É saudável consumir o suco de laranja?

9 de março de 2019
O suco de laranja agrada a uma multidão de pessoas, é rico em vitaminas (principalmente a C) e muito simples de preparar. Mas você já se perguntou se é saudável consumi-lo? Descubra agora.

Como a maioria já sabe, o suco de laranja oferece grande quantidade de vitaminas. Por sua vez, estas são muito importantes para o bom funcionamento de todo o nosso organismo.

Este suco é especialmente rico em vitamina C, uma vitamina que é essencial para aumentar as defesas do nosso organismo. Além disso, ela nos protegem de muitas doenças.

É muito saudável tomar um bom copo deste suco pela manhã. Isso nos ajudará a começar o dia com muita energia e vitalidade.

Que doenças o suco de laranja previne?

A vitamina C que encontramos neste suco, como já vimos anteriormente, aumenta as defesas do corpo. Isso é muito importante, já que pode prevenir doenças tais como resfriados comuns e alergias.

Além disso, ajuda a controlar os níveis altos de colesterol no sangue. Também é muito efetivo para ajudar a controlar a pressão arterial.

Entre outros benefícios que o consumo diário do suco de laranja nos oferece, podemos citar que é muito útil para melhorar a circulação arterial. Portanto, diminui a probabilidade de desenvolvimento de varizes.

Também ajuda a preservar a visão e audição, e é de grande utilidade pra os diabéticos, já que previne e reduz muitas infecções.

Outro detalhe que não pode ser esquecido é que a laranja é rica em substâncias com atividade probiótica. Tem-se realizado estudos para determinar de maneira segura se as substâncias contidas nas laranjas desempenham papel importante na prevenção do câncer de cólon.

As substâncias vitamínicas contidas no suco de laranja favorecem a cicatrização de feridas. Além disso, protegem e reduzem os efeitos das substâncias que provocam alergias.

Leia também: Como preparar um delicioso suco de laranja para ficar em forma e se energizar

sucolaranja. Gab Rey

Como consumi-lo?

É importante considerar que o suco de laranja deve ser consumido recém espremido. Assim, seus nutrientes, antioxidantes e outras substâncias fundamentais não se perderão.

Os antioxidantes têm como função retardar o envelhecimento das células, portanto todo nosso organismo é favorecido, já que nossas células podem funcionar por mais tempo, aumentando a possibilidade de que nossas funções sejam mais duradouras, principalmente as cerebrais.

E não perca: Suco de laranja: conheça os seus benefícios

O suco de laranja é também de grande utilidade para pessoas que sofrem de gastrite e úlceras gástricas. Afinal, ajuda a evitar a produção de acidez estomacal em excesso. E, do mesmo modo, seu consumo é eficaz quando sofremos de indigestão.

No suco de laranja podemos encontrar 60 tipos de flavonoides e 170 fitoquímicos. Portanto pode ser útil na redução de inflamações, sendo de igual maneira recomendável para aquelas pessoas que sofrem de asma e aquelas que sofrem de osteoporose.

Este delicioso suco pode ser consumido diariamente sem nenhum problema ou receio de estarmos consumindo quantidades desconhecidas de calorias, pois o suco de laranja é pobre em calorias, apresentando um aporte mínimo.

Dessa maneira podemos concluir que tomar diariamente um bom copo de suco de laranja é saudável e muito benéfico para a saúde.

sucolaranja.he-skImagens oferecidas por: he-sk, Gab Rey e he-sk.

CORRÊA NETO, R. D. S., & FARIA, J. D. A. F. (1999). Fatores que influem na qualidade do suco de laranja.
Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos.
Matsuura, F. C. A. U., & ROLIM, R. B. (2002). Avaliação da adição de suco de acerola em suco de abacaxi visando
à produção de um “blend” com alto teor de vitamina C. Revista Brasileira de Fruticultura, 24(1), 138-141.

Couto, M. A. L., & Canniatti Brazaca, S. G. (2010). Quantificação de vitamina C e capacidade antioxidante de variedades cítricas. Ciência e Tecnologia de Alimentos. https://doi.org/10.1590/S0101-20612010000500003

Nasser, A. L. M., Dourado, G. K., Manjate, D. A., Carlos, I. Z., & Cesar, T. B. (2011). Avalia????o do estresse oxidativo no sangue de consumidores habituais de suco de laranja. Revista de Ciencias Farmaceuticas Basica e Aplicada.

Corrêa Neto, R. S., & Faria, J. A. F. (1999). Fatores que influem na qualidade do suco de laranja. Ciência e Tecnologia de Alimentos. https://doi.org/10.1063/1.1782104