Combata a fadiga muscular com 5 remédios naturais

· 23 de novembro de 2018
O cansaço nos músculos pode se dever a um esforço ou exercício físico, bem como a problemas de saúde. Diminuir a fadiga muscular é essencial para continuar com nossas atividades diárias.

Talvez recentemente você tenha começado a treinar na academia, talvez esteja dolorido por ter dormido mal, ou pode ter sobrecarregado os músculos. Combata a fadiga muscular com nossas dicas!

Recomendamos que você leia esse artigo para descobrir e experimentar as melhores soluções naturais.

Por que a fadiga muscular ocorre

Às vezes acontece que o alarme dispara e não há como sair da cama. E, se o fizermos, qualquer movimento parecerá impossível e necessitará muita energia. A fadiga ou cansaço muscular não tem que se dever a um movimento incorreto, ou a um grande esforço que fizemos.

Ocasionalmente, pode acontecer devido à chamada “síndrome da fadiga crônica”, que afeta principalmente as mulheres. Outra razão é um enfraquecimento do sistema imunológico ou mesmo a certas doenças, como a distrofia muscular ou a miopatia inflamatória.

Claro, não podemos ignorar a artrite e a osteoartrite, que também causam fadiga muscular. As mulheres que passaram ou estão na fase da menopausa, podem não ter cálcio suficiente no organismo. A falta desse mineral estimula a contração dos músculos, e pode causar dor ou fadiga.

Descubra: 5 alimentos que você deve incluir em seu café da manhã caso sofra de artrite

Como combater a fadiga muscular?

Como reduzir a fadiga muscular?

No caso em que a fadiga é causada pelo exercício ou por um esforço superior ao habitual, é muito importante permitir que os músculos descansem e se recuperem. Espere entre 24 e 48 horas para voltar a treinar, e durante esse tempo tente dormir bem, e não realizar atividades físicas.

Por sua vez, é essencial alongar os músculos por 15 segundos, acompanhado com uma técnica de respiração.

Combata a fadiga muscular devido ao treinamento aplicando uma técnica de gelo e calor por 10 minutos. Esta funciona quando não há inflamação, já que em tais casos é bom usar o frio.

Combata a fadiga muscular se alimentando adequadamente: coma alimentos que incluam proteínas complexas, como leguminosas, laticínios e carnes. Assim, você incluirá aminoácidos essenciais que o organismo precisa recuperar.

E, claro, não se esqueça da hidratação, aqueles dois litros de água por dia, que você certamente já deve ter ouvido falar.

Combata a fadiga muscular com esses remédios caseiros

Se você sentir cansaço ou uma grande fadiga em seus músculos, talvez o que precise seja um remédio natural que aumente a sua energia, e permita que o corpo se recupere. Preste atenção aos seguintes:

1. Batido de aveia, banana e mel

É muito importante que você consuma carboidratos, que nutrem o organismo e previnem ou reduzem a fadiga. Este batido de aveia, banana, e mel pode ser consumido como café da manhã, após o exercício, ou no meio da manhã.

Ingredientes

  • 1 xícara de flocos de aveia (105 g)
  • 1 banana
  • 2 colheres de chá de mel (15 g)

Preparação

  • Primeiro, deixe de molho os flocos de aveia na água morna, por alguns minutos.
  • Em seguida, adicione-os no recipiente do liquidificador junto com a banana e o mel.
  • Bata até formar um creme homogêneo.

2. Batido de espinafre, melão e uvas

Combata a fadiga muscular com ingredientes naturais! O espinafre fortalece os tecidos e é rico em cálcio.

O melão possui hidratos de rápida assimilação, além de vitaminas e minerais.

As uvas, por outro lado, são ricas em magnésio, potássio, e vários antioxidantes que melhoram o desempenho físico.

Ingredientes

  • 2 folhas de espinafre cru
  • 10 uvas
  • 1 xícara de melão (150 g)
  • 1 xícara de água (250 ml)

Preparação

  • Lave bem o espinafre, e processe-o no liquidificador, juntamente com o resto dos ingredientes.
  • Beba pela manhã, melhor se estiver em jejum.

3. Chá de gengibre

Esta raiz, com um aroma e sabor tão particular, é o que você precisa para dizer adeus às dores musculares. Além de usá-la em suas refeições (por exemplo, em saladas, tortas ou sopas), recomendamos que aproveite seus benefícios em uma rica infusão.

Ingredientes

  • 1 fatia de raiz de gengibre, ou 1 colher de sopa da raiz picada (15 g)
  • 1 xícara de água (250 ml)

Preparação

  • Coloque o gengibre na água, e leve para ferver.
  • Deixe fazer a decocção por 10 minutos. Remova a raiz, e beba o mais quente possível. Você pode consumir esta infusão antes de dormir.

4. Maca em pó

Combata a fadiga muscular com maca em pó

A maca é outra raiz de origem sul-americana com propriedades energizantes, e uma grande contribuição de vitamina B. Podemos encontrá-la em várias apresentações, mas recomendamos a maca em pó, que pode ser adicionada a um suco de fruta, bem como a uma torrada com queijo, ou a um batido

  • Para aproveitar seus benefícios, será suficiente consumir de 1 a 3 colheres de sopa.
  • Se você quiser consumi-la diariamente, tente descansar um dia por semana.

Sabia? Como usar a raiz da Maca Peruana para controlar os sintomas da menopausa

5. Chá de ginseng

Combata a fadiga muscular com ginseng, que se apresenta na forma de cápsulas ou raízes secas. No último caso, você pode usá-lo para preparar uma infusão que lhe dará uma boa quantidade de minerais e vitaminas, para que os músculos se recuperem.

Ingredientes

  • ¼ colher de chá de raiz de ginseng moída (1 g)
  • 1 xícara de água (250 ml)
  • 1 colher de sopa de mel (25 g) (opcional)

Preparação

  • Para fazer o chá de ginseng, moa um grama da raiz, e misture com uma xícara de água fervente.
  • Depois de descansar por cinco minutos, beba o mais quente possível. Você pode adoçar com mel, se quiser.

Se a fadiga muscular for muito habitual recomendamos que você consulte um médico. Ele poderá dizer o que você deve fazer, e o que pode consumir para reduzi-la.

Ascensão, A., Magalhães, J., & Oliveira, J. (2003). Fisiologia da fadiga muscular. Delimitação conceptual, modelos de estudo e mecanismos de fadiga de origem central e periférica. Revista Portuguesa de …. https://doi.org/10.4049/jimmunol.1003345