Dores nas articulações: exercícios para aliviá-las

17 de dezembro de 2018
Os exercícios na água e as rotinas de ioga ajudam a aumentar a flexibilidade e fortalecem as articulações para prevenir seu desgaste precoce. De quebra, servem como terapia para aliviar a dor.

O exercício físico é um dos melhores aliados para reduzir as dores nas articulações. Apesar de o repouso poder aliviá-lo de forma momentânea, seguir uma rotina de treinamentos aumenta a mobilidade e diminui a recorrência deste sintoma.

Esta hábito, que pode ser praticado em qualquer idade, estimula a circulação sanguínea, previne a inflamação e fortalece as áreas afetadas para minimizar a tensão. Além disso, ajuda a cuidar das cartilagens e ligamentos para prevenir transtornos como a artrite.

O melhor de tudo é que reduz a necessidade de usar analgésicos, já que tem um efeito relaxante prolongado. Esta condição te acomete? Em seguida, queremos repassar algumas de suas causas e 5 tipos de exercícios que podem ser usados como terapia.

Causas das dores nas articulações

As dores nas articulações podem afetar a diferentes partes do corpo como, por exemplo, as mãos, pés, joelhos ou quadris.

Além disso, frequentemente vêm acompanhadas com uma sensação de rigidez e sensibilidade ao tato. Também podem reduzir a capacidade de movimento e a flexibilidade.

Sua principal causa costumam ser as mudanças que ocorrem com a idade; entretanto, alguns as experimentam sendo jovens, seja por um traumatismo, sobrepeso ou, por exemplo, por fazer muitos esforços físicos. Outros possíveis detonadores são:

  • Predisposição genética
  • Má formações
  • Obesidade
  • Intervenções cirúrgicas
  • Artrite e osteoartrite
  • Cristais de ácido úrico (gota)
  • Tendinite e bursite
  • Distensão muscular e torções

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Os melhores exercícios para diminuir as dores nas articulações

As rotinas de exercício para diminuir as dores nas articulações podem variar em cada pessoa. Se se trata de uma dor comum, qualquer tipo de atividade física pode ser benéfica. Entretanto, se há lesões ou doenças, o treinamento deve ser adaptado a estas condições.

Por isso, o ideal é consultar um médico antes de adotar qualquer plano de exercícios para aliviar a dor. Assim, depois das devidas avaliações, pode-se praticar atividades esportivas como as que sugerimos a seguir.

1. Atividades aquáticas

As atividades aquáticas podem diminuir as dores nas articulações

Tanto a natação quanto os aeróbicos aquáticos têm muitos benefícios para diminuir as dores nas articulações. Estas modalidades de exercícios são de baixo impacto físico e, além disso, permitem ter um raio de movimento controlado, lento e seguro.

Assim, a resistência que a água proporciona contribui para a formação dos músculos. Além disso, melhora a circulação do sangue e diminui a rigidez das pernas, glúteos e parte superior.

2. Taichi

Uma das disciplinas alternativas para exercitar o corpo com finalidades terapêuticas é o taichi. Consiste em mudar a postura através de movimentos lentos e controlados que não sobrecarregam e nem tensionam as articulações principais.

Com sua prática aumenta a absorção do líquido sinovial na cartilagem articular, o que diminui o risco de desgaste precoce. Também aumenta a flexibilidade e o equilíbrio, duas chaves para evitar possíveis lesões.

3. Ioga

Faz muitos anos que se recomenda a ioga como modalidade de exercício para diminuir a dor das articulações, especialmente quando se deriva de transtornos como a artrite. Esta disciplina reúne uma série de posturas que diminuem a rigidez e as dificuldades circulatórias.

Por outro lado, é uma grande opção para combater o sobrepeso e a perda de tônus muscular. Isso aumenta a resistência das articulações e favorece a mobilidade. Sua vantagem é que cada rotina pode ser adaptada à resistência física de cada um. Não é necessário ser expert!

4. Caminhar

Caminhar é a maneira mais simples de evitar os efeitos do sedentarismo sobre a saúde articular. Ainda que não seja o exercício mais exigente, é uma boa alternativa para reativar a circulação, melhorar a mobilidade e estimular o uso de líquido sinovial.

Isso sim, o ideal é fazê-lo em diferentes graus de dificuldade, em função da condição física adquirida. Também é importante prestar atenção ao calçado, pois sapatos inapropriados podem afetar à capacidade de amortização.

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5. Ciclismo

O ciclismo pode diminuir as dores nas articulações

Andar de bicicleta várias vezes por semana pode reduzir a dor das articulações e o risco de lesões. Este tipo de atividade cardiovascular combate ao sobrepeso e aumenta a passagem do fluxo sanguíneo das extremidades inferiores até o coração.

Por sua vez, fortalece os músculos e aumenta a resistência das pernas. Entretanto, pode ser pouco recomendável a partir de certa idade, principalmente se a pessoa não está acostumada. nestes casos a melhor opção é a bicicleta estática ou aulas de spinning.

Você sente cansaço ao fazer algum esforço físico? Experimenta uma sensação de rigidez? Se suas respostas são afirmativas, então, consulte um médico e comece a fazer exercícios para fortalecer as articulações.

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