Qual é o horário ideal para praticar ioga?

· 25 de setembro de 2018
Considerando que nem todas as pessoas têm o mesmo tempo para se dedicar à prática da ioga, o horário perfeito será aquele que se adapte às necessidades de cada indivíduo.

Muitas pessoas que estão iniciando a prática se perguntam qual é o horário perfeito para praticar ioga. No entanto, não existe uma única resposta. Hoje vamos descobrir as possibilidades que temos e quais são as vantagens de cada uma.

Ainda que digamos que o horário perfeito para praticar ioga seja pela manhã, haverá muitas pessoas que não vão concordar. Devido ao trabalho ou a outras responsabilidades, pode ser que elas não tenham a opção de praticar no horário indicado.

Por esses motivos, é válido ressaltar que há a possibilidade de praticar ioga tanto de manhã, quanto em outros momentos do dia. O horário perfeito para praticar ioga é, na realidade, aquele que temos disponibilidade e tempo.

Confira As melhores posturas de Ioga para iniciantes

Praticar ioga de manhã

Pela manhã, muitas pessoas se levantam e querem fazer algum exercício, pois é isso que as desperta e as mantêm ativas. Se você estiver nesse grupo e tem alguns minutos disponíveis, pode começar a praticar ioga pela manhã.

O horário ideal para praticar ioga pode ser quando você sente mais energias

Há muitos benefícios em praticar ioga pela manhã. Entre eles, estão alguns que vamos explicar abaixo com mais detalhes para que você possa compreender melhor:

  • Você terá mais energia: fazer um exercício pela manhã permite alongar os músculos e despertar. É muito melhor do que tomar uma xícara de café.
  • Você se sentirá mais feliz: fazer ioga ajudará você a se sentir melhor consigo mesmo, o que fará com que você comece o dia de uma maneira bem mais alegre. É uma ótima maneira de começar o dia com pensamentos positivos.
  • Você terá mais força e motivação: muitas vezes, não temos a menor vontade de sair da cama, mas praticar ioga de manhã fará com que você comece o dia com muito mais disposição, o que fará a sua produtividade aumentar.

Para muitas pessoas o horário perfeito para praticar ioga pode ser a parte da manhã. Assim, é possível despertar mais animados, sentir mais motivação e encarar o dia de uma maneira muito mais positiva.

Leia também: A ioga e a saúde das articulações

Praticar ioga de tarde

Outro horário perfeito para praticar ioga pode ser na parte da tarde. Depois de comer e realizar algumas das suas responsabilidades, é normal sentir uma queda de energia. Nada que a ioga não possa resolver.

Praticar ioga à tarde fará com que você recarregue as energias. Assim, você terá mais força para seguir trabalhando, por exemplo, sem que sua produtividade caia. Muitas vezes, há horários durante a tarde que tudo que queremos é ir para casa.

O horário ideal para praticar ioga pode ser enquanto você trabalha

Graças à essa prática, podemos sentir um pouco mais de energia para dar esse último empurrão. Experimente praticar ioga nas suas pausas durante o trabalho. Você verá como a mudança será drástica.

Praticar ioga à noite

A noite chega, você já trabalhou e, com tantas responsabilidades, agora só quer descansar. No entanto, com todo o estresse do dia a dia, é bem provável que seu sono não seja tão revigorante quanto deveria. Nesse caso, o que fazer?

Praticar ioga à noite permitirá que você relaxe os músculos depois de um dia intenso de trabalho, de pé ou sentado. Além disso, vai ajudar você a descansar a mente e a “descarregá-la”, já que muitas vezes, mesmo ao sair do trabalho, continuamos pensando nele.

A ioga prepara o corpo para descansar com tranquilidade e poder se deitar sem preocupações e tensões.  Isso vai garantir um sono mais reparador, onde será possível aproveitar melhor as horas de sono.

Qual é o horário perfeito para praticar a ioga? Como foi possível comprovar, tudo depende das suas necessidades e do que você busca. Se você já levanta com energia, talvez, seja melhor praticar à tarde. Se não tem dormido bem, pode ser melhor praticar à noite.

É importante buscar o horário mais conveniente para você, e que gere mais benefícios. Lembre-se de que você pode praticar a ioga durante as pausas no trabalho. Não é preciso tirar meia hora do seu dia para isso. Cinco ou dez minutos são mais do que suficientes.