7 hábitos que estão roubando energia

Todo ser humano tem uma energia designada, é nosso dever usá-la corretamente e aprender a não desperdiçá-la sem obter um benefício. Se sentir que sua energia está ficando mais baixa, este artigo é para você.

Última atualização: 23 Julho, 2018

Temos a capacidade de manter a calma sob pressão graças a um conjunto de habilidades como paciência, persistência e, claro, o intelecto.

Mas o que acontece quando existe um desequilíbrio? A energia desempenha um papel muito importante em nossas atividades, mas dificilmente permanece alta durante o dia.

É importante realizar um plano para exercer um melhor controle, levando em consideração o tempo que dedicamos a cada uma de nossas atividades, a fim de ser mais eficiente e produtivo.

Trata-se de colocar em equilíbrio os aspectos físicos e emocionais para atingir um estado completo de saúde.

O segredo é trabalhar em harmonia, ao ritmo ditado pelo nosso cérebro e corpo, para não exigir o que não podemos dar.

Estamos tão acostumados a trabalhar por horas a fio sem descanso que nem sabemos como agir no tempo livre.

Esforçamo-nos para realizar múltiplas tarefas, deixando coisas sem resolver.

Estes são os hábitos que estão roubando sua energia:

Você é a válvula de escape

Por muito difícil que seja aceitar, existem pessoas tóxicas que só usam você para se livrar de seus problemas, desgostos, medos e frustrações.

É melhor não deixar que elas o preencham com essa energia ruim, pelo menos não o tempo todo, porque inconscientemente eles afetam o seu dia a dia.

Você tem o poder de escolher quem entra em seu mundo e com quem passa seu tempo. Não importa quanto carinho você tenha por essa pessoa, está interferindo com o seu desenvolvimento pessoal e é hora de você se afastar.

Faz parte do sistema natural, toda pessoa que está ao seu redor só vem a duas coisas: ajudar a crescer ou afundar você.

Mesmo que tenham boas intenções, isso não significa que eles o façam bem. Comece a reduzir o tempo que dedica a elas.

Você não cumpre suas promessas

Por que não cumpriu suas promessas? É claro que você pode mudar de ideia a meio do caminho, mas aja, não fuja de suas responsabilidades.

Se você não quer mais fazer isso, ofereça uma segunda opção e negocie novamente.

Atrasar o inevitável desgasta. Cumpra a tempo para que outros o levem a sério.

Chegou a hora de dizer basta, não quero! E nada acontece. É melhor dizer o que você sente do que suportar as consequências por anos.

Leia também: Promessas de mudança para recuperar a relação

Você não tem prioridades

O que você realmente quer da sua vida? Encontre o que o preenche emocionalmente e fisicamente para que possa descansar com facilidade.

Preencher sua agenda com pendências absurdas só faz você perder o controle e no final acaba satisfazendo as necessidades dos outros, sem se importar com o que o faz feliz.

É válido respirar, observar seu momento e analisar as áreas de oportunidade. Lembre-se de que todo ser vivo precisa de pausas para crescer.

Se você está agindo sem parar, a única coisa que você faz é jogar fora a energia que já não volta.

Sua casa está uma bagunça

Um espaço limpo, organizado e arrumado faz com que você se sinta automaticamente muito melhor. Um lugar cheio de coisas que nem sequer usa causa ansiedade e apatia.

Se você quiser começar do zero, a primeira coisa que você precisa fazer é dar vida à sua casa, jogar fora as coisas que lhe roubam energia. Não se esqueça: menos é mais.

Transforme sua casa naquele lugar onde você quer sempre ir, onde você respira boas vibrações e relaxa sem cair na depressão.

Você não escuta seu corpo

Por causa da monotonia dos dias, esquecemos que somos seres vivos. Sujeitamos nosso corpo a longas jornadas, pressão e estresse, sem ouvir o que nos diz.

É praticamente impossível sobreviver diante de tanta demanda. Você precisa tomar ar fresco, meditar e fazer exercícios para eliminar toxinas.

Enquanto isso, comer uma dieta rica em vitaminas, minerais e nutrientes é essencial para nos mantermos saudáveis.

Leia também: 8 recomendações para seguir uma dieta saudável

Você leva uma vida sedentária

Com que frequência você se movimenta? Não importa que você passe muito tempo no escritório: não se acostume com seu corpo sentado. Se o fizer, a função do seu organismo entra num círculo vicioso de apatia.

No entanto, quando você começa a se mover e faz pelo menos 30 minutos de caminhada por dia, a liberação de endorfinas aumenta o nível de energia que o manterá alerta.

Você se preocupa demais

Preocupar-se com os problemas do dia-a-dia é normal. O perigoso é quando você não consegue controlar a preocupação e é a ansiedade que direciona as suas emoções.

Isso se manifesta através de sintomas como:

  • Inquietação
  • Fadiga
  • Tensão muscular
  • Irritabilidade
  • Insônia

Isso acontece porque há mais atividade no hemisfério cerebral esquerdo, isto é, o pensamento lógico e racional trabalha sem parar.

O que deve fazer é enfrentar o que causa medo e fortalecer sua autoestima. Solte o passado! E organize seu futuro para manter a energia.



  • Afari, N., & Buchwald, D. (2003, February). Chronic fatigue syndrome: A review. American Journal of Psychiatry.
  • Fukuda, K., Straus, S. E., Hickie, I., Sharpe, M. C., Dobbins, J. G., & Komaroff, A. (1994). The chronic fatigue syndrome: A comprehensive approach to its definition and study. Annals of Internal Medicine121(12), 953–959.
  • Hockey, G. R. J., Maule, A. J., Clough, P. J., & Bdzola, L. (2000). Effects of negative mood states on risk in everyday decision making. Cognition and Emotion14(6), 823–855.