Benefícios dos mirtilos para a sua saúde

· 15 de março de 2018
Descubra abaixo quais são os benefícios dos mirtilos para sua saúde e incorpore essas frutas maravilhosas em sua dieta com mais frequência.

Conheça os benefícios dos mirtilos, que contam com a maior quantidade de moléculas antioxidantes presentes nas frutas. Eles estão incluídos entre as chamadas “frutas silvestres”.

Além de ser um ingrediente muito usado na gastronomia, especialmente em preparações doces, os mirtilos são muito usados na medicina natural porque possuem as seguintes propriedades:

  • Anti-inflamatório
  • Gastroprotetor
  • Antibacteriano
  • Vasodilatador
  • Antiespasmódico
  • Antiaglomerante
  • Astringente

Na verdade, os mirtilos são um dos alimentos mais nutritivos que podemos incluir em nossa dieta diária, assim como o espinafre, kiwi, aipo ou beterraba.

Além disso, fazem parte dos ingredientes indispensáveis nos planos de desintoxicação do corpo. Por este motivo, vamos falar a seguir sobre alguns dos principais benefícios dos mirtilos para o nosso organismo.

Benefícios dos mirtilos para a sua saúde

1. Uma boa visão

Saúde ocular

Você sabia que os mirtilos são indicados em caso de doença ou distúrbio das artérias dos olhos? Devido ao seu alto teor de vitamina A, conhecida como retinol, esta fruta favorece a saúde ocular.

Além disso, seu consumo regular pode ser muito benéfico em caso de glaucoma, uma doença que se caracteriza pelo aumento da pressão ocular, entre outros sintomas.

2. Proteção contra doenças cardiovasculares e diabetes

Os mirtilos são ricos em polifenóis, razão pela qual seu consumo regular ajuda a prevenir patologias associadas ao metabolismo, que inclui doenças cardiovasculares e diabetes.

Essas frutas reduzem os riscos causados ​​pela inflamação provocada pela obesidade e resistência à insulina, entre outros. É o que explica o Dr. Klimis-Zacas, professor de nutrição clínica na Universidade do Maine.

3. Proteção contra infecções urinárias

Os mirtilos são antissépticos naturais (uma consequência de sua propriedade antibacteriana). Este é um complemento muito eficaz contra infecções do trato urinário.

Portanto, o suco de mirtilo é ideal para pessoas que sofrem de inflamação da bexiga, cistite ou infecção dos rins. Por quê? Porque tem uma função depurativa que desintoxica o organismo de substâncias nocivas.

4. Excelente para a pele

Pele bonita e saudável

Sendo uma ótima fonte de antioxidantes e vitaminas, os mirtilos são ideais para manter a saúde da pele, pois estimulam a produção de colágeno. Por outro lado, sendo rico em antioxidantes, atrasa o envelhecimento celular precoce.

5. Fortalecimento do sistema imunológico

De acordo com uma série de estudos realizados na Universidade Estadual de Oregon, verificou-se que os mirtilos contêm um composto derivado do estilbeno, que funciona de forma semelhante à vitamina D. Ajuda a fortalecer o sistema imunológico e, portanto, aumenta as defesas.

6. Melhora a digestão e o trânsito intestinal

Indigestão

Os mirtilos contêm proantocianidinas. Estas são substâncias com função antiaderente no corpo que faz com que as bactérias nocivas não consigam aderir às paredes do trato gastrointestinal.

Por essa mesma razão, esta função ajuda a prevenir úlceras no estômago e placa dentária (principal causa de gengivite e cárie), pois impede a proliferação de bactérias.

Propriedades nutricionais dos mirtilos

Ao incorporar 100 gramas de mirtilos em nossa dieta, recebemos as seguintes contribuições nutricionais:

  • Calorias: 57kcal
  • Água: 84,21g
  • Carboidratos: 14,49g
  • Proteínas: 0,74g
  • Gordura total: 0,33g

A melhor dos mirtilos é que você pode comê-los desidratados, embora o ideal seja consumi-los frescos, em sucos deliciosos ou em saladas de frutas acompanhadas de: bananas, morangos, maçãs, entre outros. Existe também a opção de tomá-los com um delicioso iogurte natural na hora do lanche.

Tipos de mirtilos

  • Mirtilo negro. Estes têm cor preta azulada e são maiores que os mirtilos comuns. São especialmente ricos em vitamina C.
  • Mirtilo azedo.  São pequenas frutinhas de cor rosa pálida, muito popular no norte da Europa, Ásia e América do Norte.
  • Mirtilo vermelho pequeno.  São do norte da Europa e da Ásia. A planta é caracterizada por ter folhas triangulares.
  • Mirtilo vermelho americano. Eles são originários do Canadá e dos Estados Unidos, e o seu gosto é semelhante ao da maçã.

Como escolher e como conservá-los?

É necessário olhar para sua cor e textura ao escolher. A melhor qualidade é a que apresenta uma cor brilhante e intensa, também caracterizada por ser seca e firme ao toque. Os mirtilos moles estão passados.

Para sua conservação, faça o seguinte:

  1. Separe os mais passados dos mais frescos.
  2. Mantenha-os na geladeira.
  3. Deixe fora aqueles que tenham mofo branco, pelos, ou aqueles que apresentem uma cor esbranquiçada.
  4. Você pode espalhá-los em uma bandeja e deixá-los secar ao ar livre.

Você já conhecia estes benefícios dos mirtilos? Eles já fazem parte da sua dieta regular?