4 razões para começar a dançar regularmente

Além dos benefícios que a dança nos oferece no que diz respeito ao físico, dançar também pode ser adequado para cuidar de nossa memória e inclusive favorecer diferentes conexões hormonais.

Quer conhecer algumas razões para começar a dançar regularmente? Esta é uma das práticas que nos faz sentir completamente vivos como seres humanos. Quem nunca experimentou a imensa alegria de dançar a sua música preferida em uma boate? Ou até limpando a casa ou no banho?

Não importa se você dança completamente sozinho ou com alguma companhia, dançar é um verdadeiro sinônimo de diversão e harmonia entre o corpo e a mente.

Em conclusão, a dança representa a essência do ser humano em seu esplendor. Assim, não é necessário ser um especialista para praticá-la.

A principal característica da dança é que todo o tipo de pessoa pode se dedicar a ela. Não importa em qual parte do mundo estamos, sempre haverá uma forma de aproveitar a dança, de uma ou outra maneira.

A dança é considerada uma atividade cultural e social arraigada ao ser humano desde tempos remotos. De fato, os primeiros moradores do mundo se apoiavam na dança para realizar diversos rituais.

Através da história ela evoluiu para se tornar o que é hoje. Cabe destacar que a dança se divide em diferentes tipos e a maioria tem origem em diferentes regiões do planeta.

Porém, graças à globalização atual, todos podem praticar vários tipos de dança segundo seus respectivos gostos, sem precisar sair da sua cidade.

Quais são as razões para começar a dançar?

Razões para fazer aulas de dança

O divertido da dança é praticá-la, vivê-la na própria carne. Porém, ela também nos oferece uma infinidade de benefícios.

Com base nisso, vamos expor uma série de razões para começar a dançar. Não perca!

1. Fortalece o coração

Uma das atividades físicas mais recomendadas pelos profissionais de saúde é a dança. Fazer esforço físico é extremamente relevante para o bem-estar do organismo, devido ao aumento do ritmo cardíaco. É aqui que entra a dança.

  • Sua recomendação gira em torno de uma infinidade de benefícios que traz para o sistema cardíaco.
  • Dançar de forma regular contribui para a prevenção de doenças coronárias e periféricas, além de fortalecer as artérias e veias.
  • Por fim, ao melhorar o estado deste sistema, a oxigenação do organismo se favorece consideravelmente.

2. Melhora a memória

Mulher com problemas de memória

Os problemas de memória começam a se tornar visíveis com o passar do tempo e também por alguns maus hábitos.

Por essa razão, devemos buscar atividades que protejam a memória. Uma delas é o exercício físico, e a dança aparece em primeiro lugar para exercer esse esforço.

Não só pelo aumento da oxigenação, mas também pela diversão que ela oferece. A dança é uma excelente forma de proteger a saúde do cérebro.

Uma grande razão para não deixar de praticar esta excelente alternativa é a melhora da memória e a contribuição de realizar diferentes tarefas ao mesmo tempo.

3. Combate o estresse

Para tirar qualquer dúvida sobre os efeitos da dança contra o estresse, basta observar a atitude e o rosto daquelas pessoas que dançam com regularidade.

A música presente em cada dança convida o ser humano a se mexer, sem opções. Os ritmos se apoderam das extremidades e do tronco.

Além disso, cada movimento se encarrega de estimular a função hormonal, especificamente das endorfinas e da serotonina, as quais favorecem a felicidade.

Esses hormônios se encarregam de mitigar a ansiedade, a inquietude, o pensamento excessivo e, como resultado, o estresse também vai sendo combatido.

4. Favorece as capacidades motoras

Homem fazendo exercícios

As capacidades motoras são um pilar importante no desenvolvimento humano, e são determinantes desde nosso nascimento até a morte. O problema é que algumas delas começam a se perder com o passar do tempo, para não dizer todas.

Por este motivo, elas devem ser trabalhadas ou potencializadas com a finalidade de torná-las um pouco mais duradouras.

Quais são estas capacidades?

As capacidades físicas se dividem em dois grandes grupos:

Capacidades motoras condicionais

  • Força
  • Velocidade
  • Resistência
  • Flexibilidade

Capacidades motoras coordenativas

  • Ritmo
  • Adaptação
  • Equilíbrio
  • Orientação
  • Sincronização
  • Reação
  • Diferenciação

Dançar com regularidade favorece todas estas capacidades, mas em especial o equilíbrio, a coordenação, a orientação e a flexibilidade. Tudo vai depender, é claro, do tipo de dança praticada.

Gostou destas razões para começar a dançar? Escolha o seu ritmo preferido e aproveite todos estes benefícios para a sua saúde e bem-estar!

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