As causas da insônia

31 de outubro de 2013
A insônia impede as boas noites de sono, o descanso tão necessário da mente e do corpo após um dia atarefado.

A insônia é um problema de saúde mais comum do que se imagina. Afinal, pode acometer qualquer um, em qualquer situação de estresse ou de abuso no consumo de diversas drogas.

Nem todas as pessoas conseguem dormir por 8 horas diariamente. Assim, tal condição é tratada como um problema de saúde pública, coletiva, abrangendo milhares de pessoas ao redor do mundo.

Por que a insônia ocorre?

Existem vários fatores que podem ser responsáveis, tais como os biológicos, genéticos, ambientais e psíquicos.

O curioso também é que algumas pessoas, desde que nascem, sentem dificuldade para dormir bem, ou seja, acordam várias vezes no meio da noite. Dessa forma, o sono delas é interrompido.

Leia mais: A importância do sono e 10 dicas para dormir bem

Algumas dessas pessoas dormem menos de 8 horas, chegando até a dormir somente 5 horas por dia.

Consequências da insônia

  • Baixo rendimento nas atividades pessoais e profissionais;
  • Acidentes, etc.

a insônia

Como tratar a insônia?

A insônia deve ser tratada com o apoio de um especialista, mas a maioria das pessoas a tratam com médicos de diferentes campos da medicina. No entanto, o importante é leva-la a sério para não agravar a situação e a saúde.

Antes de qualquer coisa, é preciso fazer um diagnóstico e descobrir o que ocasionou a insônia e em qual nível ela se encontra.

Muitas vezes, o médico solicita um exame clínico detalhado para não haver enganos, já que esse problema pode estar relacionado a fatores genéticos.

Existe um exame no qual se analisa o distúrbio da insônia. Esse exame é chamado de polissonografia, que consiste em monitorar os parâmetros do sono, a quantidade de horas dormidas, a eficiência do sono, se há sinais de por que a pessoa não dorme direito, ou seja, por qual razão ela acorda durante o sono.

A insônia é corretamente tratada através de medicamentos específicos, uma alimentação saudável e terapia.

O que acontece se não for tratada?

Para começo de história, se a insônia não for tratada, ela vai durar a vida toda.

Dessa forma, vai atrapalhar o rendimento do indivíduo no seu dia a dia, influenciando nas relações interpessoais de forma negativa e gerando uma série de problemas.

Leia também: 3 macronutrientes para melhorar o rendimento

Se alguém não dorme o suficiente para ter uma vida de qualidade, todos os campos da vida desse indivíduo serão prejudicados, e, consequentemente a insatisfação acontece.

Horas perdidas de sono ou rotina de sono inadequada podem acarretar surtos psicológicos e doenças psíquicas graves.

  • Desai, B., & Desai, A. (2016). Insomnia. In Primary Care for Emergency Physicians. https://doi.org/10.1007/978-3-319-44360-7_25