Por que é recomendado praticar ioga?

· 19 de julho de 2018
Praticar ioga pode nos ajudar a nos conectarmos com o momento presente e evitarmos problemas de ansiedade e estresse. Ainda, nos permite conseguir uma maior flexibilidade e múltiplos benefícios a nível físico.

Existem muitos tipos de atividades físicas que podemos escolher para estar em forma. Hoje nos centraremos em uma em particular que está muito solicitada atualmente. Vamos descobrir os motivos pelos quais se recomenda praticar ioga.

A ioga se transformou em uma prática imprescindível para muitas pessoas. Nela procuram o bem estar em todos os níveis, físico e mental, para desfrutar mais da vida e se sentir melhor consigo mesmo.

De fato, ainda que algumas pessoas estejam mais focadas em desenvolver sua massa muscular e se exercitem com pesos na academia, costumam combinar esta prática com a ioga. Em seu caso, a usam como um complemento.

Mas, o que lhes pode oferecer que o exercício com pesos não possa? Isso é o que veremos a seguir.

Recomenda-se praticar ioga para cuidar da mente

Um dos principais motivos pelos quais se recomenda praticar ioga é porque, na sociedade em que vivemos atualmente, o estresse, a ansiedade e a depressão se encontram à ordem do dia. Para lidar com tudo isso, temos que procurar soluções que nos ajudem a melhorar nossa qualidade de vida.

Mulher praticando postura de ioga

Experimentamos a vida como se tivéssemos colocado tudo em piloto automático e como se caminhássemos, comêssemos e falássemos sem sermos conscientes disso. Só seguimos rotinas agoniantes, nos preocupando em excesso e vivendo sempre no futuro. O momento presente passa totalmente desapercebido.

Por isso, uma das razões pelas quais se recomenda praticar ioga é para tomar consciência do agora, gerir melhor todos esses pensamentos do passado e do futuro, e nos permitir um momento para evadirmos de nosso estresse e relaxarmos por completo.

Ainda, depois de uma aula de ioga você se sente renovado e com muitas energias.

Você conhece os 6 benefícios psicológicos de praticar ioga?

A ioga nos ajuda a entrar em forma

Outro dos motivos pelos quais se recomenda praticar ioga é que nos permite melhorar nossa condição física. Ainda que não seja de grande ajuda para desenvolver um grande músculo, nos ajuda a tonificar nosso corpo e, inclusive, perder peso.

Muitas posturas da ioga, tanto as fáceis quanto as difíceis, permitem pôr a prova nossa força.  Por exemplo, a postura Bakasana nos permite desenvolver a força dos braços e a Adho Mukha Vrksasana (postura do pino) a do tronco.

Porém, existem outros benefícios pelos quais se recomenda praticar ioga aos que, talvez, não prestamos a devida atenção. Um deles é a respiração e outro a flexibilidade.

Mulher praticando ioga em casa

A respiração

Na ioga a respiração é uma grande ajuda. Permite-nos realizar algumas posturas de uma forma mais profunda ou conseguir torcer mais o corpo ao realizar uma postura determinada.

Se formos pessoas que têm uma baixa capacidade respiratória, a ioga pode nos ajudar a melhorar isso. Com determinados exercícios ajudaremos nossos pulmões a se encherem com mais ar.

Confira essas 3 posturas de ioga para cuidar da saúde pélvica

A flexibilidade

Também se recomenda a prática da ioga para as pessoas que não têm uma boa elasticidade. Muitas sentem dores. Portanto, esta prática pode ser uma solução muito efetiva para todos esses mal estares causados pela falta de flexibilidade.

Para que isso melhore com o tempo, não devemos forçar o corpo logo de cara. Há muitas posturas que não saberemos realizar de maneira correta se ainda somos principiantes.  Porém, com constância, nos surpreenderemos com tudo o que estamos conseguindo.

Como pudemos ver, a ioga é muito benéfica. Inclusive se temos alguma lesão ou problema, podemos praticá-la. Isso sim, respeitando os limites de nosso corpo e sem forçá-lo. Notaremos melhoras pelo menos com respeito à dor. Nos sentiremos mais ativos e muito mais flexíveis.

A ioga não tem idade. De fato, há aulas especiais para crianças, para idosos, para mulheres grávidas, para pessoas que tenham sofrido algum acidente… Definitivamente, além dos diferentes estilos de ioga que podemos encontrar, dentre eles também existem alguns especializados para estes casos em particular.

Pode que seja uma boa ideia introduzir as crianças, desde cedo, nesta prática. Atualmente estão submetidas a muito estresse e isso pode afetá-las de forma grave no futuro. Para nós, esta atividade é mais do que recomendada, é essencial.