Respiração de fogo: 6 benefícios

15 de julho de 2018
A respiração de fogo é uma técnica de respiração benéfica para o corpo. Ela deve ser feita com cautela, e se não estivermos acostumados com ela, deve ser realizada sob a supervisão de um instrutor.

O pranayama é uma técnica de respiração na ioga, e é composto de vários exercícios de respiração que complementam as asanas (posturas). A respiração de fogo é um desses pranayamas e tem diversos benefícios para o organismo.

Um dos fatores mais importantes na ioga é a respiração, porque permite que a pessoa relaxe inspirando e expirando profundamente enquanto realiza as asanas. Acalma a mente, libera a tensão e oxigena o cérebro.

O que é a respiração de fogo?

O nome em sânscrito para a respiração de fogo é “kapalabhati”, onde “kapala” é traduzido como “crânio” e “bhati” como “limpar”. Isso se refere à limpeza da mente.

O exercício ajuda a controlar a ansiedade, o nervosismo, a preocupação, a tristeza, a dor, o medo, etc. A postura mais comum para fazer este pranayama é a de lótus.

Como se faz?

  • Consiste em inspirar gentilmente (se você for um iniciante) e profundamente através do nariz para encher os pulmões, e expirar com força para expelir todo o ar.
  • A expiração também é feita com o nariz, e o abdômen deve ser contraído até a coluna, estimulando o diafragma.

O ritmo da respiração aumenta à medida que o aluno domina a técnica.

Quais são os seus benefícios?

Praticar a respiração de fogo tem múltiplos benefícios, principalmente relacionados à emotividade e ao funcionamento do organismo.

1. Recuperar o controle sobre as situações de estresse

Ao respirar de maneira controlada, aumentamos a concentração e afastamos as energias negativas da mente, incluindo o estresse. Quando estamos estressados, o diafragma se contrai para dentro, para a área do plexo solar, que é onde todas as nossas emoções são armazenadas.

Com a respiração de fogo, as emoções podem fluir e deixar nosso corpo, se necessário, para equilibrar nosso organismo e melhorar nossa saúde mental e física.

Mulher respirando profundamente

2. Purificar o sangue e expulsar as toxinas dos pulmões

Melhora a circulação e o sangue é purificado devido à quantidade de oxigênio que recebe. O canal respiratório também é purificado por inspirações e expirações profundas e completas.

Quando todo o ar é expelido, nenhum resíduo permanece dentro do sistema e um ar novo e mais limpo chega aos pulmões quando é inspirado novamente.

3. Aumentar a capacidade pulmonar

Os seres humanos não costumam usar os pulmões em sua capacidade máxima porque respiram de maneira limitada. Costumamos fazer respirações curtas que não enchem os pulmões de ar.

Se a respiração de fogo for praticada com frequência, os pulmões se acostumarão a armazenar mais ar progressivamente.

Leia também: Remédios naturais para desintoxicar os pulmões

4. Fortalecer o chacra do umbigo

Esse chacra, também chamado de Manipura, é responsável por concentrar as emoções. É o maior e mais poderoso chacra de todos. Está relacionado às nossas ações e emoções.

Você já sentiu um “vazio no estômago” quando está com medo ou triste? Provavelmente acontece devido à manifestação do chacra em nosso corpo.

5. Favorecer a memória e a concentração

Ao respirar profundamente, não é apenas o sangue que é oxigenado, o cérebro também.

Isso aumenta nossas habilidades cognitivas e concentração porque o cérebro funciona corretamente.

6. Estimular o funcionamento do sistema digestivo

O sistema digestivo é ativado devido ao constante movimento do diafragma durante a realização do exercício respiratório.

Desta forma, também obtemos melhorias na digestão e evitamos o desconforto estomacal.

Precauções

  • Se você estiver iniciando a prática de respiração de fogo, faça sempre sob a supervisão de seu instrutor até aprender a dominá-la. É uma técnica delicada que precisa de tempo e paciência.
  • Não faça a respiração de fogo muito rápido se você for um iniciante, porque poderá ficar tonto. Seu sistema respiratório não está acostumado a receber e expelir rapidamente muito ar. Deixe-o se acostumar com isso progressivamente para que você não o sobrecarregue.
  • Se ficar tonto, pare o exercício. Não continue se começar a se sentir mal, porque devido ao choque súbito do ar no interior dos pulmões, eles ficarão cansados ​​e podem causar um desmaio.
  • Ouça o seu corpo, o importante é manter sempre um treino saudável.
Pessoas fazendo ioga

Contraindicações

Este exercício é contraindicado para mulheres grávidas ou que estejam menstruadas. Também não é recomendado para pacientes que sofrem de epilepsia, hipertensão, enfisema pulmonar ou doenças cardiovasculares.

A respiração de fogo, sem dúvida, é uma técnica benéfica para a sua saúde, pois aumenta sua capacidade mental e pulmonar. Você pode se concentrar em tudo que acontece dentro de você e ficar mais consciente do seu ser.

No entanto, é um exercício que deve ser feito com cautela se você for apenas um iniciante ou até mesmo se você já o realizou antes, mas quer exigir um pouco mais do seu corpo. A chave para a ioga é ser paciente. Você não verá o progresso de um dia para o outro, mas certamente o perceberá em algum momento.

Continue sua prática com responsabilidade e disciplina.

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