6 maneiras como a sua rotina diária piora sua dor nas costas

· 19 de maio de 2018
Para evitar as dores nas costas procure manter a postura correta ao se sentar: os ombros devem estar para trás, queixo alto e pescoço reto.

A dor nas cosas é uma das principais causas de incapacidade. O excesso de estresse que experimentamos atualmente faz com que não prestemos atenção o suficiente à saúde de nossa coluna vertebral.

A dor nas costas não só afeta a sua saúde, mas também pode limitar e diminuir sua produtividade e eficiência em qualquer âmbito de sua vida. Se o problema se agrava, poderia chegar a afetar suas relações familiares e sociais.

Quer saber como sua rotina diária está causando problemas nas suas costas? Continue lendo que revelaremos as principais causas e algumas alternativas para reduzir ou evitar o problema.

1. Carregar muito peso nas costas

Levantar coisas pesadas gera dor nas costas

Bolsas, mochilas, malas e aparelhos eletrônicos como o notebook sobrecarregados de peso são alguns dos principais motivos de dor nas costas. Se, além disso, você adotar uma postura ruim enquanto carrega esse peso, sua coluna vai sofrer mais.

Para evitar problemas lembre-se:

  • Só leve o necessário e seja realista com o peso que carrega.
  • Ao invés de carregar uma bolsa em um dos seus ombros, procure usar uma mochila que possa ser usada nos dois ombros.
  • Se você precisa levar muitas coisas, divida o peso em duas ou três bolsas para equilibrar a carga entre os dois ombros.
  • Se suas coisas pesam muito, procure usar uma mala com rodinhas.

2. Levanta objetos muito pesados sem flexionar os joelhos

Muitas vezes costumamos pegar algo do chão ou deixar no chão sem flexionar os joelhos. Este erro só faz com que se crie uma dor nas costas ou com que a que já temos aumente.

Para evitar isso, flexione o joelhos mantendo as costas retas, como se fizesse agachamentos. Se você tiver problemas nos joelhos deve flexionar com cuidado e nunca se exceder com o peso.

Caso tenha problemas severos nos joelhos, peça ajuda.

3. Mantém uma vida sedentária

O trabalho de escritório gera dor nas costas

Seja pelo trabalho ou pelos estudos, é provável que permaneçamos muito tempo sentados sem fazer descansos. Essa rotina nos cobrará a conta com uma bela dor nas costas.

Você deve fazer descansos de uns 10 minutos pelo menos a cada hora ou a cada uma hora e meia. Se você é alguém que se concentra muito no que faz e perde a noção do tempo, programe alarmes.

Durante estes 10 minutos de descanso procure se levantar e fazer alongamentos e flexões que façam o sangue circular. Você pode sair para passear ou no mínimo dar algumas voltas em seu jardim, se tiver um.

Não precisa fazer exercícios muito extenuantes, basta se colocar em movimento.

4. Tem uma má postura ao se sentar

Sua rotina diária o obriga a passar muito tempo sentado? Você passa seu tempo livre fazendo atividades sedentárias? Nesse caso, além de descansar por 10 minutos deve prestar atenção especial a:

  • Mantenha suas costas retas e completamente apoiadas no respaldo da cadeira ou da poltrona.
  • Evite cruzar as pernas e se assegure de apoiar a planta dos pés completamente no chão.
  • Os ombros devem estar para trás, queixo alto e pescoço reto.

Caso sua atividade obrigue você a se inclinar, vigie bem sua postura para não se curvar muito.

Para melhorar a sua postura recomendamos usar uma cadeira ergonômica com um bom suporte nas costas. 

Se for necessário, invista em um apoio para o computador, de tal forma que fique a uma boa altura de sua vista e das mãos.

5. Caminha com as costas curvadas

O uso do celular pode gerar má posturas e desencadear dor nas costas

Caminhar é um hábito muito saudável, mas representa um problema quando andamos com as costas encurvadas o tempo todo. Caminha o tempo todo cabisbaixa, com o olhar para o chão e os ombros para frente?

Sua postura deve ser natural, mantendo o equilíbrio entre todas as partes do corpo e tentando alinhar cabeça, pescoço, costas e pernasSe você não está acostumada a manter uma boa postura, pode ser incômodo e algo doloroso a princípio.

Apesar dos incômodos que possa sentir, procure mudar este hábito pouco a pouco. Em algumas semanas notará que é mais fácil manter a postura correta.

6. Você passa muitas horas no carro

Quanto tempo você passa preso no trânsito? Pode ser no transporte público ou dirigindo em seu carro, com certeza você passa várias horas em uma posição incômoda nele.

Para evitar a dor nas costas por esta causa te recomendamos:

  • Manter o assento o mais vertical possível ao usar. Lembre-se do do que dizíamos sobre se manter sentada na posição correta e com as costas coladas no assento.
  • Use uma almofada para o pescoço se precisar. Alguns carros têm a sessão de suporte do pescoço muito baixa. Se for o seu caso, adquira um suporte extra que se adapte ao carro. Se não for possível, compre uma almofada que se adapte ao pescoço.
  • Procure caminhar o quanto puder. Ao invés de usar o carro sempre que precisar fazer algo, dê um passeio. Algumas pessoas pegam o carro inclusive para ir a qualquer lugar próximo, se a viagem não for muito longa, caminhe.

A vida diária e as ocupações possivelmente requerem muita atenção. Por isso, não seria raro que a dor nas costas passasse desapercebida quando aparece. Quando detectar, determine o hábito que está afetando sua saúde e modifique-o.