Gengibre para náuseas

O gengibre é um alimento que podemos encontrar em várias apresentações, e que pode ser de grande ajuda na hora de combater e acalmar as náuseas.  
Gengibre para náuseas

Última atualização: 24 Fevereiro, 2021

O gengibre é um alimento que pode ser usado de várias maneiras na cozinha: fresco, seco, em pó, cristalizado, preservado, cristalizado e assim por diante. Mas, é verdade que o mais aconselhável seria aproveitá-lo fresco. Principalmente se o objetivo for eliminar a náusea. Conheça alguns remédios naturais de gengibre para náuseas.

náusea é definida como “sensação de doença ou desconforto no estômago que pode vir com vontade de vomitar”. Elas podem ser causadas por diversos motivos, desde o consumo de um tipo de medicamento até uma viagem por uma estrada com muitas curvas. Portanto, sua duração também pode variar.

Simplificando, a náusea é normalmente o que você sente antes de ocorrer o vômito. E é importante ressaltar que nem sempre acabam em vômito, apesar de se acreditar nisso no momento.

As causas mais comuns de náusea são gastrite, ansiedade e gravidez. Outras vezes, é resultado da tontura intensa que costuma ocorrer em viagens longas.

Gengibre para náuseas: evidência científica

Gengibre para náuseas: evidência científica

A razão pela qual o gengibre seria bom para enjoo está em duas substâncias presentes em sua composição. Especificamente, nos gingerols e shogaols

  • Gingeróis (principais componentes do rizoma do gengibre fresco).
  • Shogaols (principais componentes do gengibre seco).

Segundo especialistas, suas propriedades antieméticas (ou seja, pode prevenir náuseas ou vômitos) devem-se a um efeito que produz no trato gastrointestinal, onde aumenta o tônus ​​e a motilidade gástrica e, por sua vez, favorece o esvaziamento gástrico devido aos anticolinérgicos e ações anti-serotonérgicas.

Maneiras de usá-lo

A sensação de vontade de vomitar, de fraqueza e de enjoo geral é muito desagradável. Às vezes, podemos recorrer ao consumo de determinados alimentos, como o gengibre, para amenizar esse desconforto.

Vamos ver quais são as diferentes maneiras de fazer isso.

1. Gengibre cru

O gengibre é uma das plantas mais utilizadas para tratar qualquer tipo de infecção estomacal, exceto aquelas que previnem úlceras ou gastrites infecciosas. Uma das maneiras mais fáceis e úteis de consumi-lo é cru.

2. Gengibre cristalizado

Cristalizado

O gengibre cristalizado é muito fácil de obter e é útil para fazer com que as náuseas desapareçam. Nas lojas de produtos naturais ou nas farmácias você poderá adquiri-lo, e armazená-lo em casa, para levá-lo com você onde quiser.

3. Gengibre em infusão

A melhor e mais comum maneira de usar gengibre para náuseas é em infusão. É preparado com um pouco da raiz fresca e, se desejar, pode adicionar um toque de suco de laranja ou limão.

Desta forma, é impossível ter qualquer tipo de efeito colateral em seu corpo se você estiver grávida ou sofrer de alguma outra patologia.

  • Se você for viajar e acha que a viagem pode lhe causar náuseas, um bom truque é preparar uma infusão de gengibre fresco e tê-la à mão para beber antes de partir.

4. Gengibre com limão

Aplicando uma pequena variação e um ingrediente adicional ao remédio anterior, também será muito útil para qualquer momento em que ocorrer a náusea. Combine o gengibre com o limão e você pode ter um tratamento ainda mais efetivo contra essa condição.

5. Gengibre ralado

Ralado
A raiz de gengibre é conhecida por suas aplicações gastronômicas e medicinais. Em geral, melhora a qualidade da dieta devido aos seus nutrientes.

Você também pode aproveitar o gengibre usando-o como condimento no preparo de diferentes refeições. Assim, o sabor da sua comida será diferente e você cuidará da sua saúde ao mesmo tempo.

Apesar de o gengibre ter propriedades benéficas para a saúde, é importante lembrar que ele não cura nenhuma doença. Também não deve ser tomado como um substituto do tratamento prescrito pelo médico. Portanto, deve sempre ser incluído em um estilo de vida saudável.

Pode interessar a você...
Tônico digestivo, adelgaçante e revitalizador de vinagre, gengibre e mel
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Tônico digestivo, adelgaçante e revitalizador de vinagre, gengibre e mel

Este tônico digestivo é uma excelente opção para desintoxicar o corpo naturalmente e conseguir uma energia extra ao promover a perda de peso.

 



  • Siedentopp U. El jengibre, una planta medicinal eficaz como medicamento, especia o infusión. Rev Int Acupunt. 2008.
  • Ernst, E., & Pittler, M. H. (2000). Efficacy of ginger for nausea and vomiting: A systematic review of randomized clinical trials. British Journal of Anaesthesia. https://doi.org/10.1093/oxfordjournals.bja.a013442
  • Lete, I., & Allué, J. (2016). The effectiveness of ginger in the prevention of nausea and vomiting during pregnancy and chemotherapy. Integrative Medicine Insights. https://doi.org/10.4137/IMI.S36273