Em meio ao estresse, relaxe!

· 11 de setembro de 2013
A saúde pode ficar realmente comprometida se você não controlar o nível de estresse de sua mente. Em meio ao caos do trânsito, ao corre-corre para o trabalho, compromissos com filhos, casa, você sente que o seu nível de estresse chegou ao limite.

O estresse não faz bem para ninguémMas, existem formas de criar verdadeiros refúgios para sua vida utilizando alguns “truques”, que mantêm o corpo e a mente em equilíbrio. Afinal, mente sã, corpo são.

Ouça música

A música equilibra os neurotransmissores responsáveis pela tranquilidade, pelo prazer e pela calmaria. Isto é provado cientificamente. O som de uma música chega a parte do cérebro que funciona como um filtro racional e atinge diretamente a área do cérebro correspondente à emoção. Música clássica, por exemplo, é tranquilizante, reduz os batimentos cardíacos e controla a ansiedade. Ao primeiro sinal de estresse, aumente o volume e relaxe. Você vai ver a melhora rapidinho!

Bolas chinesas

As bolinhas chinesas pressionadas com a mão combatem a tensão. As bolas de Baoding tem um forte poder terapêutico, feitas de ferro, ocas e com um guiso dentro, responsável por um suave som que surge com o movimento. O correto é colocar as bolas numa das mãos e girar, uma em volta da outra. O resultado desta manobra é a melhora na circulação sanguínea e bem estar para o sistema nervoso central, com redução da ansiedade e da fadiga.

Leia também: Combata a fadiga muscular com 5 remédios naturais

yoga

Massageador de cabeça

Você já viu um objeto engraçado que é composto por hastes de aço flexível atreladas a uma base de madeira? Experimente passar este objeto na sua cabeça, é uma ótima sensação, faça movimentos suaves para cima e para baixo. Nas pontas das hastes, existem umas bolinhas feitas de material macio que funcionam como um carinho em seus cabelos. O aparelho consegue relaxar a fáscia; uma membrana que encobre toda a estrutura óssea e músculos da cabeça. Com a tensão e o estresse do dia a dia, esta membrana fica dura e perde a mobilidade.

Bambu para os pés

Por sustentar o corpo, os pés sempre sofrem com o estresse, apresentam sinal de cansaço e tensão. Para relaxar, coloque um pedaço de bambu embaixo dos pé, apoie-e numa cadeira, e pise devagar com um pé de cada vez; rolando o bambu para frente e para trás, force os dedos do pé em direção ao chão. O pedaço de bambu deve ter um palmo de comprimento.

Leia também: 6 lugares do corpo excelentes para fazer massagem

massagem

Essências florais para aliviar o estresse

Em 1930, o médico inglês Edward Bach descobriu o poder das flores como tratamento terapêutico para cuidar das emoções. São 38 essências florais, que podem ser compradas na farmácia ou através da recomendação de um especialista; para identificar melhor os sintomas emocionais e receitar os florais corretos para o tratamento.

Imagem oferecida por Arthur Gouveia.

Margis, R., Picon, P., Cosner, A. F., & Silveira, R. de O. (2003). Relação entre estressores, estresse e ansiedade. Revista de Psiquiatria Do Rio Grande Do Sul. https://doi.org/10.1590/S0101-81082003000400008