Dicas para quando você começar a praticar ioga

14 Fevereiro, 2019
Se você for iniciante nesta disciplina, ao praticar ioga você deve ir avançando de acordo com o que seu corpo permite, e não forçá-lo além da conta para evitar se lesionar.
 

A ioga é uma disciplina física e mental que requer preparação. Embora seja verdade que alguns ramos desta disciplina são menos exigentes do que outros em um nível físico, em todos é necessário levar em conta algumas dicas para você ter um melhor desempenho em sua prática de ioga.

Informe-se muito bem sobre a ioga

Ao tomar a decisão de praticar qualquer esporte ou disciplina é sempre importante informar-se com antecedência. Leia tudo relacionado à ioga, seus tipos, exercícios básicos, benefícios e possíveis lesões, em caso de prática inadequada.

O conhecimento é poder, use-o a seu favor. Além disso, conhecê-la tornará mais fácil para decidir se a ioga é o que você quer fazer ou, ao contrário, prefere tentar outras coisas.

Defina o que você deseja alcançar ao praticar ioga

Depois de ler tudo sobre ioga, você pode escolher o estilo que quer praticar e por quê.

  • Por exemplo, se você quer aprender a controlar seu corpo e ter bem-estar mental, o hata ioga poderá ajudá-lo.
  • Pelo contrário, se você quer trabalhar mais em sua energia mental e que isso derive no controle do corpo, o estilo indicado é o raja ioga.
  • Há também um tipo de ioga, chamado iyengar, focado na perfeição da técnica e, em muitos casos, é terapêutico. Neste tipo de ioga os elementos são frequentemente utilizados como suporte e complemento à rotina, para alcançar a perfeição das posturas.

Além disso, há uma ênfase pedagógica para que aqueles que a praticam conheçam e sejam cientes de cada movimento e suas implicações, a fim de evitar lesões.

 

Defina quais as mudanças que você deseja alcançar. Fortalecer seus músculos e articulações? Aliviar tensões ou doenças? Perder peso? Alcançar maior bem-estar espiritual? Depois de ter isso claro, você saberá qual é o tipo de ioga para seus objetivos, e com que frequência deverá praticá-lo.

Recomendamos que leia: Pode-se praticar ioga a qualquer idade?

Parar começar a praticar ioga, vá a uma aula

Escolha uma aula onde você se sinta confortável

Quando você começar a praticar ioga é recomendável que frequente várias aulas com instrutores diferentes. Será como um teste de tentativa e erro, para saber com qual você se sente mais confortável. Cada professor tem um estilo e uma metodologia específica: reserve um tempo para conhecer vários e compará-los.

É melhor assistir à essas aulas como observador, para que você preste atenção ao estilo do instrutor. Você não pode dedicar seu tempo a uma prática que lhe faz sentir-se desconfortável, porque o desmotivará.

Mentalize, no começo não será fácil

Como todo o esporte ou disciplina, a ioga tem seus níveis de dificuldade. Entenda que quando começar pode não ser capaz de fazer as posturas perfeitamente. Será difícil para você relaxar, ou seu corpo vai doer no dia seguinte à prática.

 

No entanto, nada disso deve ser um impedimento para você continuar com coragem e determinação. Para iniciantes, não é fácil ter flexibilidade ou resistência física e mental.

Precisamente, para isso servirá a ioga; por isso seja paciente e não se frustre. Aprender a dominar as técnicas poderá levar semanas, meses, ou até anos. Esteja certo de que com perseverança e disciplina você ficará cada vez melhor. Não desista!

Se você tem alguma doença ou patologia, consulte primeiro o seu médico.

Em caso de sofrer de alguma patologia ou estar lesionado, não inicie a prática de ioga sem primeiro consultar o médico que acompanha o seu caso. Este lhe dirá se praticá-la é aconselhável, de acordo com as particularidades do seu corpo e condição.

Por exemplo, se você sofre de doenças degenerativas das articulações, como a osteoartrite, deverá ter um cuidado especial para não exigir muito do seu corpo, a fim de evitar complicar seu quadro. Além disso, se você tem uma lesão, ou teve uma recentemente, consulte o seu médico para se certificar de que tudo está bem para começar a se exercitar.

Confira também: O que levar em conta ao praticar ioga?

Certifique-se de ter roupas confortáveis

Praticar ioga requer um nível máximo de conforto. Para esticar-se corretamente, ou respirar sem pressão, é recomendado usar roupas soltas. Nada que lhe aperte demais será bom para o seu desempenho na rotina.

Não há códigos rígidos de vestimenta na ioga, mas a premissa deve ser a comodidade. Você pode usar calças largas, leggings, ou shorts: o importante é que estas roupas permitam que você se mova com facilidade.

 

Antes de começar a praticar, verifique seu guarda-roupa para ver se você tem as roupas certas para a disciplina, ou se deverá comprar algumas peças antes do início de sua prática.

Mulheres praticando ioga

Se você seguir estas simples dicas, certamente será mais fácil para se acostumar com as exigências próprias da ioga. Conheça muito bem e aproveite todos os aspectos dos exercícios, para que a prática seja agradável. Nenhum desafio é grande demais para o seu corpo e mente.

Pegue o seu tapete, relaxe, e entre em sintonia com o bem-estar físico e mental. Namastê!

 

 

Calle, Ramiro; y Morillo, Isabel (2005): Aprende yoga. Curso básico de yoga en teoría y práctica. Nivel básico (pág. 9). Madrid: Librería Argentina, 2005

Hernández, Danilo (1997). Claves del yoga. Teoría y práctica. [2005]

Yoga“, artículo en wikipedia

“Is yoga right for you”, artículo en la web de ACE