O que levar em conta ao praticar ioga?

24 de janeiro de 2019
Se você quiser praticar ioga, há certas questões que deverá levar em conta se quiser aproveitar seus benefícios. Além de evitar imprevistos ou lesões.

Praticar ioga nos oferece grandes benefícios. Essa atividade, que, no começo, pode parecer monótona ou muito “parada”, ajuda a tonificar o corpo, ganhar elasticidade e aumentar a capacidade pulmonar. No entanto, há certas coisas que devemos levar em conta.

Para praticar ioga temos que saber tudo sobre os diferentes tipos

Certamente, há muitos tipos de ioga. Alguns incluem longas sessões de meditação, e em outras são enfatizadas as posturas, de forma contínua. Há ainda alguns estilos novos, por exemplo, ao som de música muito animada.

Vejamos alguns estilos dessa prática milenar que se pratica atualmente:

  • Hatha ioga: as posturas têm uma ênfase terapêutica e os exercícios de respiração também são muito valorizados. Começa-se realizando posturas simples e que aumentam o nível de dificuldade à medida que vamos dominando-as.
  • Raja ioga: o foco é a meditação. Apesar de podermos realizar algumas posições, dependendo do mestre, estas costumam ser muito simples. A maior parte do tempo, a meditação será a protagonista.
  • Kundalini ioga: centra-se em despertar a energia do corpo. Para isso, são utilizadas determinadas ferramentas, como a respiração de fogo e posturas que a incluam, asanas específicos e mudras. Também dedica-se um bom tempo para a meditação.
  • Iyengar ioga: assim como a hatha ioga, é muito focada no aspecto terapêutico da prática. Seu nome vem do famoso professor Iyengar, que a difundiu pelo mundo ocidental. Graças a essa prática, as pessoas tendem a melhorar a sua forma física.
  • Bikram ioga: pratique ioga em uma classe a 40 ºC e com 40% de umidade. Atualmente, é um estilo bastante solicitado. Melhora a forma física, assim como a flexibilidade.

Não deixe de ler: Qual é o horário ideal para praticar ioga?

Professor postura de aluna ao praticar ioga

Também existem outros tipos de ioga específicos, por exemplo, para grávidas ou para crianças. Depende de nós e o que estamos procurando optar por um ou por outro estilo.

Além disso, também podemos experimentar vários estilos, até encontrarmos o que mais nos agrada.

O nível da classe

Outra das coisas que devemos ter em conta antes de praticar ioga é escolher o nível da classe. Há muitas que oferecem ioga avançado e, se nunca tivermos praticado antes, isso pode ser um grande erro.

Também será impossível acompanhar o ritmo dos outros alunos e corremos o risco de nos machucarmos por forçar demais o corpo.

Além disso, temos que melhorar nossa flexibilidade e praticar as posturas mais básicas, antes de começarmos as avançadas.

Material adequado

Quando vamos praticar ioga pela primeira vez, é necessário que estejamos preparados. Para isso, vamos ver o que devemos levar sempre:

  • Garrafa de água:hidratação é muito importante, sobretudo se vamos praticar Bikram ioga. O ideal é levar ao menos um litro de água para a classe. Existem outros acessórios para levar ao ginásio.
  • Tapete: devemos escolher uma que seja adequado, que não deslize, que seja confortável e que nos permita realizar todas as posições, sem nenhum problema.
  • Calçado adequado: a ioga normalmente é praticada com os pés descalços ou com meias. Se optamos por esta última opção, devemos escolher meias que não escorreguem (aderentes) e que não saiam dos pés.
  • Manta: uma manta pequena é ideal se realizamos Raja ioga, já que permaneceremos parados por muito tempo, e também porque podemos sentir frio. Também é necessária em outros tipos de ioga, para o período de relaxamento. A sensação de conforto possibilitada pela manta é muito reconfortante.

Recomendamos que leia também: Praticar ioga pode ajudar a controlar a hipertensão

Ao praticar ioga deve ter cuidado com as posturas

Ouça seu corpo

Em conclusão, antes de praticar ioga, também é importante que você aprenda a ouvir seu corpo. Muitos professores lhe dirão isso, mas é preciso não forçar as posições, evitando uma lesão.

Se você é iniciante ou aprendeu recentemente uma nova postura, o seu corpo ainda não está preparado para realizá-la de forma perfeita. Diante de qualquer dor ou desconforto excessivo, pare imediatamente.

Muitas pessoas se machucam por não ouvir seu corpo. A ioga é uma prática que nos ajuda a melhorar nossa flexibilidade e a qualidade de nossas posturas de forma progressiva.

Se nos precipitarmos e não nos dermos o tempo necessário, poderemos nos arrepender.

Então, você já praticou ioga antes, ou quer experimentar essa prática um dia? Alguma vez já se machucou? Lembre-se de que a ioga tem diversos benefícios, mas apenas se formos progredindo pouco a pouco e sem pressa.