Dança Cardio para melhorar a condição física

Além de melhorar a condição física, a dança cardio nos destrava e nos liberta desse estresse ao qual estamos tão unidos diariamente.

dança cardio é uma nova alternativa que está se tornando moda entre aqueles que procuram harmonizar a saúde física, emocional e física (especialmente no sentido estético).

É uma série de exercícios que, juntos, constituem uma coreografia. Em outras palavras, a dança cardio é uma rotina de dança que troca diferentes exercícios para trabalhar em diferentes áreas do corpo, ao mesmo tempo que distrai, acalma e renova as energias.

Todas as pessoas querem estar em forma, em maior ou menor grau. De fato, a importância do exercício no cotidiano é reconhecida bem mais além da parte estética. Os benefícios da atividade física podem ser evidenciados em vários aspectos, dentre os quais se destacam: o aumento de energia e vigor, bem como a criação de resistência.

No entanto, por que é tão difícil ser consistente quando se trata de manter uma rotina de exercícios? A resposta é muito simples: envolve esforço, algo que certamente não é muito confortável. Por esta razão, novas alternativas surgem todos os dias e novas investigações são realizadas para garantir que as pessoas estejam motivadas para se exercitarem e dar uma oportunidade à dança cardio ou outras alternativas.

O objetivo dessas investigações é duplo: por um lado, visa aprimorar as rotinas que são realizadas e, por outro lado, procurar a diversão. Quando uma pessoa descobre uma atividade física com a qual ele realmente sente prazer, o esforço mental é menor, então há mais garantias quando se trata de manter a consistência.

Por que a dança ajuda a estar em forma?

Mulheres praticando dança cardio

dança cardio é uma das alternativas mais populares hoje com o zumba. E por que? Porque ao dançar, a pessoa se sente livre, relaxada e há um aumento nos níveis de serotonina (o que leva a um sentimento de bem-estar e otimismo ). Ao mesmo tempo, os níveis de cortisol são reduzidos ao mínimo, portanto, o estresse é aliviado ou mesmo desaparece completamente. Através do movimento e da diversão, a pessoa encontra prazer e felicidade.

A sinuosidade dos movimentos de dança ajuda a fortalecer a própria segurança e, portanto, a autoestima. Muitas vezes, a dança ajuda as pessoas a se sentirem bem, elas ficam atraentes. Movendo o corpo, ao ritmo da música ou não, a experiência é estimulante e agradável. Por outro lado, a dança permite que a pessoa se desiniba, se sinta atraente e socialize mais.

Confira os 5 benefícios de dançar

Contribuições da dança cardio

Moça praticando dança cardio

dança cardio é uma rotina que permite ganhar músculos e perder gordura; uma vez que o exercício cardiovascular consiste na realização de uma atividade (de intensidade média) por mais de meia hora, pelo menos.

A rotina proposta pela dança cardio consiste em aproximadamente 45 minutos (diariamente) em que diferentes movimentos são introduzidos no trabalho de grupos musculares específicos. Desta forma, a pessoa não fica entediada e permanece ativa durante a sessão.

Principalmente, o sistema circulatório será muito beneficiado com a dança cardio. Quando os músculos são ativados, o sangue é distribuído no organismo de tal forma que ele consegue alcançá-lo completamente com uma boa irrigação. Portanto, o coração funcionará melhor e haverá uma oxigenação melhor e maior. Quanto à parte estética, a boa circulação fará com que a pele se pareça boa.

Consequentemente, o estado geral da saúde irá melhorar. Todo tecido, músculo, órgão ficará mais tonificado e poderá operar com vigor.

Recomendamos que você leia: 4 razões para começar a dançar regularmente

Adeus, estresse!

Pessoas praticando dança cardio

É curioso o que acontece com o estresse quando uma pessoa se exercita diariamente. A energia investida na realização da rotina e o prazer que a música provoca ajudam a se livrar do estresse e de qualquer bloqueio tensional. Por esta razão, a dança cardio é uma excelente alternativa para aqueles que lutam contra o estresse, a ansiedade e outros. 

Graças à conjunção de dança e esporte, esta alternativa é ideal para iniciar uma rotina de exercícios e mantê-la a tempo de alcançar os benefícios correspondentes.

Deve lembrar-se que também é necessário recorrer a outras medidas, como uma boa dieta, aprender a se manter bem hidratado, cuidar adequadamente a rotina e a qualidade do sono, e assim por diante. Tudo ajuda!

Recomendados para você