Praticar ioga pode ajudar a controlar a hipertensão

14 de janeiro de 2019
Ainda que não devamos abandonar o tratamento médico, a ioga pode nos ajudar a controlar nossa hipertensão, já que aprendemos a respirar melhor e nos ajuda a enfrentar os problemas de uma forma mais relaxada.

Você sabia que a ioga pode nos ajudar a controlar a hipertensão? A ioga é uma disciplina ou arte milenar com múltiplos benefícios. Não é em vão que milhares de pessoas a praticam todos os dias em todos os pontos do mundo.

Definitivamente, em uma sociedade com níveis tão altos de estresse é fundamental encontrar a maneira de controlar a hipertensão e outros transtornos com métodos naturais para equilibrar nosso corpo e lhe oferecer mais harmonia.

Neste artigo te damos nossa perspectiva da ioga, de uma maneira diferente. Confira!

Enfoque holístico da ioga

Ao praticar ioga podemos prevenir ou combater a hipertensão

A ioga pode ser uma maneira saudável e natural de controlar a hipertensão. Neste sentido, entendemos a ioga como uma disciplina holística. Ou seja, que compreende a relação direta entre a mente, as emoções e o corpo e pode tratar as chamadas doenças psicossomáticas.

Por meio da ioga se consegue a paz de pensamento. Temos que centrar a atenção em diminuir os estímulos exteriores e, deste modo, relaxar a mente.

Um excesso de preocupações e pensamentos sempre influenciará de forma negativa em nossa saúde. Assim, isso nos impedirá de controlar a hipertensão.

Logo, é necessário não nos oprimirmos com pensamentos, principalmente negativos, já que consomem nossa energia e nos enfraquecem.

A hipertensão e o estresse

Um dos fatores que mais influenciam no surgimento da hipertensão é o estresse. Devido a ritmos de vida com muita atividade e altas responsabilidades, vivemos com altas doses de nervosismo e ansiedade.

Assim, a ioga é ideal para reduzir esse frenético estilo de vida e nos dedicarmos um tempo a nós mesmos.

A ioga usa várias técnicas de relaxamento muito efetivas que nos oferecem autoconsciência e valores de qualidade e respeito para com a nossa própria vida.

Através da própria consciência da respiração e da meditação diária podemos melhorar nossa pressão arterial.

A ioga oferece exercícios, posturas e técnicas para deixar a mente em branco durante um espaço de tempo, o que pode oferecer resultados surpreendentes para a saúde.

E não perca: 3 posturas de ioga para cuidar da saúde pélvica

Prevenir e controlar a hipertensão com a ioga

Posturas da ioga para controlar e prevenir a hipertensão

A ioga é o complemento ideal para melhorar a hipertensão arterial de forma natural. Se combinada com um estilo de vida saudável que inclua o exercício físico e uma boa alimentação pode nos fazer diminuir a medicação de forma gradual. Ou, caso não tome nenhuma medicação, é uma grande opção para prevenir este transtorno.

Com vontade e constância podemos aprender a corrigir hábitos pouco saudáveis que prejudicam nossa tensão arterial. Neste sentido, a ioga nos ajuda a ver nossa rotina e nossas preocupações com mais distância. Qualquer problema parece menos grave quando o avaliamos com serenidade.

E não perca: Por que é recomendado praticar ioga?

Outros benefícios de praticar ioga

Antes de mais nada, devemos saber que praticar ioga nos oferece muitos outros benefícios para a saúde:

  • Graças aos exercícios e posturas (asanas) conseguimos uma maior elasticidade dos músculos do corpo. Isso porque a ioga trabalha com alongamentos e movimentos que favorecem o aumento da flexibilidade.
  • Além disso, a ioga melhora e corrige nossa postura e nos mantém jovens e atléticos.
  • Favorece a concentração, o humor, a vitalidade e a força física. É, portanto, um remédio para melhorar nosso estado de humor.
  • Com a ioga mais espiritual fazemos uma viagem introspectiva que nos convida a nos conhecermos em profundidade. Assim, com esta consciência do que na realidade somos, compreendemos nosso lugar e descobrimos a aceitação e a paz interior.
  • A ioga nos oferece estabilidade emocional, fortalece a autoestima e potencializa valores de respeito, empatia e consciência social. Definitivamente, pode nos tornar pessoas melhores.
  • Simultaneamente desenvolvemos um respeito maior por nosso corpo e aprendemos a cuidar dele uma vez que conhecemos nossas fraquezas.
  • Além disso tudo, a ioga nos confere independência e liberdade.
  • Graças a todas estas virtudes terapêuticas, a ioga nos convida a abandonar qualquer tipo de vício e combater o sedentarismo. Qualquer momento e qualquer lugar são os adequados para nos presentearmos com uns instantes de ioga.
  • Primeiramente, a ioga requer prática, esforço, dedicação e paciência. Por este motivo, nos obriga a ser pessoas perseverantes e nos oferece grandes recompensas na medida em que melhoramos a técnica.

Em conclusão, esta disciplina trabalha com um novo enfoque mental em nossa vida, que nos oferece felicidade e bem-estar.

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