Vença a insônia com estes 5 conselhos

Para combater a insônia é muito importante não ficar obcecado e colocar em prática algumas técnicas de relaxamento e meditação que ajudam a relaxar e a conciliar o sono com mais facilidade
Vença a insônia com estes 5 conselhos
Nelton Abdon Ramos Rojas

Revisado e aprovado por médico Nelton Abdon Ramos Rojas.

Escrito por Equipe Editorial

Última atualização: 14 dezembro, 2022

A insônia pode ser um dos problemas mais incômodos no final de um dia. Depois da jornada de trabalho, qualquer pessoa espera poder descansar. No entanto, isso não acontece em muitos casos. Se você se sente identificado, preste atenção nestes conselhos para acabar com a insônia.

Causas da insônia

A insônia pode ter várias causas, que vem desde situações internas de mal-estar emocional até motivos ambientais relacionados com o estilo de vida. Resumimos as causas da insônia em quatro grandes categorias:

  • Mal-estar emocional: os pensamentos depressivosos estados ansiosos, com muita frequência podem gerar insônia e problemas para dormir.
  • Má alimentação: hábitos pouco saudáveis como fumar ou consumir refrigerantes e bebidas com cafeína em excesso podem tirar o sono de noite.
  • Trabalho em excesso: trabalhar o dia todo pode significar muito estresse. Se você tem uma jornada de trabalho longo e leva o trabalho para casa, isso pode tirar o sono.
  • Problemas sociais: se você tem conflitos com pessoas significativas em seu ambiente social, isso pode retirar o sono durante a noite.

Ainda que as causas muitas vezes sejam mais complexas, deixando isso de lado, a seguir contamos cinco formas de vencer a insônia:

Melhore seus hábitos de sono

É fundamental cuidar dos hábitos de sono. Por mais que queiramos acordar, devemos respeitar as horas de sono. Estabeleça horários e cumpra-os.

Uma forma adequada de melhorar os hábitos é se livrar de toda interrupção justo antes de dormir: deixe de lado toda influência de meios virtuais e televisão e simplesmente se conecte com o silêncio e a tranquilidade do quarto.

Não se esqueça que seus ritmos circadianos dependem de seus hábitos de sono. Acostume seu relógio natural a dormir nas horas específicas e despertar nas horas fixas.

Vença a insônia com estes 5 conselhos

1. Não vá dormir sem jantar

É importante comer algo toda noite, já que outra fonte da insônia pode ser o mal-estar estomacal. Devemos comer algo toda as noites antes de dormir. Agora, tente jantar de forma leve, já que as refeições com muita gordura podem trazer mais problemas.

Vença a insônia se alimentando saudávelmente

A alimentação é parte importante da vida. Tomar o café da manhã, almoçar e jantar nas horas adequadas é uma forma de regularizar a rotina e de não mudar os biorritmos naturais do próprio corpo. Se você faz tudo no tempo certo, seu corpo ganhará em saúde ao descansar melhor.

2. Medite antes de dormir

Uma boa forma de relaxar antes de dormir é meditar. Conecte-se com seu lado mais tranquilo, com a paz que existe dentro de si desde o silêncio no ambiente.

  • Pode usar música para complementar a meditação e criar um ambiente de tranquilidade no quarto.
  • O silêncio é importante, mas o som da música também pode potencializar o efeito da meditação.

Dessa forma, meditar contribui com a regulação emocional e a administração de pensamentos. Isso não só ajuda a reduzir a insônia, como também fazem desaparecer os sintomas ansiosos e depressivos e também melhora todos os aspectos de seu dia a dia.

3. Melhore seus hábitos de alimentação

Devemos eliminar da dieta os refrigerantes e bebidas repletas de cafeína, o café em excesso e o cigarro. A cafeína é um ativador do sistema nervoso, por isso que pode nos fazer sentir ansiedade ou nervosismo. O melhor é evitá-la caso queiramos dormir.

Ao mesmo tempo, se você fuma, saiba que isso pode trazer consequências na hora de dormir. Melhorar os hábitos é necessário caso se queira vencer a insônia. A saúde é integral, por isso, uma mudança em um aspecto da vida repercute nos outros.

Vença a insônia relaxando

4. Relaxe

Leve tudo com calma, estabeleça limites consigo mesmo. Deixe o trabalho no escritório, deixe os problemas fora do quarto e se esqueça de tudo que possa perturbar a calma. Ao mesmo tempo, pode tentar algumas massagens.

  • Os movimentos circulares nas costas faz com que as tensões que recebeu ao longo do dia se reduzam.

Esperamos que estes conselhos te ajudem a vencer a insônia. No entanto, devemos lembrá-lo que a insônia não é o fim do mundo. Não se desespere e relaxe.

Se o problema persistir durante muito tempo, lembre-se que deve consultar um profissional. Não deixe que isso te afete e desestruture sua vida normal.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Varkevisser, M., van Dongen, H. P. A., van Amsterdam, J. G. C., & Kerkhof, G. A. (2007). Chronic insomnia and daytime functioning: An ambulatory assessment. Behavioral Sleep Medicine. https://doi.org/10.1080/15402000701557425
  • Krakow, B., Ulibarri, V., Melendrez, D., Kikta, S., Togami, L., & Haynes, P. (2008). A daytime, abbreviated cardio-respiratory sleep study (CPT 95807-52) to acclimate insomnia patients with sleep disordered breathing to positive airway pressure (PAP-NAP). Journal of Clinical Sleep Medicine.
  • S. D., S. (2012). Stress management through ‘yoga practices’ in the corporate sector. AFRICAN JOURNAL OF BUSINESS MANAGEMENT. https://doi.org/10.5897/AJBM11.314
  • Insomnio | National Heart, Lung, and Blood Institute (NHLBI). Retrieved 5 July 2020, from https://www.nhlbi.nih.gov/health-topics/espanol/insomnio
  • Ong, J. C., Manber, R., Segal, Z., Xia, Y., Shapiro, S., & Wyatt, J. K. (2014). A randomized controlled trial of mindfulness meditation for chronic insomnia. Sleep, 37(9), 1553-1563.
  • Insomnio – Síntomas y causas – Mayo Clinic. (2016). Retrieved 5 July 2020, from https://www.mayoclinic.org/es-es/diseases-conditions/insomnia/symptoms-causes/syc-20355167

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.