4 recomendações para aliviar a lombalgia

O Dr. Peter J. Moley recomenda fortalecer os músculos abdominais, bem como os músculos das costas, pois isso ajuda a sustentar a coluna vertebral e a evitar a dor lombar.
4 recomendações para aliviar a lombalgia

Última atualização: 15 Fevereiro, 2021

A maioria dos adultos já sentiu dor lombar pelo menos uma vez na vida. Isso nada mais é do que uma pressão na base da coluna vertebral, especificamente na área que vai da cintura até os glúteos. Quem já teve essa dor deve considerar as seguintes recomendações para aliviar a lombalgia.

Essa condição médica é uma das mais comuns no mundo, superada pela gripe. A dor lombar afeta homens e mulheres igualmente, especialmente aqueles que levam um estilo de vida sedentário ou que, pelo contrário, se exercitam demais.

Possíveis causas da lombalgia

A lombalgia pode aparecer por vários motivos. A seguir, analisaremos algumas das possíveis causas para você levar em consideração ao informar o seu médico o que pode ter causado o surgimento dos desconfortos que você experimenta.

De acordo com o Manual MSD: “a maioria das dores lombares são causadas por distúrbios localizados na coluna vertebral e nas articulações, nos músculos, nos ligamentos e nas raízes nervosas adjacentes ou por distúrbios dos discos intervertebrais”.

Levantar excesso de peso

Quando uma pessoa excede sua capacidade física ao carregar peso, os músculos ficam tensos demais e tendem a produzir dor intensa na região lombar.

Nos jovens, a lesão lombar vem principalmente do excesso de peso nas costas causado pelas mochilas escolares, por se sentar incorretamente ou por manter posturas inadequadas durante muito tempo.

Movimentos incorretos

A dor lombar causada por movimentos em falso tende a desaparecer sem a necessidade de tratamento algum. O problema é que, apesar de fugazes, têm um forte impacto no corpo no momento em que ocorrem.

Infecção na coluna

Doenças como a osteomielite e os abscessos também podem estar por trás da lombalgia.

Escoliose

Conhece-se como escoliose a malformação da coluna, seja em suas dorsais, cervicais ou lombares. A doença pode surgir em qualquer idade, mas seus sintomas costumam aparecer quando se chega à idade adulta.

Hérnias

Contam também como um tipo de malformação e costumam causar dor lombar quando conseguem fazer com que os discos das vértebras inferiores se desloquem de seu lugar. Nesses casos, podem inclusive chegar a pressionar os nervos raquidianos.

A solução profissional para amenizar essa doença em casos extremos é a cirurgia. Algumas pessoas também recorrem à fisioterapia, à reabilitação e aos anti-inflamatórios sem esteroides para diminuir a dor.

Alguns tratamentos para aliviar a lombalgia em casa

Vale destacar que, em casos leves, é possível amenizar a doença com os exercícios que apresentaremos a seguir:

1. Massagem com bola

A ponte pode ser feita com ou sem suporte (bola de borracha ou almofada).

O procedimento é simples. Basta deitar sobre uma superfície plana e colocar uma bola de borracha de tamanho regular – que caiba no punho – debaixo do glúteo. A seguir, faça movimentos lento e profundos de um lado para o outro.

Para trabalhar mais superfícies, é recomendável mudar de posição e, à medida que o exercício avança, você deve se posicionar mais de lado. Essa massagem serve para tratar a região glútea, uma área que está submetida à tensão constante pelas posturas, pelo excesso de tempo sentado e pela falta de condição física.

Com a terapia, você não só evitará dores lombares, mas também outras lesões como pontos gatilhos, síndrome do piramidal ou musculatura pelvitrocanteriana.

2. Automassagem lombar com vara

  • A primeira coisa que você deve fazer é conseguir uma vara suficientemente longa para cobrir a largura das costas. Você pode usar o cabo da vassoura ou do rodo.
  • Pegue a vara e deslize-a por toda a coluna, de cima a baixo, lenta e profundamente.
  • Depois foque toda a força de um lado só, de dentro para fora, e depois passe para o outro lado.

Com esse exercício, você relaxará os músculos das costas e, por conseguinte, conseguirá aliviar a lombalgia. Serve como tratamento para as lesões lombares.

Lembre-se de fazer a massagem de uma forma profunda e intensa. A vara é usada com o objetivo de exercer a pressão que as mãos não conseguem.

3. Massageador de espuma

O foam roller ou massageador de espuma é um instrumento de descarga que traz alívio.

Para aliviar a tensão muscular em geral e a dor lombar, melhorar o alinhamento da espinha dorsal e também a postura, você pode usar um massageador de espuma EVA. É um instrumento em forma de rolo que, por meio do próprio movimento e da pressão permite obter alívio. Geralmente, é usado após o treinamento como método de descarga, embora nos últimos anos tenha sido usado como um complemento às terapias.

Os especialistas também indicam que “os exercícios específicos de fortalecimento e alongamento muscular do abdômen, dos glúteos e das costas (músculos do tronco) ajudam a estabilizar a coluna vertebral e a reduzir as tensões sofridas pelos discos que amortecem a coluna vertebral e pelos ligamentos que a mantêm em posição”.

Não deixe de ir à fisioterapia

No caso de ter lombalgia, o ideal é procurar o médico e seguir suas instruções. Além disso, lembre-se de que você pode aplicar compressas frias quanto quentes para amenizar a dor, além de manter uma boa higiene postural.

A ajuda do fisioterapeuta pode ser muito conveniente, pois pode acelerar a cura e a recuperação com o tratamento completo.

Pode interessar a você...
Tratamento natural para a lombalgia: 3 dicas básicas
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Tratamento natural para a lombalgia: 3 dicas básicas

A lombalgia costuma afetar quase sempre pessoas em idade entre 30 e 60 anos. É uma condição muito comum. Veja algumas dicas de tratamento.