8 atividades no jardim para passar tempo com a família

· 6 de setembro de 2018
Hoje compartilharemos uma série de atividades diferentes para você aproveitar com sua família no jardim de sua casa. Aproveite!

Certamente você já ouviu e leu que o tempo em família é extremamente importante e, portanto, valioso. Não apenas porque nos aproxima de nossos entes queridos, mas porque nos fortalece como pessoas a nível psíquico, o que se traduz em múltiplos benefícios na vida cotidiana. Em vista disso, propomos algumas atividades que você pode organizar no jardim para passar o tempo com a família.

A ideia é desfrutar com a sua família de uma ou mais atividades simples, o que permitirá que todos se desenvolvam de maneira espontânea. Por que isso é tão importante? Muito simples, porque garante o bem comum, mas sem negligenciar o individual.

8 atividades no jardim para passar o tempo com a família

Se em sua casa você tiver um jardim, não hesite em aproveitá-lo. Todo ser humano se beneficia da luz solar, da liberdade de movimento e da amplitude de espaço oferecida pelos locais abertos.

Confira também essas 15 atividades para fazer em família

Pai passando tempo com a familia no jardim

Os médicos destacam que, embora pareça algo muito simples, essas atividades fornecem muita vitalidade e prazer. Nós daremos algumas ideias para você:

1. Organizar, podar e plantar flores no jardim

Obviamente, esta é a primeira atividade que pode ser feita no jardim. Embora pareça que só implica trabalho e esforço, na realidade, é um passatempo divertido que nos permite nos conectarmos com as pessoas de uma maneira diferente. Por outro lado, é muito educativa, o que favorece muito o desenvolvimento pessoal.

Você pode organizar uma sessão de jardinagem com sua família e tornar essa atividade uma verdadeira dinâmica de grupo. Delegue tarefas e tente combinar diferentes graus de dificuldade para que ninguém fique entediado. Por outro lado, tente levar um cronômetro com você para garantir que nenhuma tarefa demore muito. Uma boa ideia é fazer um tipo de circuito.

Para as crianças pequenas, uma boa ideia é organizar atividades de exploração do campo, avaliação do estado das plantas (para que elas possam dizer quais precisam de mais cuidado). Ao incluí-las ativamente no processo, elas se sentirão valorizadas e motivadas para aprender mais e se sentirão orgulhosas de ajudar a cuidar do meio ambiente.

Por exemplo, você pode pedir aos mais velhos para podar folhas secas secas ou as que tiverem buracos feitos pelos insetos. Enquanto os mais novos podem arrancar as ervas daninhas (para isso, você deve mostrar com cuidado quais são as ervas daninhas, para que eles as identifiquem corretamente e não removam todas as plantas que aparecerem em seu caminho).

No final, vocês podem compartilhar um pequeno lanche como recompensa. Um sorvete de frutas ou uma limonada gelada são excelentes opções.

2. Uma refeição especial

As refeições ao ar livre são apreciadas de uma forma muito especial. Nesse sentido, somos nós que decidimos o que queremos e como queremos: um churrasco, um almoço, um piquenique, um lanche variado, uma mini sessão de sobremesas… as opções são muitas. A melhor coisa sobre esse tipo de atividade no jardim é que podemos convidar amigos e até mesmo vizinhos com quem temos um bom relacionamento.

3. Circuito de bicicleta

Se o seu pátio for grande o suficiente, você pode aproveitá-lo para organizar atividades, exercícios ou passeios de bicicleta. Uma boa ideia para combinar o exercício físico com a parte lúdica é construir um circuito. 

Para isso, você precisará de alguns paus, fitas, giz e mais algumas coisas. Convide todos que gostam de andar de bicicleta em sua casa e desafie-os a completar o circuito, depois, você só terá que dizer a famosa frase inicial: “Nas suas marcas. Prontos? Já!”

Caso nem todos tenham bicicletas, não se preocupe, você também pode fazer um circuito padrão ou uma corrida de revezamento. Nunca é demais lembrar que o importante não é a competição em si, mas aproveitar o tempo com a família.

Não perca essas 9 razões para andar de bicicleta

4. Colecione curiosidades naturais

Existem muitas curiosidades naturais no jardim. Tire vantagem delas! Principalmente se você tiver filhos pequenos, incentive-os a iniciar uma coleção de folhas, flores ou pedras. Eles podem tirar um tempo para classificar as folhas pelo tamanho, cor, forma e assim por diante. 

Todos vão se divertir muito e aprender também. Para adicionar mais diversão à atividade, você pode propor desafios como “Quem encontrar uma flor amarela, ganhará um pacote de salgadinhos”.

5. Camping

Você pode acampar no jardim (por uma tarde ou um dia inteiro). Vocês vão se divertir muito com todos os membros da família, e poderão desfrutar de momentos para cantar acompanhados por um violão, contar histórias, rir, cozinhar, etc. Em resumo, tudo o que puder ser feito em grupo.

Acampar é uma boa ideia para passar tempo com a família

6. Jardinagem

Começar a cultivar um jardim em família é uma atividade que favorece a comunicação e incentiva a cooperação em cada um dos membros da família. Além disso, é muito emocionante trabalhar para alcançar o objetivo (neste caso, ver os frutos de uma planta).

7. Cinema ao ar livre

Se quisermos passar um tempo relaxado e tranquilo, uma sessão de filme ao ar livre é uma ótima ideia. Como medida adicional, podemos improvisar um tipo de reunião (antes ou depois do filme) para compartilhar e nos aproximar de nossos entes queridos. O importante será garantir que ninguém fique entediado.

8. Jogos de perseguição

Os jogos deste tipo são ideais para rir, se mover e criar memórias muito agradáveis ​​em família. Alguns dos mais populares são: esconde-esconde, polícia e ladrão e pega-pega. As crianças adoram. E essas atividades ainda ajudam os adultos a manterem a forma e a não se esquecerem de sua criança interior.