5 técnicas para dormir melhor

· 9 de junho de 2018
As técnicas para dormir melhor ajudam você a aproveitar e desfrutar de um sono melhor. Apresentá-las como parte de sua rotina fará você acordar muito mais animado e descansado

No momento em que não dormimos adequadamente, nossa produtividade cai, nos sentimos mais irritados, e não nos concentramos tanto quanto nos outros dias. Em suma, dormir mal nos deixa mais dispersos e não aproveitamos verdadeiramente o dia.

Técnicas para dormir melhor sem esforço

Hoje não vamos apenas descobrir algumas técnicas para dormir melhor, mas vamos perceber que podemos introduzi-las sem nenhum esforço, como parte de nossa rotina. Estar cansado ou com pouco tempo não será um problema para começar a colocá-las em prática.

1. Jantar pelo menos 2 horas antes de dormir

Desligue o despertador para dormir melhor sem esforço

Parece bobo e, muitas vezes, costumamos ir para a cama logo após jantarmos. No entanto, isso não é saudável para a nossa  qualidade do sonoQuantas vezes já fomos para a cama com o estômago cheio, e viramos na cama sem poder adormecer?

Esta situação nos faz sentir desconfortáveis, aumenta nosso estresse e ansiedade (especialmente se temos que acordar cedo) e nos impede de descansar adequadamente. O resultado é que não dormimos bem, e nos levantamos cansados ​​e de mau humor.

A chave é jantar pelo menos duas horas antes de ir para a cama. Se, além disso, somos pessoas que tendem a ter digestão pesada, é importante que não comamos copiosamente. Uma sopa, um peito de ave com legumes, ou uma tigela com cereal será suficiente.

Veja também: Você quer dormir melhor? Tome água com limão antes de deitar

2. Tente sempre dormir no mesmo horário

Outra técnica para dormir melhor é ir para a cama sempre no mesmo horário. Talvez um dia sejamos forçados a ir mais tarde. No entanto, em geral, vamos tentar que sejam apenas minutos que façam a diferença no nosso horário de ir dormir, e não horas.

A razão é que as pessoas são governadas por hábitos. Assim, se acostumarmos o nosso corpo a dormir em um horário específico, ele se preparará adequadamente para descansar conforme necessita.

Desta forma, faremos melhor uso das horas de sono, e teremos uma rotina para dormir e levantarmos muito saudáveis.

3. Observe o que você faz antes de dormir

Mulher relaxando para dormir melhor

O que costumamos fazer antes de dormir? Talvez seja assistir TV ou ler um livro. Essas atividades, embora às vezes nos deixem sonolentos, fazem com que nosso corpo fique acordado. Assim, este não se prepara adequadamente para dormir.

Antes de ir para a cama seria importante passar algum tempo em silêncio, talvez organizando as roupas para amanhã seguinte, acendendo algumas velas, tomando um banho relaxante, ou meditando. É um momento que devemos dedicar à nossa tranquilidade para que o corpo se prepare para descansar em paz.

4. O exercício favorece um descanso melhor

Outra técnica para dormir melhor é fazer algum exercício antes do jantar ou, até mesmo, depois do jantar. Embora muitas pessoas se exercitem de manhã porque se sentem melhor, uma caminhada antes ou depois do jantar será muito benéfica. Não só favorecerá a digestão, mas esgotará um pouco o corpo, para que depois relaxe e repouse melhor.

O fato de andar um pouco rápido para que o corpo seja ativado, somado à tranquilidade da noite, o som dos grilos, se morarmos no campo, e o silêncio e a tranquilidade que desfrutamos durante essas horas, serão muito agradáveis. Mas acima de tudo, ajudará o corpo a se preparar para dormir.

Recomendamos que você leia: Dieta MIND: alimentação que ajuda a prevenir o Alzheimer

5. Atenda aos seus ciclos de sono

Atenda aos seus ciclos de sono para dormir melhor

Por que você às vezes acorda ainda mais cansado? Talvez não esteja atendendo aos seus ciclos de sono. Existem vários aplicativos para celular que você pode usar procurando por: “ciclos de sono”, e que calcularão a hora que vai dormir e a que pode levantar-se.

O ideal é dormir até 5 ciclos completos, no entanto, você pode achar melhor dormir quatro. O importante é não acordar no meio de um ciclo porque, caso contrário, a sensação de cansaço quando você acorda, e de que não dormiu o suficiente, se manifestará sem que você possa evitá-la.

Cada ciclo de sono dura pelo menos 90 minutos. Se concluirmos um ciclo e acordarmos apenas quando este terminar, perceberemos que não teremos grandes dificuldades para nos levantar.

Isto será muito útil se somos dos que “amam os travesseiros”.

Quais dessas melhores técnicas de sono você já colocou em prática? Existe uma que lhe serviu melhor que outra? Nós encorajamos para que, se você não dormir da maneira que deseja, comece hoje a praticar essas técnicas para dormir melhor.

Certamente o seu descanso vai agradecer.