Algumas bebidas que diminuem o estresse

19 de dezembro de 2017
Uma das bebidas mais eficazes para relaxar e combater o estresse é o leite quente, que podemos consumir meia hora antes de ir para a cama para dormirmos melhor.

É um costume muito comum tomar café para acordar, mas poucas pessoas sabem que existem algumas bebidas que diminuem o estresse.

Muito além da ioga, do exercício e das sessões de relaxamento, existem líquidos que nos ajudam a recuperar um pouco do equilíbrio.

De fato, existem bebidas naturais que nos ajudam a aumentar a quantidade de neurotransmissores relacionados com a felicidade e o relaxamento.

Algumas delas são encontradas em nossa cozinha, mas esquecemos de recorrer a elas. Vejamos quais algumas das bebidas que diminuem o estresse a seguir:

O chá e suas variações para acalmar os ânimos

Chá de ervas para reduzir o estresse

Provavelmente falamos da bebida natural mais eficaz para aliviar os nervos e apaziguar o ânimo.

Porém, nem todas as infusões são úteis para esta finalidade e, inclusive, alguns tipos têm altas quantidades de teína. Nesses casos o efeito poderia ser o oposto ao desejado.

Uma das variações mais saudáveis desta substância também nos ajuda um pouco a relaxar.

Trata-se do chá verde, que é conhecido por ser rico em antioxidantesalém de ser um excelente digestivo. Seu efeito antiestresse se deve à presença de um componente chamado teanina.

A teanina intervém diretamente na liberação de serotonina e dopamina. As substâncias psicoativas estimulantes deste tipo de chá reduzem tanto a tensão mental quanto a física.

Outro produto que tem poderosos efeitos antiestresse é o chá de moringa. Esta planta de origem tropical é muito usada na América Latina e na África para acalmar o indivíduo e controlar a tensão.

Leite quente: uma solução tradicional

Mulher tomando leite

Este alimento foi usado por muitas gerações para fazer as crianças dormirem. Seu efeito relaxante se deve a duas substâncias: o aminoácido triptofano e a proteína do soro do leite.

Ambos desempenham um papel fundamental no incremento dos níveis de serotonina produzidos no organismo.

Para que o efeito seja o desejado o recomendável é beber um copo de leite morno 15 a 20 minutos antes de dormir. Esta solução não é apta para pessoas alérgicas e com intolerância à lactose.

Apesar de o leite e o chá serem as bebidas que têm um maior reconhecimento na hora de nos relaxar, o que muitos talvez não saibam é que algumas bebidas que diminuem o estresse são compostas basicamente por frutas naturais.

Sucos de frutas relaxantes: o kiwi e a cereja

Suco verde para reduzir o estresse

A vitamina C ajuda a aumentar nossas defesas e também permite que nos acalmemos um pouco depois de um dia difícil. Neste sentido, toda fruta cítrica tem a capacidade de reduzir os níveis de cortisol de forma moderada.

Devemos lembrar que o cortisol é um hormônio que se produz durante episódios de estresse. Assim, a laranja, a tangerina, a toranja e o limão devem estar sempre entre nossas opções quando fazemos compras.

Duas frutas em particular conseguiram resultados muito positivos com respeito as suas propriedades antiestresse: o kiwi e a cereja.

  • O kiwi conserva altas quantidades de vitamina C e ativa uma série de enzimas que aumentam o nível de energia útil.
  • Com respeito ao suco de cereja, o mesmo ativa no corpo os níveis de melatonina. Este é o hormônio que regula o descanso e as horas de sono nos seres humanos.

A água também é uma das bebidas que diminuem o estresse

Mulher bebendo água

Se não temos frutas ou um liquidificador à mão, um copo de água será a solução momentânea para a nossa ansiedade.

De fato, existem quadros de estresse que são originados ou favorecidos pela desidratação. Por isso, o primeiro passo que devemos dar ao sentir alguma tensão é nos hidratarmos.

A água é um ingrediente fundamental em nossa alimentação, e é preciso tomar uma boa dose diária.

Além disso, só o fato de consumir água já nos ajuda a produzir endorfinas, substâncias similares aos neurotransmissores que nos causam uma sensação de bem-estar.

Sob esta perspectiva, podemos entender que a água tem inclusive certos efeitos analgésicos, limitados porém efetivos.

Lembremos que as endorfinas estão relacionadas ao que sentimos quando temos atividade sexual ou ouvimos uma música de que gostamos.

O certo é que algumas bebidas diminuem o estresse e podemos recorrer a elas antes de chegarmos em casa. Jamais duvidemos de fazer isso durante os piores momentos.

Recomendados para você