Posturas de yoga para fortalecer os braços

5 de setembro de 2019
Ainda que seja bom adaptá-los ao seu nível de experiência, existem diferentes posturas de yoga que podem ser muito úteis para tonificar e fortalecer os braços.

O yoga é uma prática que não só ajuda a acalmar a mente, como também permite tonificar o corpo. Por isso, hoje revelaremos algumas posturas de yoga para fortalecer os braços para deixá-los mais definidos.

Além disso, é bom mencionar que a grande maioria dos exercícios que mencionaremos são aptos para principiantes. No entanto, alguns somente poderão ser feitos caso esteja praticando o yoga há algum tempo. Veja algumas das posturas para fortalecer os braços.

Posturas de yoga para fortalecer os braços

Gomukhasana

Gomukhasana

Esta primeira postura é conhecida também como postura da cara de vaca.

  • Para realizá-la, primeiramente, sente no chão enquanto cruza as pernas uma sobre a outra. A coluna deverá ficar reta em todo momento.
  • Em seguida, levante o braço direito e dobre-o na direção da coluna. Leve o outro braço para trás, até a cintura, e tente fazer com que as mãos se toquem.

Caso seja principiante, provavelmente somente conseguirá rocar os dedos. No entanto, à medida que praticar, conseguirá entrelaçar as mãos.

  • A cabeça deve ficar reta em todo momento, com a visão para frente; além disso, deverá ficar nesta postura por uns vinte minutos no máximo. Logo após esse tempo, faça o mesmo exercício com o lado contrário.

Leia também: Causas e remédios para a dor nos joelhos

Bakasana

Bakasana

Esta postura para fortalecer os braços requer muita prática, já que tem uma elevada complexidade.

  • Por isso, para completá-la, coloque-se de cócoras e ponha as mãos no chão na sua frente. Em seguida, flexione um pouco os cotovelos e eleve, um pouco, os joelhos.
  • Posteriormente, incline-se para frente, sem cair, enquanto encaixa o joelho de uma das pernas nos antebraços.
  • Nessa posição, eleve o pé do chão. Faça o mesmo com a outra perna até que nenhum dos pés toque o chão.

Esta postura não só ajuda a trabalhar os braços, como também requer uma grande concentração e equilíbrio. Além disso, realizá-la com a ajuda de um professor evitará lesões. Se nunca praticou yoga, melhor pular para o exercício seguinte.

Chaturanga

Chaturanga

Esta terceira postura é muito simples de realizar e se parece muito com a chamada “prancha” para exercitar os músculos do abdômen. Dessa maneira, para realizá-la é necessário se colocar de barriga para baixo enquanto coloca as mãos apoiadas na altura do peito.

  • Assim que estiver nessa posição, apoie os dedos dos pés sobre o chão e levante o corpo mantendo-o em uma linha reta imaginária.
  • Terá que fazer muita força com os braços, que estarão flexionados. Por isso que este é um exercício essencial para fortalecê-los.

Cachorro de barriga para baixo é outra das posturas de yoga para fortalecer os braços

Esta postura de yoga faz parte de um dos asanas que são realizados quando fazemos a saudação ao sol.

  • Dessa maneira, para realizá-la, coloque-se de quatro apoios e levante o quadril até formar uma montanha com o corpo. Os braços devem permanecer esticados e, caso seja principiante, talvez tenha que manter-se na ponta dos pés.
  • Com a prática, o ideal é conseguir apoiar as mãos completamente e, também, os pés. A cabeça deve se manter entre os braços. Além disso, não deve elevá-la, nem levá-la muito para o centro do corpo. Mantenha-a em uma posição natural.

Purvottanasana

Prancha é uma das posturas de yoga para fortalecer os braços

A última das posturas de yoga que ajudarão a fortalecer os braços é a conhecida como Purvottanasana ou prancha para cima.

  • Esta postura consiste em sentar, apoiar as mãos em ambos lados do corpo e, com as pernas esticadas, elevar o corpo.
  • Além disso, é bom relaxar os ombros, já que provavelmente vão se elevar. 
  • A cabeça poderá ficar pendurada para trás. Ainda, fique nesta postura por uns dez a vinte segundos. Quando a finalizar, é essencial mover um pouco os punhos para relaxá-los.

Descubra ademais: O que considerar ao praticar o yoga?

Alguma vez já praticou estas posturas para exercitar e fortalecer os braços? Recomendamos colocá-las em prática conforme seu nível de experiência na atividade.

Por fim, lembre-se de que o yoga compreende posturas que permitem ir avançando de maneira progressiva. Evitar as posturas mais difíceis no início reduzirá o risco de lesões.