Praticar ioga pode ajudar a controlar a hipertensão

Ainda que não devamos abandonar o tratamento médico, a ioga pode nos ajudar a controlar nossa hipertensão, já que aprendemos a respirar melhor e nos ajuda a enfrentar os problemas de uma forma mais relaxada.
Praticar ioga pode ajudar a controlar a hipertensão

Última atualização: 01 Fevereiro, 2021

A ioga é uma disciplina milenar que continua a agregar seguidores. Não em vão, milhares de pessoas a praticam todos os dias em todas as partes do planeta, e não só para equilibrar o corpo ou relaxar a mente, mas também para obter benefícios concretos, como o controlar a hipertensão.

Considerando que o estresse e a tensão emocional em geral influenciam a pressão arterial (para pior), praticar uma atividade que ajude a canalizá-los – como a ioga – é benéfico.

Ao ajudar a equilibrar o sistema nervoso, liberar tensões físicas e emocionais, trabalhando assim o corpo de uma forma completa, a ioga também nos permite obter um maior controle da respiração e do corpo e, claro, controlar questões como a hipertensão.

Convidamos você a aprender mais sobre este tópico interessante. Não deixe de ler!

Hipertensão, estresse e ioga

Hipertensão, estresse e ioga

A ioga é uma forma saudável e natural de controlar a hipertensão, pois tem uma abordagem holística. Em outras palavras, ela entende a relação direta entre a mente, as emoções e o corpo e pode tratar as chamadas “doenças psicossomáticas“.

De acordo com uma metanálise publicada em 2014 intitulada:  A Systematic Review and Meta-Analysis of Yoga for Hypertension, a ioga pode ser uma disciplina útil para complementar o tratamento da hipertensão. 

Embora tenham sido encontradas evidências de que ela fornece vários benefícios à saúde, os especialistas em metanálise indicam que é necessário continuar a nos aprofundar neste aspecto, uma vez que ainda não foi determinado qual é o benefício mais específico que a ioga oferece, por que e como você pode tirar o máximo proveito dela.

Fora do âmbito da pesquisa científica, costuma-se dizer que, por meio da prática da ioga, a quietude do pensamento é alcançada e que seus benefícios influenciam tanto a nível psicológico quanto físico. Entre os benefícios, está incluído o controle da hipertensão.

Estresse como um gatilho para hipertensão

De acordo com um estudo publicado em 1998 , “o estresse pode causar hipertensão por meio de repetidas elevações na pressão arterial, bem como estimulando o sistema nervoso a produzir grandes quantidades de hormônios vasoconstritores que aumentam a pressão arterial”.

O estresse não é o que causa a hipertensão como tal, mas afeta a sua aparição. Por esse motivo, sugere-se aos pacientes com hipertensão que busquem métodos que os ajudem a controlar o estresse no dia a dia e a cultivar seu bem-estar interior.

Como a ioga incorpora várias técnicas de relaxamento muito eficazes, sua prática pode ser útil para reduzir os níveis de estresse e, consequentemente, a pressão alta (ou o risco de aumentá-la, dependendo das circunstâncias).

O trabalho conjunto do corpo e da mente para adicionar bem-estar

O trabalho conjunto do corpo e da mente para adicionar bem-estar

Diante do exposto, é comum ouvir que a ioga é o complemento ideal para um estilo de vida saudável. Não só para controlar a hipertensão naturalmente, mas para adicionar saúde em qualquer caso.

A ioga ajuda a manter o corpo em forma, a respirar de forma muito mais consciente e benéfica, a descansar melhor, a regular as tensões físicas e emocionais, entre muitas outras questões.

Pode ser praticada em qualquer idade e existem muitos ramos que se adaptam às preferências e necessidades de cada pessoa, além disso, costuma ser muito bem complementada com meditação e mindfulness.

A ioga e seus muitos benefícios para a saúde

  • Graças aos exercícios e posturas (asanas), conseguimos uma maior elasticidade dos músculos do corpo. Isso porque a ioga trabalha com alongamentos e movimentos que favorecem o aumento da flexibilidade.
  • Promove concentração, humor, vitalidade e força físicaÉ, portanto, um remédio para melhorar o humor.
  • Com a ioga mais espiritual, fazemos uma viagem introspectiva que nos convida a nos conhecermos em profundidade. Com essa consciência de quem realmente somos, entendemos nosso lugar e descobrimos a aceitação e a paz interior.
  • A ioga nos fornece estabilidade emocional, fortalece a autoestima e valoriza o respeito, a empatia e a consciência socialEm última análise, pode nos tornar pessoas melhores.

Benefícios para a alma

Benefícios para a alma

  • A ioga requer prática, esforço, dedicação e paciência. Por este motivo, pode trazer grandes recompensas a nível do desenvolvimento pessoal à medida que melhoramos a nossa técnica.
  • Permite conhecermos e cuidarmos melhor do nosso corpo e sermos consistentes na manutenção de bons hábitos de vida.
  • Ajuda a combater o estilo de vida sedentário.
  • Proporciona felicidade e bem-estar, quando incluída em um estilo de vida saudável.
  • É claro que a ioga tem sido usada há milênios para conectar o corpo e a mente. É que, quando praticada periodicamente e de forma consciente, pode nos ajudar a controlar a pressão corporal, acalmar os nervos e nos conhecer. É praticamente um complemento para melhorar a vida e a saúde de quem a pratica.Qualquer hora e lugar são ótimos momentos para realizar uma sessão para trabalhar o corpo e a mente.
Pode interessar a você...
As 5 melhores dicas para começar yoga
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
As 5 melhores dicas para começar yoga

É importante aprender a realizar de maneira correta esta disciplina. Conheça os melhores conselhos se for começar a praticar yoga.



  • Hagins, M., States, R., Selfe, T., & Innes, K. (2013). Effectiveness of yoga for hypertension: Systematic review and meta-analysis. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine2013.
  • Labiano, L., & Brusasca, C. (2002). Tratamientos psicológicos en la hipertensión arterial. Interdisciplinaria: Revista de Psicología y Ciencias Afines = Journal of Psychology and Related Sciences, (1), 85–97.
  • Posadzki, P., Cramer, H., Kuzdzal, A., Lee, M. S., & Ernst, E. (2014). Yoga for hypertension: A systematic review of randomized clinical trials. Complementary Therapies in Medicine. Churchill Livingstone.
  • Tyagi, A., & Cohen, M. (2014, March 1). Yoga and hypertension: A systematic review. Alternative Therapies in Health and Medicine. InnoVision Communications.
  • Wang, J., Xiong, X., & Liu, W. (2013). Yoga for Essential Hypertension: A Systematic Review. PLoS ONE8(10).