitável, em caso de pessoas saudáveis e sem alterações metabólicas.

Descubra: 11 coisas que acontecem com o corpo quando comemos ovos

Oleaginosas e sementes

Suas capacidades cognitivas podem melhorar ao consumir esse tipo de alimento. Algumas sementes fornecem serotonina, magnésio, fenilalanina, dopamina e aminoácidos biologicamente essenciais para o nosso organismo.

Amêndoas, nozes, amendoim e sementes de girassol são opções excelentes para um nutritivo lanche.

Chocolate amargo

Um dos principais componentes do chocolate são os flavonoides, que fazem com que a mente se concentre, uma vez que esse componente facilita o fluxo sanguíneo até o cérebro e influencia positivamente em nossa concentração.

Mirtilo

Essa deliciosa fruta contém um alto teor de antioxidantes, capazes de controlar radicais potencialmente prejudiciais, liberados em nosso organismo.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Cincinnati, com os departamentos de Agricultura dos Estados Unidos e Canadá, concluiu que o mirtilo melhora as funções cognitivas.

Carne de boi e peixe

A carne de boi magra é rica em vitamina B e creatina, utilizadas pelo cérebro como combustível. Contém l-tirosina, um aminoácido encontrado em suas proteínas que é muito efetivo para pessoas com déficit de atenção.

Por outro lado, o ômega 3 encontrado nos peixes facilita a comunicação entre as células do cérebro. Essa substância aumenta os níveis de dopamina e serotonina, compostos químicos que exercem um papel fundamental quando o assunto é concentração.

Água

Oito copos diários de água são recomendáveis, dependendo de sua atividade (porque o corpo costuma demandar uma maior quantidade de líquido caso realizemos grandes esforços físicos).

Posteriormente, os benefícios da água em nosso rendimento será facilmente notado.

Use sua criatividade para estimular sua capacidade de atenção

Incluir em sua dieta os alimentos que recomendamos aqui gerará incríveis resultados. Tente combiná-los, criar novas receitas e principalmente se divertir na cozinha.

Em apenas um mês, sem dúvidas, você já notará os resultados: mais energia, atenção e concentração para que possa alcançar seus objetivos!