Praticar ioga pode ajudar a controlar a hipertensão
A ioga é uma disciplina milenar que continua a agregar seguidores. Não em vão, milhares de pessoas a praticam todos os dias em todas as partes do planeta, e não só para equilibrar o corpo ou relaxar a mente, mas também para obter benefícios concretos, como o controlar a hipertensão.
Considerando que o estresse e a tensão emocional em geral influenciam a pressão arterial (para pior), praticar uma atividade que ajude a canalizá-los – como a ioga – é benéfico.
Ao ajudar a equilibrar o sistema nervoso, liberar tensões físicas e emocionais, trabalhando assim o corpo de uma forma completa, a ioga também nos permite obter um maior controle da respiração e do corpo e, claro, controlar questões como a hipertensão.
Convidamos você a aprender mais sobre este tópico interessante. Não deixe de ler!
Hipertensão, estresse e ioga
A ioga é uma forma saudável e natural de controlar a hipertensão, pois tem uma abordagem holística. Em outras palavras, ela entende a relação direta entre a mente, as emoções e o corpo e pode tratar as chamadas “ doenças psicossomáticas “.
De acordo com uma metanálise publicada em 2014 intitulada: A Systematic Review and Meta-Analysis of Yoga for Hypertension , a ioga pode ser uma disciplina útil para complementar o tratamento da hipertensão.
Embora tenham sido encontradas evidências de que ela fornece vários benefícios à saúde, os especialistas em metanálise indicam que é necessário continuar a nos aprofundar neste aspecto, uma vez que ainda não foi determinado qual é o benefício mais específico que a ioga oferece, por que e como você pode tirar o máximo proveito dela.
Fora do âmbito da pesquisa científica, costuma-se dizer que, por meio da prática da ioga, a quietude do pensamento é alcançada e que seus benefícios influenciam tanto a nível psicológico quanto físico. Entre os benefícios, está incluído o controle da hipertensão.
Estresse como um gatilho para hipertensão
De acordo com um estudo publicado em 1998 , “o estresse pode causar hipertensão por meio de repetidas elevações na pressão arterial, bem como estimulando o sistema nervoso a produzir grandes quantidades de hormônios vasoconstritores que aumentam a pressão arterial”.
O estresse não é o que causa a hipertensão como tal, mas afeta a sua aparição. Por esse motivo, sugere-se aos pacientes com hipertensão que busquem métodos que os ajudem a controlar o estresse no dia a dia e a cultivar seu bem-estar interior.
Como a ioga incorpora várias técnicas de relaxamento muito eficazes, sua prática pode ser útil para reduzir os níveis de estresse e, consequentemente, a pressão alta (ou o risco de aumentá-la, dependendo das circunstâncias).
E não perca: 3 posturas de ioga para cuidar da saúde pélvica
O trabalho conjunto do corpo e da mente para adicionar bem-estar
Diante do exposto, é comum ouvir que a ioga é o complemento ideal para um estilo de vida saudável. Não só para controlar a hipertensão naturalmente, mas para adicionar saúde em qualquer caso.
A ioga ajuda a manter o corpo em forma, a respirar de forma muito mais consciente e benéfica, a descansar melhor, a regular as tensões físicas e emocionais, entre muitas outras questões.
Pode ser praticada em qualquer idade e existem muitos ramos que se adaptam às preferências e necessidades de cada pessoa, além disso, costuma ser muito bem complementada com meditação e mindfulness .
E não perca: Por que é recomendado praticar ioga?
A ioga e seus muitos benefícios para a saúde
- Graças aos exercícios e posturas (asanas), conseguimos uma maior elasticidade dos músculos do corpo. Isso porque a ioga trabalha com alongamentos e movimentos que favorecem o aumento da flexibilidade.
- Promove concentração, humor, vitalidade e força física. É, portanto, um remédio para melhorar o humor.
- Com a ioga mais espiritual, fazemos uma viagem introspectiva que nos convida a nos conhecermos em profundidade. Com essa consciência de quem realmente somos, entendemos nosso lugar e descobrimos a aceitação e a paz interior.
- A ioga nos fornece estabilidade emocional, fortalece a autoestima e valoriza o respeito, a empatia e a consciência social. Em última análise, pode nos tornar pessoas melhores.
Benefícios para a alma
- A ioga requer prática, esforço, dedicação e paciência. Por este motivo, pode trazer grandes recompensas a nível do desenvolvimento pessoal à medida que melhoramos a nossa técnica.
- Permite conhecermos e cuidarmos melhor do nosso corpo e sermos consistentes na manutenção de bons hábitos de vida.
- Ajuda a combater o estilo de vida sedentário.
- Proporciona felicidade e bem-estar, quando incluída em um estilo de vida saudável.
- É claro que a ioga tem sido usada há milênios para conectar o corpo e a mente. É que, quando praticada periodicamente e de forma consciente, pode nos ajudar a controlar a pressão corporal, acalmar os nervos e nos conhecer. É praticamente um complemento para melhorar a vida e a saúde de quem a pratica.Qualquer hora e lugar são ótimos momentos para realizar uma sessão para trabalhar o corpo e a mente.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Hagins, M., States, R., Selfe, T., & Innes, K. (2013). Effectiveness of yoga for hypertension: Systematic review and meta-analysis. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine, 2013.
- Labiano, L., & Brusasca, C. (2002). Tratamientos psicológicos en la hipertensión arterial. Interdisciplinaria: Revista de Psicología y Ciencias Afines = Journal of Psychology and Related Sciences, (1), 85–97.
- Posadzki, P., Cramer, H., Kuzdzal, A., Lee, M. S., & Ernst, E. (2014). Yoga for hypertension: A systematic review of randomized clinical trials. Complementary Therapies in Medicine. Churchill Livingstone.
- Tyagi, A., & Cohen, M. (2014, March 1). Yoga and hypertension: A systematic review. Alternative Therapies in Health and Medicine. InnoVision Communications.
- Wang, J., Xiong, X., & Liu, W. (2013). Yoga for Essential Hypertension: A Systematic Review. PLoS ONE, 8(10).